segunda-feira, 27 de julho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #32)

Pesquisas da Semana
  1. nascimento de tchaikovsky : Sobre Tchaikovski escrevemos uma série de posts biográficos cobrindo vários aspectos da sua carreira. Estes posts começam aqui (estão todos linkados uns aos outros por isso será possível seguirem-nos todos). Tchaikovski nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk.
  2. "coro anonymus" : Falamos deste coro da Invicta cidade do Porto neste post. Na altura estavam à procura de novos membros, agora não sei ... É uma questão de visitarem o blog!
  3. ano da obra as estações de haydn : As Estações uma oratória de Haydn foi composta entre 1799 e 1801. Falamos desta composição aqui.
  4. celibidache : Sergiu Celibidache (1912-1996) é um dos maestros que está na lista dos nossos destaques (venceu uma votação para o efeito). Podem ler uma biografia aqui.
  5. concerto da metropolitana em montalegre, fotografias oml montalegre : Juntamos num mesmo item duas pesquisas semelhantes. Não tenho muitas fotos mas sobre o concerto está tudo dito aqui.
  6. coro vox maris : Falamos deste coro aqui.
  7. ensemble galhardia youtube : Pois lamento mas no You Tube não encontrei nada. Descobri num texto de 2006 que este agrupamento era na altura constituído por Ana Leonor Pereira (Soprano e Percussões), Diana Matos (Alaúde), Nuno Lamas (Flautas, Cornamusa e Cromorne) e Susana Diniz Moody (Contralto e Viola da Gamba Baixo), sendo que da primeira interprete encontrei uma página no MySpace com mais informações. Se alguém souber mais deste agrupamento dedicado à música renascentista ...
  8. letra da musica raven king do filme second life : Hum boa questão. Claro que falamos deste disco aqui (e está em destaque). A letra? Bem têm as duas primeiras estrofes ... Vou procurar ...
  9. ouvir sinfonia para polonia : Não podemos ter a certeza sobre a obra que era procurada por este nosso leitor. Será a Sinfonia de Paderewski ? Composta entre 1903 e 1908 e que praticamente deixou de ser interpretada ? O facto é que embora Paderewski tenha sido um notável politico e pianista além de uma personagem absolutamente notável dotada de um espirito indomável e os seus dotes de compositor sejam inegáveis no que diz respeito à imaginação nota-se claramente falta de trabalho e na verdade esta sua obra é considerada menor (houve críticos bem mais ásperos na avaliação ... )
  10. wladyslaw szpilman chopin nocturno do sustenido : Wladyslaw Szpilman é o nome do compositor polaco que escreveu o livro (autobiográfico) que serviu de base ao conhecido filme de Polanski "O Pianista". O nocturno que é interpretado no filme é o número 20 em Dó Sustenido Menor. Foi composto em 1830 sendo dedicado à sua irmã mais velha Ludwicka. Foi publicado apenas 26 anos depois da morte do compositor.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Estatísticas

Tivemos esta semana 392 visitas (+24,84%) das quais 266 de Portugal (+30,39%) e 93 do Brasil (+10,71%). Ao terceiro lugar voltou a França com 11 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 107 visitas (+48,61%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 38 (+11,76%) e em terceiro S. Paulo com 14 visitas (-6,67%).

Destas 65 foram directas (+32,65%), 182 foram através de sites de referência (+76,70%) enquanto 145 foram de motores de pesquisa (-10,49%).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon