sexta-feira, 27 de março de 2015

Música no Coração - 50 anos


Já sei que este post vai merecer o devido gozo de familiares, colegas e amigos mas paciência. Alguns já saberão que o filme Música no Coração é o meu filme preferido. O titulo em inglês "The Sound of Music" é igualmente bom mas para ser sincero "Música no Coração" é mesmo o que me faz identificar com o filme, além da história, da música, da voz da Julie, da dança, do facto dos Nazis serem devidamente vilipendiados e claro ter a minha idade.

Pois é tal como o autor deste blog o filme "Música no Coração" faz hoje 50 anos, ou melhor começou a ser filmado hoje faz 50 anos.

Já sei que além do gozo haverá sempre alguém a dizer-me que isto não é música clássica e que não tem lugar neste blog ... bom nas palavras sábias de uma amiga que ouvi o passado fim de semana na rádio - o blog é meu e escrevo nele o que entender !

Mantenho é a promessa de vos deixar sempre com música neste caso uma das canções de que gosto no filme - Edelweiss , porque para mim a música está sempre no coração! (ok, ok ... admito que foi provavelmente o post mais meloso do blog até hoje e este fim poderá ter de pagar multa por excesso de açúcar :-)  )

quarta-feira, 25 de março de 2015

Chegou a hora do Violino Eléctrico ?


Um estupendo artigo da revista norte-americana Strings interroga-se se terá chegado a hora do Violino Eléctrico. Sinceramente não sei responder mas considerando que duma forma geral a amplificação e até gravação dos instrumentos de corda é normalmente má só espero que a electrónica contribua para resolver alguns problemas na captura e amplificação de violinos tradicionais.

sábado, 21 de março de 2015

Dia Mundial da Poesia - Um poema do meu Avô Fernando Alípio de Vasconcelos e uma composição ...

Slogan da comemoração do Dia Mundial da Poesia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Os meus pais, os meus avós são os meus grandes heróis. É a eles que devo a educação que tenho e certamente os valores que me incutiram.  Hoje Dia Mundial da Poesia volto a publicar um dos poemas do meu avô dedicado aos seus Netos.

Amo as Estrelas

Amo as estrelas, sim!. . . Não as que vejo
No azul do céu, dispersas e distantes. . .
As estrelas que eu amo, mais brilhantes,
Acendem no meu peito alvores de esperanças,
Fulgindo em luz de amor, quando vos beijo,
Nos vossos puros olhos de crianças!. . .

F. Alípio de Vasconcelos

E agora para terminar este post com música ? Ontem ilustramos o nosso post com um dos primeiros poemas sinfónicos (ainda que na forma clássica de concerto). Hoje inspirados pelas estrelas e pelos contos para crianças resolvemos relembrar um clássico ... Pedro e o Lobo de Prokofiev.



sexta-feira, 20 de março de 2015

Chegou a primavera !

Primavera - Google Doodle - 2015

Bem no primeiro dia de primavera que me perdoem o lugar comum mas pode ser que alguém não tenha ainda ouvido isto ou não saiba que se trata de um concerto intitulado Primavera do compositor Italiano do período barroco António Vivaldi. Nós já publicamos no passado um texto mais completo sobre este concerto pelo que se tiverem curiosidade vos remeto para a sua leitura.

No post de hoje limito-me a mostrar-vos uma interpretação da Sinfonietta de Amsterdão com Janine Jansen e claro a referir-vos que se trata provavelmente de um dos casos mais conhecidos de poema sinfónico ou seja de uma obra em que um compositor procurou ilustrar uma história ou uma situação através de música recorrendo à imitação ou outras construções acrescidas neste caso de poemas que não se sabe se eram ou não lidos antes da execução do concerto; não se conhecendo também se o autor foi ou não o próprio Vivaldi. Deixo-vos uma tradução a partir do texto em Inglês.

1º andamento
A primavera chegou
Os pássaros celebram a sua chegada com canções festivas
e riachos murmurantes são docemente afagados pela brisa
Relâmpagos, esses que anunciam a Primavera,
rugem, projectando o seu negro manto no céu,
para depois se desfazerem em silêncio
e os pássaros mais uma vez retomam as suas encantadoras canções.

2º andamento
No prado cheio de flores com ramos cheios de folhas
os rebanhos de cabras dormem e o fiel cão do pastor dorme a seu lado.

3º andamento
Levados pelo som festivo de rústicas gaitas de foles,
ninfas e pastores dançam levemente sobre a brilhante festa da Primavera.

Podem ler os poemas dos três outros concertos das Quatro Estações neste outro post deste blog






quinta-feira, 19 de março de 2015

O dia do Pai , o Google e a Música

Estava a pensar o que seria o presente que todos os filhos gostariam de dar aos seus pais quando reparei no doodle do Google sobre este dia e a resposta tornou-se fácil. A companhia e a memória dos dias.

Fica agora o outro problema : Como traduzir isto numa música ?  Bom a resposta não me ocorreu de imediato mas depois de alguma reflexão ... A Sinfonia Concertante de Mozart interpretada por pai e filho e se me permitem que pai e que filho :-) ... David e Igor Oistrakh.

Na direcção da orquestra - a Filarmónica de Moscovo - vale a pena observar Yehudi Menuhin. Dificilmente teríamos um conjunto mais perfeito ...



quarta-feira, 18 de março de 2015

A música e a paz interior


Há certas obras que procuro quase inconscientemente quando preciso de restabelecer uma certa paz interior, o equilíbrio que por alguma razão se perdeu. Umas vezes procuro composições mais românticas, mais extremas na forma como ampliam o estado da alma em outras ocasiões pelo contrário a minha selecção recai sobre peças mais contemplativas.

Hoje foi um desses dias e já que existe tanta partilha de bons, maus e simplesmente ridículos conselhos de auto-ajuda aqui fica o meu remédio para um determinado tipo de baixo-astral ... A Partita para Violino Solo em Ré Menor nº2 de Bach (BWV 1004).

Uma interpretação verdadeiramente magistral de um dos violinistas mais excitantes da actual geração e que felizmente já tive a sorte de ouvir tocar ao vivo. Fiquem portanto com Hilary Hahn e deixem que assim vos invada a paz.

terça-feira, 17 de março de 2015

Resultados da 4ª Votação e outros assuntos diversos ...

Terminou a 4ª votação que nos permitiu apurar mais 7 compositores para a nossa lista (já explico porquê não 5 mas sim 7). Tivemos 23 votantes sendo que os votos se repartiram da seguinte forma:

1º Mahler            14  
2º Handel            11
3º Bruckner           8 
4º Britten            7 
5º Fauré              6 
   Rossini            6 
   Mussorsky          6 
8º Leonard Bernstein  4 
9º Domingos Bontempo  3 
10ºGlinka             1 

Já perceberam que resolvi por agora não desempatar entre os três que ficaram empatados na 5ª posição. No final das 10 votações decidirei como proceder ao desempate.

Já agora uma nota a propósito desta votação e que curiosamente se pode ligar ao post anterior sobre capas de discos clássicos verdadeiramente inspiradas (not!) ...

Como os mais atentos repararam o nome de Handel apareceria mal escrito na votação. Infelizmente assim que existe um votante é impossível corrigir o nome sem perder o resultado da votação ... O blogger está mesmo empenhado numa verdadeira democracia.

Mas dizia que estava relacionado ? sim porque sabem qual era uma das pérolas que estavam na colecção ? Precisamente um jogo de palavras inspirado sobre o nome de Handel ... Aliás a bem dizer eram mesmo dois os discos da magnifica colecção de 24 ...



Estão a perceber ? Easy to Handel ? e Handel in  the Wind não é bom ? Face a isto o meu descuido ortográfico ganha contornos de crime menor ... Mantendo uma promessa sempre cumprida qual é a selecção musical do dia ? 

Mantendo o tema de Handel o que vos proponho é o Dixit Dominus, HWV 232 que terei a oportunidade de ouvir na próxima sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian. Há alturas em que tudo nos parece apontar para um mesmo compositor ... mas também sabem o que se diz ... para um indivíduo com um martelo na mão tudo são pregos - que me perdoe a comparação Handel , que esta obra é belíssima e emocionalmente muito poderosa !

sexta-feira, 13 de março de 2015

Capas de CDs de música clássica verdadeiramente más !

Um artigo do site ClassicFM lista algumas das piores capas de CDs de música clássica. Algumas são tão más, mas tão más que até pensei que fossem brincadeira, mas não são ...

Desde um CD intitulado "Música para as suas plantas" que com toda a certeza deixaria as nossas amigas verdes corar de vergonha se pudessem ...


Até um titulo bastante, como dizer, dúbio - Derek plays with himself  e um arranjo gráfico enfim com grande criatividade ...


A nossa preferida é uma versão "draculiana" de Kachaturian. A sério, esta capa é mesmo a sério ... 



E são 24 pérolas deste calibre ... um artigo a não perder mesmo !

Como prova da veracidade terminamos este post com a música precisamente deste ultimo album que sinceramente não merecia a capa que tem ... 

domingo, 8 de março de 2015

Três compositoras "ignoradas" no dia internacional da mulher

Hoje no dia internacional da mulher resolvi falar-vos de três compositoras ignoradas porque ao seu tempo não era concebível que uma mulher pudesse fazer certos trabalhos. Desde aí avançamos bastante mas para ser totalmente franco estamos ainda longe de uma total igualdade face ao trabalho por exemplo.

Por essa razão este post deve ser entendido não como "estão a ver antes estávamos tão mal que agora já está tudo bem" mas antes como um "exemplos como estes ainda existem, menos visíveis mas talvez por isso bem mais perniciosos".

E quem são estas três mulheres ? Bem uma é irmã de um famoso compositor e duas esposas compositores. O que é elas compuseram ? Bem não se sabe exactamente (com excepção da Clara Schumann de que existem algumas poucas obras assinadas com o seu nome) precisamente porque não era concebível que isso pudesse acontecer ...

A primeira Anna Magdalena Bach é a mais polémica das três. Na verdade há poucas provas positivas que apontem para uma acção mais "relevante" do que ser simplesmente a copista e revisora de Bach embora alguns estudiosos tenham detectado algumas inconsistências que poderiam levar à conclusão que na verdade Anna poderia ter sido mais do que isso ...


Já relativamente a Fanny Mendelssohn irmã de Felix Mendelssohn não existe tanto mistério ... Existem obras compostas e publicadas sobre o nome do irmão (precisamente porque na altura uma mulher compositora era algo "esquisito" e até inaceitável . Existe aliás um paragrafo do próprio irmão que é revelador (e o irmão até a apoiava no seu desejo de compor) do sentimento da época:



Uma das obras mais conhecidas e interpretadas da compositora um trio para piano em Ré Menor



Por fim a mais conhecida das três Clara Schumann , esposa de Robert Schumann e a única que verdadeiramente conseguiu ainda em vida algum reconhecimento enquanto artista embora muito mais enquanto pianista (certamente um dos grandes de sempre - pese o facto da ausência de gravações tornar esta afirmação dependente das memórias escritas da época). Para ilustrar o seu talento resolvemos mostrar-vos o seu concerto para Piano e Orquestra Op. 7 de 1836. Uma obra verdadeiramente magnifica e que mereceria muito mais reconhecimento.



sábado, 7 de março de 2015

4ª Lista a Votação

Estimados leitores 

Iniciamos hoje a quarta votação para a eleição dos nossos 25 compositores preferidos, a primeira fase em que iremos passar de 100 para 50 ... Esta quarta lista é composta por uma lista em que a escolha não é nada fácil ... Já sabem que podem votar em tantos nomes quantos os que quiserem sendo que dos 10 passam os 5 primeiros. Por essa razão votar em mais do que 5 apenas desvaloriza o valor relativo de cada um dos vossos votos individuais ... 

O poll para votação estará na coluna da direita dentro de momentos ... Boas votações !



Mahler
Handel 
Fauré
Bruckner
Rossini
Mussorsky
Glinka
Britten
Domingos Bontempo
Bernstein

sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma lista das 50 melhores gravações de sempre !



Bom já sabem que somos maníacos das listas. Desta vez encontramos uma lista das 50 melhores gravações de sempre. Percorrendo rapidamente a lista, como se o tempo fosse acabar, como se o fôlego nos terminasse: Variações Goldberg por Glenn Gould, 7ª de Beethoven dirigida por Kleiber, Elgar por Jacqueline du Pré, as suites para Violoncelo de Bach por Casals ...

E pronto desta vez é com essa obra prima que vos deixo ... mas que grande lista ... Pablo Casals numa gravação de 1954.

segunda-feira, 2 de março de 2015

O que se pergunta sobre os músicos de uma orquestra (Parte 2)


Bom se em inglês existem percepções algo esquisitas sobre alguns instrumentistas em português somos bem mais "prosaicos". Na verdade o que queremos mesmo saber quem são os "melhores", do mundo e da história !

Oportunidades na Amazon