sábado, 24 de maio de 2008

Chopin - Uma obra para violoncelo

Chopin foi sobretudo um mestre do piano como decerto já se aperceberam (se ainda não o sabiam). Escreveu algumas peças para outros instrumentos entre as quais escolhemos uma para violoncelo porque sinceramente já temos um pouco de saudade de falar aqui de instrumentos de cordas.

Esta sonata Op. 65 em Sol menor para violoncelo e piano foi precisamente a ultima obra publicada em vida razão pela qual esta peça é sem duvida adequada para terminarmos este primeiro ciclo sobre Chopin.

Esta peça foi recentemente interpretada no Porto na Casa Música (vejam o comentário de um dos nossos blogs de referência o Desnorte aqui) por Maria João Pires. Conforme poderão ler é geralmente aceite que a escrita de Chopin para outros instrumentos estava longe da genialidade que demonstrava no piano.

Curiosamente em relação ao artigo do Desnorte a nossa referência (Grove Music) atribui a dedicatória ao violoncelista Auguste Franchomme com o qual aliás terá feito um dos últimos concertos em Paris tocando precisamente os últimos três andamentos desta obra. Daria na verdade um ultimo concerto para os Amigos da Polónia quando voltou de Londres já muito debilitado pela tuberculose que acabaria por lhe retirar a vida.

Como é normal na forma de Sonata esta divide-se em quatro andamentos:

I. Allegro Moderato : Oiçam aqui Yo-Yo Ma no Violoncelo e Emanuel Ax no piano.
II. Scherzo
III. Largo : Oiçam aqui Richter e Gutman (também o quarto andamento).
IV. Finale

4 comentários:

  1. Desculpe o abuso, mas uma vez que estamos a falar de violoncelo, muitas ezes deixado para 2º plano atrevo-me a comentar o blog de uma jovem orquestra de violinos do conservatório regional de setúbal, e solicitar que, se possível, publicite os seus pequeninos eventos. Para ajuda-los a crescer. A bem da música.
    http://orquestra-de-violoncelos.blogspot.com
    Cumprimentos musicais.
    RIsidro

    ResponderEliminar
  2. Mas claro ! com o maior prazer. Aliás fica já aqui o desafio para me ir dando essa informação. Para já, já fui ao site e já vi que vão tocar em Évora. Para além de ir fazer parte das minhas recomendações para esse fim de semana vou já publicar um destaque para esse concerto.

    ResponderEliminar
  3. O Desnorte, infelizmente, é daqueles blogs com popups publicitários que me tiram a vontade de lá voltar...

    ResponderEliminar
  4. Gi: Pois eu sei dos popups, mas o conteúdo é de tal maneira excelente que mesmo assim vale a pena. Aqui que ninguém nos ouve (Heitor se ler isto por favor não diga nada aos anunciantes :-)) eu tenho um anti-popup activo no meu browser e que apanha os ditos ... apenas quando comento é que não sei porquê eles conseguem dar a volta ao esquema :-)
    Mas de qualquer maneira Gi, é como dizia são um inconveniente menor tendo em consideração a excelência do conteúdo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon