domingo, 26 de abril de 2009

Dias da Música : Os concertos do dia 25 de Abril de 2009

Hoje assisti a várias concertos. Em primeiro lugar, "paitrocinio" oblige, estive a ouvir os Violinhos no Espaço música livre às 13h. Sobre esta apresentação depois da anterior enunciação de interesse resta-me dizer que gostei bastante com grande parte do reportório interpretado sido adequadamente de Bach, houve algumas poucas peças de outros compositores mas que podem estar facilmente na linha da "herança".

Ouvi de seguida a Camarata Brasileira que nos ofereceu uma mistura muito curiosa do "Choro" e de Bach. Achei o concerto interessante e ficou-me a curiosidade de ouvir mais. Bach com cavaquinhos, viola e percursão e misturado com ritmo sul-americano é interessante também.

Tinha depois um bilhete para o Grande Auditório para ouvir a Orquestra de Camara Inglesa. Estava com algum receio dado que ontem não me tinham convencido de todo. Hoje foi um pouco melhor com uma composição mais generosa em termos de número de elementos. Britten foi bastante bom. Da interpretação da obra da familia de Bach, agora o filho, continuei a não gostar especialmente.

O ultimo concerto do dia foi com a Orquestra de Camara Portuguesa que foi uma surpresa muito agradável. Duas sinfonias, uma de Haydn e uma Mozart muito bem interpretadas. Gostei muito tanto mais que é visivel a juventude dos músicos que compõem esta orquestra que assim tem uma grande margem de progressão.

Amanhã há mais ... até lá fiquem bem com toda a música que puderem ouvir em Liberdade, numa dádiva que devemos sempre reconquistar e fazer por merecer.

4 comentários:

  1. Eu fui ao auditório, dia 24, ouvir a orquestra de câmara inglesa e gostei do Stravinsky (concerto Dumbarton Oaks)...
    Não gostou?.........

    E foi ao Dudamel a 25 ??

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Se calhar cruzámo-nos ontem por lá :) Passei pela fila do concerto da Camerata Brasil, a caminho do concerto do Wispelwey.

    ResponderEliminar
  3. Eu assisti ao Concerto do Jacques Loussier Trio. Memorável e, provavelmente irrepetível, dados os 74 anos do pianista.
    Como grupo têm um som fenomenal e é incrível como um senhor daquela idade toca piano assim !

    ResponderEliminar
  4. Moura: Provavelmente cruzamo-nos mesmo ! Eu estava nessa fila bastante à frente ...

    Pianoman: Já me falaram desse concerto. Tive pena de não ir ver mas era muito tarde. Não consegui convencer o meu filho ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon