segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#11)

Voltamos hoje à análise de algumas pesquisas que trouxeram alguns visitantes ao nosso blog e que por razão ou por outra nos pareceram mais interessantes.

Qual foi a importância de Beethoven para a musica clássica: Beethoven marca o fim de uma época (clássico), anuncia a próxima (romantismo), fecha alguns caminhos por os explorar até à exaustão (embora de forma talvez não tão perfeita como Bach na transição do Barroco para o clássico) inventa (ou pelo menos dá-lhe uma dimensão até aí nunca tentada) uma forma musical com a introdução do coro numa peça eminentemente orquestral (na nona sinfonia) e influenciou toda uma geração de músicos. Beethoven é na música clássica um dos compositores sem os quais a evolução do género musical teria sido certamente diferente. Beethoven colocou na sua música de forma despudorada e um pouco excessiva por vezes a expressão dos seus sentimentos, nesse sentido anunciando o romantismo.

Ouvir primavera Beethoven: Beethoven é o meu compositor preferido e dentro das suas obras esta é uma das que oiço com mais frequência. Já tínhamos falado dela aqui.

Tempestade na musica clássica: Suponho que estamos aqui a falar de música programática. Existem na verdade muitos exemplos de casos em que um compositor procura descrever uma tempestade. Assim de repente ocorrem-me de imediato dois exemplos. Na Sinfonia Scherezade de Rimsky-Korsakov um dos andamentos contém a "descrição" da luta da tripulação contra uma tempestade ou então o caso de Vivaldi que nas suas Quatro Estações, no "Verão", inclui uma célebre tempestade de verão.

livros sobre boccherini : Este é um dos projectos que tenho em reserva. Poder recomendar aqui livros de música sobre compositores ou interpretes e até livros de ficção que estejam relacionados com música. O tempo é que não chega para tudo. Entretanto aqui ficam algumas sugestões. Em primeiro lugar no www.archive.org (local fantástico para ter acesso a livros que doutra forma seriam intangíveis por simplesmente já estarem fora de circulação) pode ter acesso a:

Luigi Boccherini nell' arte, nella vita, nelle opere. 1805-1905
Por G. Malfatti
Publicado por Tip. A. Amedei, 1905

Se desejarem podem também dirigir-se à Amazon onde podem encontrar:

Luigi Boccherini: His life and works
Germaine de Rotschild.

Podem ainda ler aqui uma completissima biografia do compositor e violoncelista.

livros sobre pietro locatelli : No site archive.org podem encontrar este texto completo:

Illustri Bergamaschi: studi critico-biografici
Por Pasino Locatelli
Publicado por Pagnoncelli, 1869

esquema das notas do violoncelo: Hum, não faço a mínima ideia do que isto pode significar. Será que a pergunta se refere a que notas correspondem as quatro cordas do Violoncelo? Bem são começando da mais grave para a mais aguda: Dó, Sol, Ré, Lá.

festival rondeau - musica clássica: Estaremos a falar da música composta por Henry Purcell ? Oiçam aqui interpretada por uma orquestra de jovens músicos.

a valsa é um ritmo clássico: A valsa é um ritmo "clássico" no sentido em que utilizamos esta palavra neste blog como incluindo os vários períodos da música dita Erudita. O ritmo pertence ao período Romântico.

"como a tormenta rasgou o manto cinzento do céu ! pairam os restos de nuvens entrechocando-se cansados." : Por momentos pensei que ia ganhar o prémio de perplexidade mas depois lembrei-me deste poema ... Winterreise de que falámos aqui.

2 comentários:

  1. Nem imagina como tenho vindo aqui "roubar" ideias para ilustrar musicalmente os meus posts! Só lhe posso agradecer o seu "serviço público"!
    :))

    ResponderEliminar
  2. Quanto à tempestade na Música Clássica, temos sempre o exemplo da Sonata em Ré menor, Op.31 no.2 que se apelida precisamente "A Tempestade", embora esta designação não tenha sido atribuída pelo compositor.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon