quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Aniversário do Grande Mestre Ludwig van Beethoven

Faria hoje (ou fez ontem) anos aquele que para mim é o maior compositor de sempre: Ludwig van Beethoven. Se me pedissem o seguinte: Vais para uma ilha deserta e apenas podes levar obras de um compositor ... escolhe ... Beethoven Sempre !

O compositor de quatro ou cinco sinfonias de uma beleza e intensidade emocional difícil de explicar: Podem escolher entre a terceira, a quinta, a sétima ou a nona e em todas elas encontrarão um génio ímpar.

Dois concertos para piano pelo menos, uma boa dezena de sonatas, um concerto para violino que enfim, uma única ópera mas que ópera, um triplo concerto - para Violoncelo, Piano e Violino que é simplesmente perfeito. Isto só para vos falar assim de uma dezena de obras cujas melodias me vêm imediatamente à memória.

Foi bom o Google me ter recordado do feliz aniversário com um divertido Doodle que é também um jogo ...


E então e música ? Bom hoje acho que para não vos chatear de novo com a Nona, vos vou propor precisamente o Triplo Concerto para Violino, Violoncelo e Piano numa soberba interpretação de Perlman, Yo Yo Ma e Barenboim.


6 comentários:

  1. Pois esta entre os meus compositores favoritos, seguramente no podium, confesso que teria muitas dúvidas em optar por Beethoven ou Bach, mas seguramente teria de ser um destes dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois entre esses dois a escolha é difícil e confesso que escolho Beethoven "apenas" pela maior diversidade ...

      Eliminar
  2. Obrigada, Fernando, por ter chamado a atenção para este doodle da Google, muito engraçado.
    E é muito simpático tê-lo a si de volta :-)
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gi pelo comentário e por aquilo que diz ... é tão bom ser bem recebido. Ter neste post o seu comentário e o do Carlos Faria admito-lhe sinceramente que me fez muito bem à alma.

      Eliminar

Oportunidades na Amazon