domingo, 25 de julho de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#26, 27 e 28 - 2010)

Sendo este post referente a três semanas de pesquisa foi ainda mais difícil escolher apenas 10. Fica também adiada a minha promessa de listar todas as pesquisas que são mais de 1600 ... Fora das 10 e na categoria das pesquisas com piada ou que simplesmente me deixaram perplexo para esta semana elegi "musicas clássicas para quem não gosta de pagar" ... Bem não sei existem músicas que possam resolver este problema. Alegria para pagar é algo que penso não existir mesmo no mais cumpridor dos cidadãos: Custa sempre um pouco :-) ... Se a pesquisa pretendia encontrar downloads gratuitos, bem já sabem o que penso sobre isso: Escusado repetir.

As 10 pesquisas mais interessantes (Semana 26 a 28 de 2010)


  1. octeto mendelssohn : Esta octeto foi uma das primeiras obras de Mendelssohn (Op. 20) composta com apenas 16 anos. Este octeto representou assim para o compositor a alegria, a sua juventude. Leia mais aqui
  2. primavera de vivaldi, significados : Como já referi por várias vezes os quatro concertos que representam as 4 Estações são um dos primeiros exemplos de música programática, ou seja música que pretende contar uma história. Neste caso a história é bem simples sendo possivelmente uma das mais contadas na história da música: O passar do tempo e das estações do ano ou se preferirem dos momentos típicos dessas estações como por exemplo as tempestades de verão, a água num riacho ou o canto dos passarinhos. Existem poemas associados a cada um dos concertos que ajudam os ouvintes a decifrar a mensagem musical que como temos referido muitas vezes aqui é pela sua natureza intrínseca abstracta. Podem ler os poemas aqui
  3. "orquestra sinfónica de jovens de santa maria da feira" blog : Por mais que procurasse na net não encontrei o site ou blog oficial da Orquestra referida. Porém no blog do Festival de Música de Verão de Paços Brandão encontrei uma história bastante detalhada desta orquestra.
  4. chopin – milstein noturno em do sustenido maior : Ora aqui está uma pesquisa que um anterior ministro da cultura e primeiro ministro de Portugal gostaria de ter feito. Porquê? Bom como sabem (espero) os nocturnos  (e praticamente todas as composições de Chopin) são obras compostas para piano. É porém verdade que muitos violinistas clássicos e alguns de grande gabarito como Milstein tocaram transcrições dos nocturnos para violino. Milstein foi um desses violinistas sendo que em particular o Nocturno em Dó Sustenido Menor (e não maior como o nosso leitor pensava) a transcrição é do próprio Milstein. Podem ouvir aqui uma interpretação desta transcrição/adaptação interpretada por Aaron Rosand
  5. max bruch período barroco : Max Bruch período barroco ? Não. De todo. Max Bruch é um compositor do período romântico aliás ultra-romântico mesmo se me é permitido o superlativo. Sobretudo conhecido pelo seu concerto de violino e pela peça Kol Nidrei, ambas na minha lista de músicas preferidas ... 
  6. música barroca é uma música clássica: Este é um tema que abordamos já algumas vezes mas como não o temos feito ultimamente aqui fica uma explicação. A música "clássica" pode ser dividida em várias épocas cada uma delas com características especificas. Em particular o Barroco é uma dessas épocas com compositores como Bach, Vilvaldi ou Haendel. Portanto sim o Barroco é um dos períodos da música clássica. A questão torna-se mais complicada porque infelizmente o segundo período da música clássica é também denominado de "Clássico" (de que fazem parte compositores como Haydn, Mozarte e Beethoven). Temos portanto aqui um problema aborrecido. Duas coisas diferentes com o mesmo nome. De quem é a culpa ? Da nossa falta de imaginação? Talvez. A questão é que na verdade nós não deveríamos chamar ao conjunto dos períodos "musica clássica" antes deveríamos utilizar termos como por exemplo "Erudita". Como já expliquei não gosto especialmente dessa designação razão pela qual pese a confusão prefiro utilizar a designação "clássica" esperando que o contexto resolva o significado.
  7. músicas de beethoven, mozart, chopin, bach, vivaldi e wagner, em rítimo de rock : Há várias "interpretações", "adaptações" e outras formas de chacinas de composições clássicas tocadas por grupos de Rock. Há poucas  muito poucas que realmente posso recomendar e de que me lembre. Recentemente a única de que estou recordado claro é Muse e a integração de Chopin em "United States of Eurasia" que é verdadeiramente o exemplo do que pode ser bem feito ... mesmo que a interpretação em si seja relativamente "pedestre" ... 
  8. músicas de clara schumann : Clara Schumann foi uma mulher absolutamente notável. Foi sem margem para dúvida uma das grandes figuras musicais do século XIX não só pelas admiráveis interpretações como também pela coragem em promover obras de compositores relativamente desconhecidos. Enquanto compositora a sua obra foi ignorada (fruto da época em que a composição "séria" era reservada aos homens) não deixando por isso de ser absolutamente notável. Proponho que leiam a biografia que publiquei aqui e que lista - com links para interpretações das mesmas - alguns dos seus mais notáveis trabalhos enquanto compositora.
  9. o elixir do amor Sintra :  Suponho que o nosso leitor faz referência às récitas com que encerrou este ano o Festival de Música de Sintra. Falamos destas récitas aqui. Gostei muito do primeiro acto menos do segundo.
  10. paganinus : Orquestra de jovens violinistas do Conservatório Regional de Setúbal. Um dos bons agrupamentos nacionais para este instrumento e nestas idades. Se nunca ouviram recomenda-se. Podem visitar o seu blog oficial aqui.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nestas 3 semanaa 1666 visitas (que resultam de pesquisas) de 30 países diferentes das quais  842 de Portugal, 743 do  Brasil e 21 dos Estados Unidos em terceiro lugar recuperando assim o terceiro lugar. Lisboa com 269 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou São Paulo com 149 visitas e em terceiro a Invicta cidade do Porto com 110.

Destas 200 foram directas, 313 foram através de sites de referência enquanto 1070 foram de motores de pesquisa. 82 visitas vieram do feedburner enquanto nestas semanas temos tido em média 24 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 203 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido  2146  (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi  Hoje fui surpreendido com isto no Google que foi lido por 61 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Brahms e Ravel na Vuvuzela (43 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  (104 vezes).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Oportunidades na Amazon