segunda-feira, 27 de julho de 2009

Henri Latour : Música e Pintura

Estive hoje na Gulbenkian onde pude ver a exposição de Henri Latour. Não sendo a primeira vez que neste blog se abordam outras artes, já falamos aqui de cinema ou teatro por exemplo neste caso a pintura creio que é uma estreia.

Henri Latour tinha no entanto um ponto que o ligava muito fortemente ao tema deste blog. Partilhava o nosso gosto pela música. Tanto assim que várias das suas pinturas retratam músicos do seu tempo ou lhes foram mesmo dedicadas.

Henri Latour apreciava especialmente o romantismo Wagneriano e por isso acreditamos que terão interesse em ouvir este vídeo no You Tube que descreve o conceito de uma outra exposição onde se junta a música de Wagner e obras de vários pintores que descrevem os episódios "narrados" pela música.

Para terem uma ideia da pintura de Latour podem também ver este video. Para além das obras relacionadas com música de que vos falei as naturezas mortas e em particular as flores eram um tema recorrente de Latour assim como os auto-retratos.

Em resumo se poderem não deixem de dar um pulo à Gulbenkian para ver esta exposição. Wagner, Berlioz, Brahms ou Schumann nos ouvidos neste caso aceita-se ... Aqui à esquerda uma das obras presentes na exposição intitulada "Uma obra de Schumann". Neste registo há também algumas obras na exposição relacionadas com Wagner, com o festival de Bayreuth e mesmo com programas de concertos, não são muitas infelizmente ... Embora em inglês não posso deixar de vos recomendar um blog magnifico e em particular este post precisamente sobre Fantin-Latour e a música.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon