Acabei hoje de comprar a Diapason de Fevereiro e um dos artigos inspirou-me a necessidade de vos falar sobre os doze compositores de que o artigo fala ( Tchaikovsky não faz parte da lista por ter sido abordado em anterior número da referida revista).
Confesso-vos que o que me levou a comprar foi o disco de oferta, uma gravação de uma das minhas obras preferidas o poema Sinfónico de Rimsky-Korsakov Scherezade (uma das obras que ouvi vezes sem conta na minha adolescência e uma das razões pela qual provavelmente gosto de música clássica) pela Orquestra Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Leonard Bernstein.
Este artigo visita Glinka, Borodine, Balakirev, Moussorgsky, Rimsky-Korsakov, Glazounov, Scriabine, Rachmaninov, Stravinsky, Prokofiev, Schostakovich e Goubaidolina. Uma sequência notável, não ?
Melhor ainda o artigo termina com a sugestão de 20 Discos de música de compositores Russos (excluindo o já referido Tchaikovsky pelas razões apresentadas) e também não incluindo Scherezade já que esta para os felizes compradores da publicação já faz parte da colecção ...
Dos outros vinte discos iremos fazer uma pequena viagem às várias selecções (não prometo que serão todas) começando por Scriabine. As Sonatas 2, 3, 9 e 10 por Vladimir Sofronitzki.
Aha! No sábado passado andei à procura da Diapason mas não encontrei. Não sabia sequer de que tratava este mês. Obrigada por partilhar, Fernando.
ResponderEliminarSábado era capaz de ainda não ter chegado ... É uma boa edição.
ResponderEliminar