quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma excelente notícia: Um novo record !

Posted by Picasa


Esta semana deram-me uma notícia que me deixou muito feliz. Bateu-se mais um record ! Não, não se trata de um qualquer feito no campo desportivo nem tão pouco de um record do Guiness do tipo "a semi-fusa mais rápida do mundo".

Trata-se antes de uma notícia do âmbito artístico que me deixou muito feliz por duas razões. Primeiro porque prova que há jovens que gostam de música clássica pelo menos tanto quanto eu gosto (possivelmente mais) e por outro lado porque demonstram talento e o valor da dedicação e do trabalho.

Manuel Moura Abecassis é assim desde a passada Quarta-Feira o mais jovem membro efectivo de sempre da Orquestra Sinfónica Juvenil, com apenas 11 anos. Os meus parabéns ! A foto está um pouco desactualizada (as desculpas ao artista) mas era a que tinha aqui no meu computador.

Se quiserem ouvir o Manuel a tocar não deixem de assistir aos próximos concertos da Sinfónica Juvenil. Enquanto esperam podem apontar o vosso browser para aqui em ouvir as Czardas de Monti ou o Preludio de Kreisler. O Manuel que estuda violino na Academia de Música de Lisboa apesar da sua juventude é já um veterano no violino tendo ganho concursos para a sua idade um pouco por todo o país (Fundão, Concurso Capela, St. Cecília, ... ) entre outros pertencendo também à Orquestra "Os Violinhos"

Certamente uma das promessas firmes para o futuro ! Parabéns mais uma vez e que continue o excelente trabalho.

5 comentários:

  1. não concordo com a mentalidade de elevar as crianças com talento natural a prodígios, destroi-lhes a infância e juventude, e torna-os em adultos "mal preparados". Já vimos isso acontecer várias vezes..

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo: Não se trata de destruír a infância e a juventude de ninguém. Eu conheço este jovem pessoalmente e é uma criança (um pre-teen) perfeitamente normal que vive uma vida perfeitamente normal e de acordo com o que as crianças destas idades gostam de fazer. Tenho a certeza absoluta que será um adulto muitissimo bem preparado porque a sua felicidade deriva do que faz com gosto pela música e não pela elevação a um qualquer estatuto de "prodígio". Acredito caro anónimo no valor da recompensa do mérito. Vejo acontecer ainda mais vezes adultos mal preparados por não entenderem o valor do trabalho, do esforço e da respectiva recompensa: O reconhecimento público do mérito. Não acredito que isto faça mal, acredito isso sim que a falta destes instrumentos de recompensa são precisamente um dos factores mais nocivos do nosso sistema educativo actual. Sempre tive "tableaux d´honneur", "felicitations" e outras formas de reconhecimento e não é por isso que não deixei de jogar futebol na rua ou fazer os meus disparates. Na vida tudo é uma questão de equilibrio. O querer ser bom, ou mesmo excelente numa coisa não implica forçosamente que se abdique daquilo que a vida tem para oferecer. Quer em criança, quer em adulto.

    ResponderEliminar
  3. Quanto a este assunto ,eu acho que não existe aqui qualquer tipo de criança prodígio.É uma criança que gosta daquilo que faz,com um desenvolvimento instrumental normal para a idade tendo em conta o nosso sistema de ensino,com alguns problemas(pelo que vi no youtube) que deveriam ser resolvidos... já!!!É claro que deve ser incentivado, mas ter consciência de que é um aluno de violino perfeitamente normal e que há colegas da mesma idade que tocam muito,mas muito mais!Como diz o Fernando,é tudo uma questão de equilíbrio.
    Não estou mesmo nada de acordo com a entrada deste pequeno violinista na Orquestra Sinfónica Juvenil.Considero,devido ao repertório da OSJ,que esta criança(apesar de ter mais técnica do que alguns que lá andam) não tem ainda maturidade musical e intelectual suficiente para entender e interpretar as obras difíceis e complicadas que constituem o repertório da OSJ.Considero(tenho a certeza!) que será mais prejudicial do que benéfico a sua inclusão na OSP.Deveria fazer parte de uma orquestra com elementos da sua idade, com repertório mais restrito e apertada vigilância técnica.Isto é apenas a opinião de quem passou dez anos na OSJ e conhece muito bem aquela orquestra que desempenhou e desempenha um papel fundamental na carreira dos seus instrumentistas.Tudo tem o seu tempo na evolução de um instrumentista.Mas ,e como conclusão,é sempre de realçar e incentivar o esforço deste pequeno violinista.O mundo da Música não é nada fácil nem justo!
    Saudações Musicais

    ResponderEliminar
  4. Concordo consigo , Fernando.

    Já lhe falei da minha sobrinha que também é uma jovem de 20 anos, estudante universitária e que começou a tocar violino quando era nova. Fiquei com lágrimas no olhos, quando da minha estadia na minha terra, vi um vídeo desta jovem moderna e "normal" a cantar música clássica. Ela também gosta da música moderna e vai a discotecas !

    O seus artigos são sempre enriquecedores ! Obrigada por partilhar o seu gosto pela música clássica !

    Verdinha

    ResponderEliminar
  5. José: O Manel fez testes iguais aos que a OSJ pratica para todos. Passou nesses testes com distinção. Estou certo que obviamente a direcção da Orquestra terá em consideração a sua idade e maturidade na selecção dos concertos em que efectivamente tocará. Discordo quanto ao beneficio vs malefício. Estes caso têm de ser avaliados individualmente. Por regra concordaria mas cada caso individual deve ser apreciado na sua unicidade.

    Je vois la vie en Vert: O outro dia quando ouvi a Junior da Metropolitana tocar o segundo concerto de Rachmaninoff com o António Rosado tenho de lhe confessar que não pude deixar de chorar de emoção. Eu também vejo a vida em verde ... e branco ! :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon