sábado, 29 de agosto de 2009

"A Capella"

Este é o primeiro post de uma série que vou iniciar sobre alguns termos musicais, uns mais conhecidos que outros. Como sempre vou aproveitando para vos dar a conhecer algumas obras que vos iniciem no gosto da música clássica ou que em alternativa vos relembrem composições já esquecidas.

Este termo bastante conhecido provém do Italiano (creio) e significa literalmente "para cantar na capela". Claro que é fácil entender assim que este tipo de música é essencialmente religioso e distingue-se pela ausência de acompanhamento de instrumentos musicais. Este ponto está aliás ligado ao anterior dado que precisamente nos primeiros tempos da música sacra os instrumentos eram proibidos.

Podem encontrar uma excelente (e divertida como sempre) explicação da música destes tempos no primeiro livro do Maestro Vitorino de Almeida (creio que o primeiro Capítulo se não estou em erro).

Um excelente exemplo de obras "A Capella" são todas as que designamos por Canto Gregoriano. E sim o corolário desta conversa é que acompanhamento instrumental no canto Gregoriano é um anacronismo e sobretudo é uma adição que mascara a beleza da forma.

Proponho-vos que oiçam um video no You Tube com os monges do Convento de Notre Dame que cantam "Salve Regina"

5 comentários:

  1. Não é também um anacronismo considerar esta salve regina como canto gregoriano?
    O canto gregoriano é monódico, portanto só com vozes em uníssonos.
    O presente caso faz-me lembrar mais os primeiros cantos polifónicos do tempo de Pérotin, quando do aparecimento de tropes e organas como no manuscrtio de Puy.

    Claro, no que se refere ao tema do post... é um belo exemplo de cantar a capella.

    ResponderEliminar
  2. como quando vou ao you tube depois de algo tão belo como aquele salve regina, lá me entretenho a buscar outras obras, cá vai um à capella contemporâneo, embora sem arriscar muito na dissonância ou no reino do atonal
    http://www.youtube.com/watch?v=fDmmAS49k0Q

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Vasconcelos
    Costumo passar no seu blogue sempre que para tal tenho tempo disponível.
    Deixo este comentário só para realçar o excelente Blog que nos proporciona e os excelentes momentos que me faz passar. Graças a isso tenho ficado muito mais rico e esclarecido, principalmente no que à Musica Clássica diz respeito.
    Continuarei, com muitíssimo prazer.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Excelente ideia. Posso sugerir que coloque uma etiqueta "dicionário" ou outra a seu gosto para futura consulta?

    Parece que a origem do termo está no côro da Capella Sixtina do Vaticano, significando "cantar ao estilo da Capela". De início referia-se a canto litúrgico não acompanhado, de que era modelo a obra de Palestrina, mas generalizou-se a toda a música apenas vocal, sagrada ou profana.

    Na verdade, já na época de Palestrina, muita da obra sacra "a capella" era de facto acompanhda por um fundo de órgão !

    ResponderEliminar
  5. Geocrusoe: Sim tem razão. Mas são anacronismos "saborosos" :-) De resto ainda bem que não foi para o atonal :-)
    Cesar: Bem vindo e muito obrigado pelas suas palavras.
    Mário: Sugestão aceite. Será criado assim que tiver mais do que uma definição :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon