Começamos as nossas sugestões para este fim de semana com um concerto que terá lugar em Évora integrado no ciclo "Música no Inverno 2009". Neste concerto que inaugura o ciclo poderemos ouvir o quarteto "Com-Tradição" que irá interpretar um programa baseado em música popular portuguesa recriada em vários géneros. O quarteto é formado por Ian Mikirtoumov(piano, composição e arranjos), Rui Travasso (Clarinete), Romeu Fabião dos Santos (contrabaixo) por Valter Passarinho (percussão e bateria) e Sara Laureano (voz). Será no Sábado às 18h no Convento dos Remédios.
Em Lisboa começo por recomendar o concerto da Sinfónica Juvenil com o Coro do Instituto Gregoriano e os solistas Sandra Medeiros (soprano), Laryssa Savechenko (soprano), João Cipriano Martins (tenor), Armando Possante (barítono). Será na Igreja de S. Roque Sábado às 21:30.
No Domingo também em Lisboa teremos a "Hora dos Franceses" um concerto que terá lugar no CCB às 17h com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida por Augustin Dumay. Serão interpretadas obras de Ernest Chausson - "Concerto para Piano, Violino e Cordas" e Camille Saint-Säens - "Sinfonia n.º 2 em Lá menor.
Um pouco mais a Norte em Santarém estará a Orquestra do Algarve com o seu concerto "Músicas do Mundo - A América do Norte". Será no Domingo às 17h no Teatro Sá da Bandeira. A Orquestra será dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira.
Na invicta cidade do Porto teremos no Sábado 7 de Novembro a Orquestra Barroca Casa da Música dirigida por Daniel Sepec (violino também). Será solista Andreas Staier (piano). Serão interpretadas obras de Haydn (concertos para piano e orquestra HobXVIII: 3 e 4). Será no Sábado às 18h na Casa da Música.
Ainda na Casa da Música da invicta mas no Domingo às 12h teremos o Coro Casa da Música dirigida por Paul Hillier. Serão interpretadas obras de Heitor Villa Lobos entre outros.
Quanto à Sonata "appassionata" (nome não atribuído pelo compositor) de Beethoven, é de referir que poderá ser ouvida na próxima 4ª feira no Grande Auditório da Fund. Calouste Gulbenkian interpretada pelo pianista Radu Lupu.
ResponderEliminarUm verdadeiro roteiro musical de lés a lés. Muito bem!
ResponderEliminarSabe, não sou conhecedora da música clássica, o que lamento. Aproveito para lhe perguntar se me diz, sff, um trecho de música calma que seja susceptível de interpretação em violino, para um texto que tenho andado a magicar. Pode ser?
Obrigada.
Um beijinho.