sexta-feira, 10 de junho de 2011

Só Dia de Portugal ou talvez não ...

Confesso que sou mais de Pessoa do que de Camões, não que não aprecie este ultimo mas porque prefiro o primeiro. Atrevia-me quase a sugerir que este dia 10 de Junho se deveria chamar, Dia de Portugal, Camões e Pessoa e das Comunidades Portuguesas ou talvez mais simplesmente apenas Dia de Portugal. Acho que é desnecessário acrescentar mais, cada um de nós que se sente português não forçosamente apenas aqueles que têm a nossa nacionalidade num qualquer documento, acrescentará como sub-titulo o que lhe aprouver neste dia.

É bonito que o nosso dia nacional festeje um poeta, é possivelmente uma das raras circunstâncias onde damos mais valor a um elemento cultural  do que a um politico ou desportista e por isso já me arrependi. Que fique Camões no titulo deste dia como representante de todos os artistas portugueses antes que alguém se lembre de chamar a este dia, Dia de Portugal de Camões e de Mourinho e das Comunidades Portuguesas.

Como sempre nós festejamos com música e por isso pensamos que a Sinfonia "Á Pátria" de Vianna da Motta hoje é especialmente adequada (por variadas razões quanto mais não seja porque inspirada em versos de Camões, aliás e ainda a propósito quantos de vós sabem que Vianna da Motta compôs Evocação dos Lusíadas?). Felizmente podemos ouvi-la na integra no You Tube. Não se esqueçam de se gostarem adquirirem uma qualquer gravação da obra no formato que vos aprouver claro está ... Por exemplo no ITunes têm uma interpretação pela Filarmónica de S. Petersburgo dirigida por Mário Mateus.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6

E pronto já estou com vontade de escrever uma biografia de Vianna da Motta ... e não consigo encontrar o documentário de José Barahona ... Agora vou tratar de um post sobre outro autor Português ... Fiquem com Á Pátria ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon