domingo, 31 de outubro de 2010

Post nº 1000 - Epilogo das comemorações dos 1000 Posts

Como tínhamos prometido haveria um ultimo post em que fariamos um resumo das várias sugestões feitas para esta comemoração e uma indexação para as 42 partes que constituíram estes posts. Para aqueles de vós que como eu são doidos por estatísticas posso dizer-vos que neste momento temos 1247 posts e 2022 comentários.

A ideia para o lançamento desta comemoração começou com este post em que vos pedia sugestões de como comemorar o acontecimento e onde tivemos de imediato uma meia dúzia de sugestões diferentes (não se preocupem que já vos conto quais foram). Uns dias mais tarde neste outro post reforçamos o pedido de ideias e onde obtivemos desde logo mais três ideias. A quinze posts do mágico número 1000 fizemos uma resumo das ideias existentes.

Por fim no Post nº 999 comunicava-vos a decisão de dedicar o post nº 1000 aos vossos comentários. Mal eu sabia então que teria de o fazer em 42 partes diferentes mais um epilogo, mas valeu a pena. Tal como vos disse então este blog não existiria sem os vossos comentários. Quem participa dando a sua opinião, corrigindo, criticando ou louvando é pelo menos tanto como eu responsável por aquilo que por aqui se pode ler e seguramente pela minha vontade em continuar.

Para terem uma listagem de todos os posts de comemoração o mais simples é seguirem a TAG respectiva ...

Agora quanto às sugestões que me deram e que não foram concretizadas claro que merecem aqui uma palavra especial. Assim e por ordem de sugestão aqui vão:
1) Dialectos de Ternura : "E que tal aproveitar o «diz que não gosta de música clássica»
como ponto de partida para a letra de uma melodia? Falo sério! Mas também não me desagradaria uma dissertação sobre o significado da palavra «timbre», nos instrumentos, nos executantes, e no vocal. Se não fôr pedir muito, claro! Se fôr, obrigada na mesma. O verdadeiro desafio é chegar mesmo aos mil até o final do ano, sou péssima a contas, mas acho que não vai ser pêra dôce. Mas como apreciadora incondicional do seu trabalho e esforço dedicado ao reconhecimento deste belíssimo género musical faço votos para que consiga alcançar o seu/nosso objectivo. Bom fim de semana! Faça sol ou faça chuva, a ´música é sempre bela!". Como disse na altura uma música ou um poema estão fora de alcance ... A definição de timbre porque não, creio que ainda não o fizemos mas é um tema possível para o nosso dicionário.
2) RJ : "E que tal um livro do estilo "Música Classica para Totós""? Bem é uma ideia engraçada, de certa forma a ideia deste blog é um pouco essa e por isso podemos considerar que aos poucos está a ser realizada.
3) De Verdi a Monteverdi : "Parabéns pelo blog!! Para comemorar o post número 1000, um desafio: Que tal uma lista com as suas 1000 obras preferidas? Muito trabalho listar, levaria muito tempo. Mas pelo menos as 100 de que você mais gosta!! Obrigada pelos posts de cada dia. Abraços". 1000 é realmente muito. Para já começamos por 100 quem sabe se vamos um dia chegar às 1000 ...
4) O Sofá Amarelo : "Talvez uma sondagem sobre o tipo de música que os artistas ouvem. Ou os compositores de que mais gostam. Um forte abraço e parabéns antecipados!!!" Bom ora aqui está uma sugestão que não sei como realizar nem sei se essas preferências serão assim tão diferentes das nossas e se o forem se são reveladoras de alguma coisa. No livro de Alex Ross que vos tenho vindo a falar há alguns tópicos perto desta questão pelo que me palpita que vamos falar um pouco disto.
5) Fantasia Musical : "Eu sei que foge um pouco à ideia geral deste blogue, mas gostaria de saber um pouco mais acerca dos grupos portugueses que têm surgido na onda da música com materiais não convencionais, do género dos STOMP. Já ouvi falar nos "Bidons"(?!) e num grupo de raparigas, mas pouco sei sobre o assunto e seria interessante até por causa dos meus alunos ;)" Realmente bastante fora embora perto pelos objectivos. Não creio que será para tão cedo.
6) lalage : "Parabéns! E que tal um jogo de adivinhas musicais? Sei lá, identificar intérpretes pelas fotos, associar músicas a situações em que ocorreram. Um pouco na onda do http://diasquevoam.blogspot.com/". É uma ideia interessante talvez a venhamos a utilizar no futuro.
7) Geocrusoe : "Que tal comemorar com apresentação de uma selecção de obras-primas da música de erudita portuguesa para as várias épocas da história da música? Promover o que é do país pode ser uma forma diferente de comemorar, afirmo que conheço mal a música nacional". Temos vindo de vez em quando a fazer alguns post sobre compositores e obras portuguesas. Falta uma estruturação geral mas é um tema que tem vindo aos poucos a ser abordado.
8) Pianoman : "Eu proporia um Quiz (trabalho extra para o Fernando...pois...). Uma espécie de "teste" de escolha múltipla, por exemplo. O vencedor receberia um CD ou qualquer coisa assim do género (encargos - $$$ - para o Fernando...pois...) de preferência com alguma das obras vencedoras das votações realizadas no blogue.". Talvez no próximo aniversário ...
9) Mário : "Fernando,é uma sugestão óbvia e trivial, mas lá vai, é o melhor que posso: esmiuçar a sinfonia dos 1000 de Mahler ( a 8ª). Com som de computador é difíil arranjar trechos de qualidade. Mas como é uma obra complexa e das mal-amadas de Mahler, talvez uma análise e textos ajudassem a motivar para a audição. Confesso que é obra onde ainda não consigo chegar. Há quem diga que é o mais próximo que Mahler esteve de compor ópera...". Esta sugestão até porque estamos num duplo aniversário Mahleriano vai ser para breve.
10) Il Mondo Classico : "Olá caro Luciano! Adorei essa idéia de ter um assunto certo para o post nº1000 e desde já te parabenizo pelo maravilhoso blog, que você sabe muito bem que gosto muito! Adorei a idéia das 1000 músicas, mas é claro que é muito trabalhoso um post desse assunto e também achei ótima a idéia de post sobre grandes compositores portugueses! Darei uma opinião: por que não fazes um post em cada fim de semana sugerindo dez obras de compositores famoso como de compositores portugueses? Assim no final de 100 semanas estaria completa sua meta de 1000 músicas! haha Um grande abraço de um amigo Brasileiro!". Sobre as 1000 já falamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon