sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tchaikovsky (1840 -1893) : Uma biografia - O nascimento de uma vocação

Esta biografia é baseada em grande parte no resumo do livro:

TCHAIKOVSKY
HIS LIFE AND WORKS, WITH EXTRACTS
FROM HIS WRITINGS, AND THE
DIARY OF HIS TOUR
ABROAD IN 1888

de Rosa Newmarch (traduzi a partir da versão inglesa) editado em 1900, seis anos apenas após o falecimento do grande compositor.

Pyoytr Ilyich Tchaikovsky nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk na província de Viatka. O pai era um engenheiro de minas. A mãe russa de vaga descendência francesa é tida como sendo fria e distante. De origens relativamente modestas Tchaikovsky apesar de ter desde muito cedo demonstrado forte aptitude musical foi obrigado a estudar numa escola de direito.

Aparentemente uma série de coincidências acabou por levar Tchaikovsky a considerar a música como carreira. Em primeiro lugar a escola de direito paradoxalmente respirava música graças ao seu patrono em segundo lugar uma competição com amigo leva-o a ter aulas de composição.

É assim que em 1861 entra na classe de composição do professor Zarenka no conservatório embora sem realmente ter a certeza da sua vocação. É nessas aulas que ocorre a ultima das consequências que vai levar Tchaikovsky a considerar a profissão de compositor.

Na realidade Anton Rubinstein tinha por hábito assistir às aulas de Zarenka e um dia vendo a facilidade de Tchaikovsky mas ao mesmo tempo o seu pouco cuidado fala com Tchaikovsky num misto de reprimenda e de encorajamento que o compositor nunca esqueceria e o levaria a tomar a decisão de abandonar o seu posto de jurista para abraçar a carreira de músico.

Este post é o primeiro de uma sequência biográfica sobre Tchaikovsky. Leia a segunda parte aqui.

5 comentários:

  1. Fernando gostei muito do seu blog!
    É dificil encontrar um blog tão bom sobre música em si e ainda mais sobre música clássica! Parabéns!

    Abraço,

    R.Vinicius

    ResponderEliminar
  2. Vim agradecer o simpático comentário deixado no meu blog. Só tenho disponibilidade para "blogar" ao fim de semana, daí a lenta resposta.

    Gostei do seu blog: bom gosto, boa música e erudição suficiente.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Tomo a liberdade de apresentar o blog do coro VOX MARIS a este belo blog tão ligado à música clássica.

    O administrador do coro

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras de R. Vinicius.
    Ao contrário de muitos blogues(como o meu!),este serve para aprender,relembrar e mostrar que música clássica não é "uma coisa" cinzenta.
    Sinceros Parabens!

    ResponderEliminar
  5. R. Vinicius: Obrigado pelas suas simpáticas palavras. Já visitei o teu blog e gostei muito. Aparece sempre!

    Desambientado: Obrigado !

    Vox Maris: Excelente liberdade que tomou. Segue já um post só sobre o vosso coro.

    Sr. José Mlinsky: Ora, o seu blog também serve para aprender ... De resto concordamos que a música clássica não é cinzenta. É para ser vivida, partilhada e divertida, apaixonada! Cinzenta, nunca. No humor também se aprende e no humor do teu blog também há lições a retirar :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon