terça-feira, 2 de setembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#3)

Quando a marcha fúnebre foi composta? : Supomos que estamos aqui a falar do terceiro andamento da Sonata para Piano em Si Bemol Menor (Op. 35) de Chopin. Esta peça no seu conjunto foi publicada em 1839 embora se pense que o terceiro andamento (a famosa marcha) estivesse composta desde 1837. Tínhamos já falado desta peça aqui. Pode ouvir o andamento de que estamos a falar aqui.

op10 n 12 o que significa : Como já referimos Op. significa Opus (obra em latim). As composições ao serem editadas eram normalmente registadas num livro pelo compositor sendo assim numeradas por ordem de edição. Opus 10 significa que foi a décima a ser editada. Nº 12 por seu lado quer dizer que essa obra publicada tinha pelo menos 12 composições independentes sendo esta peça a nº 12 nessa edição.

o que é um andante musica clássica: O termo andante tal como os termos Allegro ou Presto por exemplo definem o tempo no qual a música deve ser interpretada. Por tempo entenda-se "rapidez". No caso do andante estamos a falar de um tempo calmo. A passo normal se quisermos tomar à letra o significado da palavra.

falar sobre violoncelo: Tem razão este leitor. Temos falado pouco sobre este fantástico instrumento. Fica prometido para breve um artigo. Para começar este verão li um livro, "O violoncelista espanhol" que é uma leitura interessante. Aqui fica a recomendação.

deutschland über alles foi retirado do youtube: Não, não foi retirado. Nem haveria razão para tal. Já tínhamos falado deste hino aqui.

aulas curso metodo suzuki violino lisboa: Há neste momento várias escolas com este método na zona de Lisboa. As duas que posso recomendar são a Metropolitana de Lisboa e a Academia de Música de Lisboa.

poetas franceses jacques brel: Não era francês ... Era Belga. Não é clássico apenas por definição ... Mais um tema que fica prometido.

as moscas n gostao de: ? Moscas ? Só se for o voo do moscardo.

4 comentários:

  1. Acredita Fernando que, graças a este teu cantinho, ensianas muito, principalmente a pessoas que, como eu, pouco interesse demonstram por esta área.
    Os meus sinceros Parabéns, uma vez mais.
    Abraço e Continua.

    ResponderEliminar
  2. Estou aprendendo bastante contigo!
    Eu sempre tive dúvidas nos significados dos números das partituras!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Francisco: Obrigado. Vou continuar claro. Não tenho infelizmente tido tanto tempo como gostaria o que se reflecte nas minhas visitas a outros blogs ...
    Carol: Ainda bem que ajudei. Volta sempre.
    mdsol: Já sabe que é sempre bem vinda ... aguardo perguntas :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon