domingo, 25 de maio de 2008

Para que serve a música clássica?

Para que serve a música clássica ? Outra boa questão colocada na semana passada. Para que serve a arte de uma forma geral poderia ser uma forma de enquadrar esta questão. Admito que em relação a esta não me sinto preparado para uma resposta. Alguém quer tentar?

4 comentários:

  1. Se a música clássica é música, serve para o mesmo que os outros estilos musicais, não? Serve de calmante ou excitante, permite evasão da realidade, faz companhia, desperta os sentidos, cria ambientes...

    ResponderEliminar
  2. A arte, de uma forma geral, é o retrato de uma época, de um tempo. Ela transmite as sensibilidades desse tempo e a forma como as pessoas as expressaram.
    A música, clássica ou outra, é essa expressão e neste caso ela é clássica porque no tempo em que se produziu compunham-se obras sacras, sinfonias, óperas...
    Hoje as sensibilidades são outras e os resultados são diversos.
    O mesmo se passa com a pintura,nas suas técnicas e temáticas; ou com a arquitectura, tão mais visível na representação daquilo que marca o tempo em que nascem.

    ResponderEliminar
  3. A música clássica, nos dias de hoje serve sobretudo como fuga à intragável música pop que passa nas rádios e televisões e essa é sem dúvida a música do comodista: é fácil de obter, entender e de fazer.
    A música clássica, por outro lado exige uma progressão no ouvinte de estilos simples para mais complexos (o que acontece cronológicamente)um conhecimento de épocas e movintos e suas pessoas, o que contribui para uma grande cultura pessoal, e a mais importante de todas:
    PORQUE É BELA!

    ResponderEliminar
  4. Lalage: "permite a evasão da realidade", "desperta os sentidos"
    Elipse: " Retrato de uma época", "transmite sensibilidade"
    André Rendeiro : "é bela"
    Ok. Acho que estamos no bom caminho. Até ao fim de semana ainda se aceitam contribuições para esta definição colectiva :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon