domingo, 13 de abril de 2008

Recital comentado de Jorge Moyano

Cheguei à pouco do recital do Jorge Moyano na Culturgest. Como vos tinha dito iriam ser interpretadas obras de Alban Berg, Ravel e Gershwin.

De Alban Berg ouvimos a sonata opus 1 com uma excelente explicação prévia do que é a forma de sonata e das circunstâncias que enquadraram a criação desta composição (um exercicío escolar - Alban Berg foi aluno de Arnold Schoenberg. Podem ouvir esta sonata aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte). Os que já me conhecem sabem que esta não é propriamente a minha "chávena de chá" mas não posso dizer que não tenha gostado.

A segunda peça de Ravel intitulava-se "Le Tombeau de Couperin" de que por acaso já tínhamos falado aqui. Também neste caso Jorge Moyano explicou o enquadramento histórico da peça e alguns dos aspectos mais interessantes relativos à sua estrutura. Podem ouvir esta peça aqui (primeira parte), aqui (segunda parte) e finalmente aqui (terceira parte).

Porque se excedeu no tempo das explicações das duas peças anteriores Jorge Moyano não pode fazer a introdução que tinha preparado para a peça de Gershwin o que foi pena. Fiquem aqui com a versão orquestral (desculpem mas não resisti aqui a dar-vos algo diferente do que ouvi - "Bernstein oblige" ... e mais não direi). Encontram aqui a primeira parte e aqui a segunda.

O encore foi uma peça de Ravel penso, pelo menos pareceu-me pelo estilo, mas não posso garantir porque não consegui ouvir o que Jorge Moyano disse.

Foi uma excelente lição de música e um fim de manhã de Domingo muito bem passada.

4 comentários:

  1. Muito interessante e didático, o seu blogue.
    Agradeço o link ao Escrito a Quente.
    Até breve!

    ResponderEliminar
  2. Hoje, venho eu visitá-lo, para ver se começo a perceber um pouco de música clássica, mas com o seu saber é difícil apanhá-lo, só aprendendo a apreciar!
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. bem, tenho andado desaparecido dos comentários, mas continuo na minha peregrinação video a video, post a post deste blog, acabei agora a primavera de beethoven, pelo vistos temos neste compositor uma paixão comum, mas ao menos desta não há problema a partilhar a mesma música. Quando acabar a viagem ao passado e atingir o presente, se nada impedir, como prometido aqui surgirei.

    ResponderEliminar
  4. Filoxera: Obrigado pelas suas palavras. O seu blog é na verdade um dos que gosto de ler.

    BC: Obrigado pela visita, volte sempre. Quanto ao que sei é muito pouco ... mas mais importante na música é mesmo disfrutar da mesma e por BC, apareça sem receio. Vai ver que daqui por uns meses se espanta com aquilo que já aprendeu.

    Geocrusoe: A Primavera de Beethoven é na verdade uma obra fantástica. Estou à sua espera algures nos comentários aos Românticos :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon