sábado, 6 de agosto de 2011

Dimitri Shostakovich (1906-1975)

Depois de termos falado de Prokofiev claramente uma sequência lógica é Shostakovich. Ambos viveram ambas as Guerras, ambos viveram a opressão do regime Estalinista ambos obviamente são Russos. Posso contar-vos neste primeiro post como descobri Shostakovich de que pensava não gostar. Puro preconceito baseado talvez num ou outro Quarteto de cordas que não me teria agradado. depois quis a coincidência que no espaço de alguns meses pudesse ouvir o seu concerto para violino, foi na Gulbenkian e lembro-me que o solista era uma jovem promessa da Arménia se não estou em erro. Não me consigo recordar do nome do jovem desculpem, mas foi uma revelação para mim. Instalou-se então a dúvida ... Dúvida que seria dissipada uns meses mais tarde em Viana do Castelo quando pude ouvir o Concerto para Violoncelo e Orquestra (o primeiro).

Enquanto vos preparo o texto referente aos primeiros anos da vida de Schostakovich convido-vos a fazerem como eu e começarem por ouvir . Concerto para Violino nº1  e Orquestra e o Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1 .

2 comentários:

  1. Caro Fernando, seria provavelmente o Sergei Khachatrian, nascido em 1985 na Arménia e que tocou na Gulbenkian em Novembro de 2005.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon