domingo, 4 de julho de 2010

Votação para o nosso Concerto para Instrumento de Sopro preferido

Depois de há cerca de uma semana vos ter pedido a vossa opinião e de ter consequentemente recebido algumas sugestões a lista final que irá ficar a votação é a seguinte (como de costume iremos abordar estes concertos em maior detalhe nos próximos tempos):

  1. Bach - Concerto para Oboe e Violino BWV 1060 em Dó Menor : Podem ouvir este concerto aqui.
  2. Bach - Concerto para oboé d'amore BWV 1055 em Lá Maior : Podem ouvir este concerto aqui.
  3. António Vivaldi - Concerto para Flauta op. 10 nº 1 (1728) : Podem ouvir este concerto aqui por Jiri Stirvin e a Orquestra de câmara da Eslováquia.
  4. Vivaldi - Concerto para duas Trompetes RV 537 em Dó Maior : Podem ouvir este concerto aqui.
  5. Vivaldi Concerto em Dó menor, RV441 para flauta de bisel : Podem ouvir este concerto aqui.
  6. Mozart - Concerto para Flauta nº 1 (1778) : Podem ouvir este concerto aqui. Na flauta Emmanuel Pahud, orquestra Filarmónica de Berlim dirigida por Claudio Abbado.
  7. Mozart - Concerto para Clarinete (1791) : Podem ouvir este concerto aqui. No clarinete Andrew Marriner com a Orquestra de Câmara da LSO.
  8. Mozart - Concerto para Trompa nº 4 (1786) : Podem ouvir este concerto aqui. Na Trompa Dennis Brain.
  9. Haydn - Concerto para Trompete em Mi bemol Maior (1796) : Podem ouvir este concerto aqui. Na trompete Alison Balsom nas Proms, Orquestra Sinfónica da BBC dirigida por David Robertson.
  10. Hummel - Concerto para Trompete WoO 1 em Mi Maior (1803) : Podem ouvir o terceiro andamento deste concerto aqui. Na trompete Winton Marsalis com a orquestra de camara inglesa dirigida por Raymond Leppard.
  11. Carl Weber - Concerto para Clarinete nº 2 Op. 74 (1811) : Podem ouvir este concerto aqui (terceiro andamento - Alla Polacca). No Clarinete Emma Johnson. Orquestra de Câmara Inglesa dirigida por Gerard Schwarz.
  12. Aaron Copland - Concerto para Clarinete (1948) : Podem ouvir este concerto aqui . Benny Goodman no clarinete, Filarmónica de Los Angeles dirigida por Copland.
  13. Strauss - Concerto para Trompa nº 2 : Podem ouvir este concerto aqui. De novo Dennis Brain agora com a Orquestra Philarmonia conduzida por Wolfgang Sawallisch.
  14. Eugene Goosseens - Concerto para Oboé : Podem ouvir este concerto aqui.
  15. Telemann - Concerto para Trompete em Ré : Podem ouvir aqui este concerto na trompete Maurice André.
  16. Telemann para flauta transversa em Re maior : Podem ouvir o terceiro e quarto andamentos deste concerto aqui.
Nota: Como de costume podem escolher todos os concertos que desejarem.

6 comentários:

  1. Finalmente sinto-me um pouco mais liberta para deambular um pouco mais pelos blogues favoritos!! Ainda não estou de férias, mas os prazos são agora um pouco mais dilatados...

    Fiquei com pena de não ter dado sugestões para esta votação, mas estou feliz porque houve alguém (com muito bom gosto) que sugeriu o Concerto de Bach para Violino e Oboé: um dos concertos mais bonitos alguma vez escritos! Para ele vai o meu voto, pois claro!

    ResponderEliminar
  2. Bem essa sugestão por acaso é minha. Acontece que também concordo. É um dos mais belos concertos já escritos. conheço-o bastante bem porque fez parte de um programa do festival internacional de música de Viana do Castelo.

    ResponderEliminar
  3. o BWV 1060 para oboé e violino, (aliás, pelo que se descobriu até seria mesmo é para 2 violinos) é realmente sublime, só é pena ser uma "reconstrução" e não um concerto original.
    Embora o verdadeiro original (perdido) fosse quase de certeza para 2 violinos e em Ré menor, o arranjo posterior para 2 teclados é a única fonte próxima que temos hoje em dia. Será que este conta mesmo como concerto para Sopro?

    ResponderEliminar
  4. Fernando,

    Primeiro, lamento a minha incompetência na indicação do concerto de Telemann que preferia ver na lista; devido a uma interpretação em CD no tom Re maior, enganei-me: a obra de Telemann que acho digna da lista e fora de série é em Sol:

    Georg Philipp Telemann - Concerto for Flauto Traverso and Strings in G-Major

    ver aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=DbHzgj7-WhU

    A melhor versão é a da Musica Antiqua Köln.

    Agora o mal está feito, deixe lá. Trapalhadas, não é exclusivo dos governantes.

    Segundo, uma reflexão: não acha que há uma debandada de visitantes de blogs? Cada vez menos visitas, cada vez menos votos...sei que somos poucos mas bons, mesmo assim é triste. Não me mudo para o Facebook nem que fique a pregar no deserto.

    ResponderEliminar
  5. @Mario: Bom, na verdade agora não há nada a fazer este widget do blogger é muito legalista, não admite mudanças em votações em curso e não há forma de lhe dar a volta ...
    @Pianoman: Pensei um bom bocado até resolver assim. A verdade é que na altura a noção entre "original" e "adaptação" não era assim tão nítida como nos nossos dias. Ou seja a citação ou transcrição de outra obra não fazia forçosamente de segunda uma obra menor (nem inversamente). Por isso e também porque este concerto está firmemente instalado no reportório de oboé creio ser justa a sua inclusão.

    ResponderEliminar
  6. @Mário: Quanto ao número de visitas, bem o passado mês de Maio foi o melhor desde há quase um ano. Comentários e participações, sim tenho notado um decréscimo, é verdade que as pessoas gastam tempo nos Facebook da vida. Aliás quem quiser ler este blog por lá pode-o fazer. Eu por razões profissionais tenho mesmo de me manter atento a esses fenómenos o que implica forçosamente a sua experimentação. enfim ... penso que são coisas diferentes, o facebook ou qualquer outra rede social não me enche as medidas enquanto forma de expressão. Para isso nada como um blog.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon