domingo, 15 de fevereiro de 2009

O meu concerto para violino preferido

Ontem ao almoço estava a almoçar com o meu filho e a conversa acabou por chegar ao concerto de violino que preferíamos. Na verdade, não estamos de acordo e por isso e também porque há já algum tempo que não temos aqui uma votação e igualmente de certa forma como uma catarse do violino ter perdido uma eleição há uns tempos realizada no blog Anacruses resolvi fazer uma votação na qual o violino não pode perder :-) ... A eleição do nosso concerto de violino preferido.

A propósito no Anacruses elege-se agora o aerofone preferido, não dexiem de votar. Eu mais uma vez estou a votar do lado do (por agora) derrotado Oboé.

Quanto a concertos para violino esta votação vai passar-se em duas fases. Em primeiro lugar vou recolher as vossas sugestões que deverão ser feitas por comentário, se quiserem com a respectiva defesa neste post. Depois surgirao os votos propriamente ditos ...

Para acabar como comecei as minhas escolhas foram por ordem:
Em primeiro lugar o Concerto para Violino de Tchaikovsky
Em segundo lugar o Concerto para Violino de Mendelssohn
Em terceiro lugar o Concerto para Violino de Brahms

No caso do meu filho ele prefere por esta ordem:
Sibelius
Tchaikovsky
Beethoven

Na nossa conversa chegamos a discutir andamentos especificos e nesse caso estavamos mais próximos Beethoven caindo para Brahms.

Falámos também, mas é dificil inclui-los numa lista de apenas três, do concerto para violino em Lá Menor de Bach (só gosto do primeiro andamento que acho perfeito), do Concerto para Violino de Shostakovich, do concerto para Violino de Bruch (adoro os dois primeiros andamentos), ...

Bom agora digam-nos de vossa justiça e proponham mais nomes para votação. No próximo Domingo começamos ...

10 comentários:

  1. Caríssimo,

    Sem nada propor, já que o meu eleito de sempre está na vossa lista, só aqui venho dizer-lhe qual é.

    Concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky.

    Desde ganapo que o ouço amiúde, e tem o condom de me acalmar como nenhum outro.

    Quanto aos outros dois da sua lista, também fazem parte dos meus favoritos.

    Melhores cumprimentos

    José Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Há alguma razão para ser uma lista só com três?

    É que assim de repente lembrei-me dos seis concertos de Paganini, e também do concerto de Glass, cujo segundo andamento, a primeira vez que o ouvi, me fez chegar atrasada a uma reunião.

    ResponderEliminar
  3. José: Ok, a lista terá de crescer de outra forma.
    Gi: Não há qualquer razão especial para serem só 3. É um exercício de escolha, mas podemos escolher por exemplo os nossos 10 preferidos ... Vamos continuar na mesma dúvida e na mesma ansiedade pelo décimo primeiro que queremos introduzir ... Quantos aos concertos de Paganini na verdade gosto bastante do primeiro, dos outros o segundo e o terceiro ainda os ouvi algumas vezes, os restantes 3 sinceramente não estou recordado de os ouvir.

    ResponderEliminar
  4. Eu não palpito ... Mas juro, juro a pés juntos, que vou acompanhar e, sobretudo, ouvir... as vossas excelentes sugestões
    :)))

    ResponderEliminar
  5. Os meus concertos favoritos já aí estão: Mendelsohn, Tchaikovsky (ouvi-o ontem por Joshua bell) e Beethoven... mas também gosto muito do primeiro de Paganini. Os de sibelius e Glass vou procurar descobri-los agora... o de bach mencionado gosto. por isso concordo que faça uma lista alargada numa primeira fase e, se conveniente, uma segunda volta com 2 ou 3.

    ResponderEliminar
  6. Mendelssohn, Tchaikovsky e Beethoven para votar em 3. Mas se valer duplo concerto eu voto sem dúvida no BWV 1043 como fã incondicional de Bach.

    mas gostaria mesmo era de votar na minha sonata preferida...

    ResponderEliminar
  7. mdsol: Poderia palpitar à vontade ...
    geocrusoe: E não gosta de nenhum que não esteja já nesta lista ?
    Rui: eleição da sonata está prometido que é também uma forma de que gosto muitissimo. Ainda não sei se farei alguma restrição quanto aos instrumentos :-) ... E de resto não há mais nenhum ? Podem apresentar listas com mais de três :-)

    ResponderEliminar
  8. Eu para variar deixo uma lista diferente:

    Glazunov
    Korngold
    Saint Saens

    Saudações Musicais

    ResponderEliminar
  9. 1º- Beethoven, Ré Maior, Op. 61;
    2º- Mendelssohn, Mi Menor, Op. 64;
    3º- Bruch, Sol Menor, Op. 26

    ResponderEliminar
  10. A todos: Bem é hoje que coloco a lista com as vossas sugestões e mais algumas que entretanto me fui lembrando ... Muito obrigado pela vossa participação.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon