terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Anton Bruckner (1824 - 1896)

Continuando a nossa análise de compositores do período romântico hoje vamos falar de Bruckner que nasceu na Áustria a 4 de Setembro de 1824 na cidade de Ansfelden. O pai era organista e professor  tendo sido o seu primeiro professor. Bruckner desde muito cedo revelou tendências musicais tendo por essa razão ido estudar após o falecimento do pai (1837) para o monastério de St. Florian  onde fazia parte do coro. Infelizmente (felizmente para nós) a voz mudou e Bruckner decidiu então seguir a profissão do pai tendo estudado composição e órgão com em Linz com Dürrnberger.

Sendo a família de origem humilde e os salários enquanto organista e professor parcos Bruckner nunca teve uma vida fácil do ponto de vista financeiro. Nesses primeiros anos da sua vida profissional já como organista em St. Florian e em Linz as suas composições foram todas de tipo religioso destinando-se portanto a fazerem parte da liturgia. Nesse tipo de composição Bruckner encontrou sempre grande aceitação.

Porém no que diz respeito as suas sinfonias, as composições pelas quais é hoje mais conhecido foram sempre bastante mal recebidas pela sociedade vienense para onde entretanto se tinha mudado.Para este facto talvez tenha ajudado o facto de se ter tornado entretanto admirador e amigo de Wagner o que obviamente atraiu o ódio dos apoiantes de Brahms.

Nos últimos anos da sua vida à medida que a popularidade de Wagner crescia e que as audiências se iam habituando aos poucos á natureza contemplativa das suas obras o sucesso de Bruckner foi crescendo. Em 1886 o Imperador condecora-o com a ordem Franz-Joseph.

Bruckner faleceu em Viena a 11 de Outubro de 1896. A sua ultima sinfonia (a nona) dedicada a Deus ("dem lieben Gott") demonstra que tinha atingido a paz interior não obstante uma vida dificil e com pouco reconhecimento do seu enorme talento.

Para ilustra o seu estilo e antes de falarmos em maior detalhes de algumas das suas sinfonias, proponho que oiçam o segundo andamento da sétima sinfonia composta num período coincidente com o falecimento do amigo e inspirador Wagner. Poderia escolher um dos muitos maestros que foram responsáveis pela popularidade actual da obra de Bruckner. Como há muito tempo não ouvimos Furtwangler e porque esta versão é sublime aqui fica o adagio da sétima sinfonia de Bruckner em Mi Maior com a sinfónica de Berlim dirigida por Furtwangler numa gravação de 1942.
Parte 1, Parte 2, Parte 3 (já sabem que as sinfonias de Brukner são longas ... ).

4 comentários:

  1. Fernando,

    Agora, com a distância de um século, podemos rir um pouco da rivalidade entre Bruckner e Brahms; e reconhecendo o talento de Bruckner, em abono da verdade, reconhecer também razão aos conservadores vienenses - as sinfonias de Brahms são um bocadinho superiores...

    ResponderEliminar
  2. Cá está um compositor que desconheço na totalidade e a descobrir... também é verdade que, por isto, não o posso comparar com Brahms, aquele compositor contemporâneo de que não gosto. Ao contrário de Wagner que admiro.
    No que se refere ao adagio gosto.

    ResponderEliminar
  3. Um compositor que desconheço...Ãpenas sei que é um pos- wagneriano. Vou tentar conhecer melhor algumas das suas obras mais significativas.

    João Maduro

    ResponderEliminar
  4. Como bruckneriano incorrigível, só podia saudar sua referência no seu blog. E é curioso que sou também profundamente apreciador de Brahms. Mais uma prova que os dois não são musicalmente incompatíveis. Aceito todavia que a música de Brucker possa ser demasiado "teológica" e longa !! para ser facilmente apreciada. Não me lembro já onde li que é impossível apreciar uma sinfonia de Brucker sem a ouvir na totalidade... Eu cá talvez tenha tido a sorte de ter ouvido pela primeira vez a sua quarta sinfonia (a mais acessível) e também a maravilhosa gravação da sétima interpretada Eugen Jochum que recomendo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon