quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vivaldi - Concerto para Flauta em Dó Menor - RV 441

Este concerto (RV 441)  é um dos mais virtuosos concertos do barroco sendo bastante "clássico" na sua estrutura. Foi composto em 1742 sendo um dos dois que Vivaldi compôs para o instrumento. Os três andamentos seguem a sequência andamento rápido - lento - rápido, sendo que cada um dos andamentos foi composto na forma clássica de ritornello.

Para ouvirem este magnifico concerto proponho uma interpretação do flautista sueco Dan Laurin com o Drottningholm Baroque Ensemble. Em qualquer um dos andamentos as passagens em Arpejos são particularmente difíceis do ponto de vista técnico demonstrando que na época a flauta era certamente um instrumento solista por natureza.

I. Allegro non molto
II. Largo - Até ao minuto 2:48 aproximadamente.
III. Allegro - Do minuto 2:48 em diante.

4 comentários:

  1. Passei os lindos dias de Verão na minha varada com um portátil mini, lendo todos os posts dos meus amigos virtuais, mas quando ía a publicar os meus comentários, não conseguia.
    O Verão despediu-se com chuvas torrenciais, e o meu filho levou o portátil mini (ele é que é o dono) para a Espanha.
    Agora, estou sentada à minha secretária com o meu portátil maxi, e desta vez, devo ter sucesso em ver o meu comentário publicado aqui.

    Este concerto do barroco (RV 441) para flauta é, na verdade, virtuoso e na interpretação do flautista sueco Dan Laurin com o Drottningholm Baroque Ensemble é um duplo prazer.

    ResponderEliminar
  2. Só pode ser algum esquema de protecção talvez um anti-popup? De resto muito bem vinda de novo aqui aos comentários. É bom, não é o RV 441? Grande recomendação a do Pianoman.

    ResponderEliminar
  3. Hey ! ganhou o "meu" Concerto?
    óptimo ! apesar do sistema de votação do Blogger ser o que é, n
    ao deixo de ficar muito contente !

    Parabéns ao Vivaldi (hehehe) e ao Fernando, obviamente !

    Fico muito satisfeito que um Concerto para um instrumento de "2ª linha" (no que ao reconhecimento do público erudito diz respeito) seja divulgado.

    ResponderEliminar
  4. lembrei-me voltar a ouvir.
    Já repararam nos 2:20 do 1º andamento ?
    Esta secção é o "terror" dos flautistas !

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon