terça-feira, 25 de maio de 2010

Alexander Gretchaninov (1864 - 1956)

Compositor Russo do período romântico nascido a 13 de Outubro e falecido a 3 de Janeiro de 1956 em Nova Iorque. Este compositor relativamente pouco conhecido iniciou-se relativamente tarde na musica dado que o seu esperava que ele se dedicasse ao negócio da família.

Estudou primeiro em Moscovo com Arensky mas uma disputa com o seu mestre acabou por o fazer viajar para S. Petersburgo onde haveria por estudar com Rimsky- Korsakov que haveria de permanecer seu amigo e protector mesmo quando Alexander viajou para fora da Rússia por ocasião da revolução.

Compôs 5 sinfonias e bastante música sacra além de um concerto para violoncelo e um outro para violino. é porém pelas suas pequenas peças para piano muitas com intuitos pedagógicos que é mais ouvido hoje em dia.

A razão pela qual me interessei por este compositor é que é dele a próxima peça que irei aprender ... podem ver e ouvir aqui.

Gretchaninov  faleceu em Nova Iorque a 3 de Janeiro de 1956.

2 comentários:

  1. Oi, este não é um comentário. É que gostei do seu blog e estou enviando um reclamação. Se você é de São Paulo já deve ter ouvido falar da criação da temporada de ópera do Theatro São Pedro. Bem, eu e os cantores líricos estamos indignados com o sistema "cachê" pelo qual os coralistas vão trabalhar no coral do Theatro São Pedro, que na verdade não passa de uma ajuda de custo de R$300 para duas récitas mais 8 ensaios de três horas cada, sem vínculo, sem pagamento fixo. Por que os instrumentistas vão ganhar tão mais que os coralistas? Eles terão salário fixo mais hora de trabalho que vai dar uns R$3000.500 por mês, com edital no site.
    Vamos fazer barulho, se continuarmos aceitando esse tipo de abuso calados as coisas nunca vão mudar!!!
    Escrevam também pra revista concerto (www.concerto.com.br) e pra veja são paulo (vejasp@abril.com.br). vamos escrever para o governo tb, que está dando a verba.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo, não, não sou de São Paulo nem tão pouco do Brasil, estou do outro lado do Atlântico em Lisboa Portugal. Porém tenho efectivamente alguns leitores da vossa cidade razão pela qual aqui fica o seu "não comentário" como forma de divulgação do vosso protesto. Boa sorte Ricardo na reposição de uma situação que vos pareça mais justa. Abraços de Portugal.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon