quarta-feira, 15 de abril de 2009

Votação do concerto de piano preferido

Dos primeiros dias de votação começam já a destacar-se alguns favoritos. Confesso que estou um pouco surpreendido com a total ausência de votação em Mozart. Tal como fizemos para o violino vamos procurar falar aqui de todos os concertos presentes a votação e tendo em conta o ponto anterior vamos precisamente começar por Mozart.

Estou muito à vontade para fazer esta campanha, sendo eu "Beethoviano" convicto :-). Não percam tempo ... Podem votar já (podem sempre mudar a votação depois) e não se esqueçam que é permitida a votação em mais do que um concerto !

Assim dos três concertos de Mozart que coloquei na lista já falámos de dois:

3. Mozart nº 21 (K. 467) em Dó Maior. Composto em 1785. Falamos dele aqui. Se ouvirem o tema no piano que começa perto do minuto 1:43 (no extracto que vos mostro do segundo andamento) vão reconhecer certamente o concerto. Este segundo andamento é uma maravilha é possivelmente uma das minhas peças preferidas de Mozart.

4. Mozart Nº 24 (K. 491) em Dó Menor. Composto em 1786. Falamos dele aqui. Entretanto ao rever o post verifiquei com grande pena minha que o video do You Tube a que fazia referência foi retirado por "violação de utilização" ... Enfim nem vou comentar porque não vale a pena. Em vez desse vejam este outro ...

Do Nº20 fica prometido que falaremos amanhã.

4 comentários:

  1. Deixo cá explícita a minha preferência por 4 CPOs:
    1- o #1 de Liszt;
    2- o #5 de Beethoven (Imperador);
    3- o Lá Menor de Schumann;
    4- o Lá Menor de Grieg.
    Os 2 primeiros em Mi Bemol Maior, os 2 últimos em Lá Menor, e listei-os em ordem de preferência mesmo.
    O CPO #1 de Liszt é qualquer coisa de sobrenatural! Para mim, é o melhor trabalho para piano e orquestra de todos os tempos.

    Notei algumas ausências de valor na lista. Por exemplo, o #3 de Beethoven, o #3 de Rachmaninoff (o temido Rach-3), o #26 de Mozart (Coroação), o CPO de Rimsky-Korsakov e o adorável #2 de Shostakovitch.

    ResponderEliminar
  2. Eu nem sei o que dizer....Apenas gostava de saber falar tão à vontade de música classica como o fazem aqui e temo que este meu post não esteja de acordo com o tema. Não vou aqui votar nenhum concerto para piano pois não tenho conhecimentio para tal, mas sim pedir os vossos concelhos, pois gostava que me propussesem algumas obras para pianao bem languidas, calmas, relaxantes e belas. Algo do genero das gymnopedies de Satie ou do Clair de Lune de Debussy que sao obras para piano que gosto de verdade.

    ResponderEliminar
  3. a propósito de Mozart..........
    Estive no Festival da Páscoa de Salzburg..
    No Domingo de Páscoa, que eu esperava ser um maravilhos concerto sobre o requi. de Mozart....... não gostei!!!!

    Um coro de Viena enorme, pesado e romantico demais para esta obra de Mozart..... monótono e nada Mozartiano..........

    ResponderEliminar
  4. Caro Júlio Guerra:
    assim de memória:
    - qualquer Nocturno de Chopin
    - Gnossiennes de Satie
    - Cenas Infantis, Op.15 de Schumann
    - 1º Andamento da Sonata Op.27 no.2 de Beethoven (Sonata ao Luar)
    - Algumas das Mazurcas de Chopin
    - Algumas das Canções sem Palavras de Mendelssohn

    Por norma, o andamento lento das sonatas para piano pode ter o carácter que procura. Na maior parte dos casos é o 2º andamento da sonata. Recomendo, para começar, as de Mozart e Beethoven.

    Tente conhecer a partir de sites como o Youtube ou até a Amazon que permite em alguns dos casos ouvir um pequeno excerto. Se gostar, depois é tomar nota do nome e procurar comprar.

    Espero ter ajudado. Sem tempo para escrever mais, fico por aqui.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon