quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

De volta a Bach - A terceira partita (BWV 1006 em Mi Maior)

Por razões que desconheço de vez em quando volto a Bach. Quando o faço para além dos concertos de Brandenburgo que revisito frequentemente as peças para Violino e Violoncelo solo são sempre das primeiras a voltarem-me à memória.

Um pouco por acaso resolvi atardar-me hoje na terceira partita uma das composições que faz parte da selecção enviada para o espaço nas Sondas Voyager (numa gravação da Gavotte de Arthur Grumiaux).

Esta terceira partita (BWV 1006 em Mi Maior) é composta por 7 andamentos. Destes o mais frequentemente interpretado é o primeiro embora a Gavotte seja também muito popular. Os dois últimos andamentos pela suas características pedgógicas são também bastantes vezes interpretados. Vejamos cada um dos andamentos interpretados por vários grandes violinistas. Podem assim ouvir como diferentes interpretações podem dar uma ideia diferente da música sem por isso mudar a natureza da mesma ... Qual dos andamentos preferem? Qual dos violinistas ?
  1. Preludio: Nathan Milstein, Christian Ferras, Henryk Szeryng, Heifetz 
  2. Loure: Arthur Grumiaux, Viktoria Mullova
  3. Gavotte en Rondeau : Hilary Hahn, Arthur Grumiaux (certamente parecido à gravação da Voyager), Menuhin , Itzhak Perlman
  4. Menuet I : Enescu (esta gravação tem os andamentos desde o minueto 1 até ao fim da partita), Grumiaux (Minueto 1 e 2), Itazhak Perlman (do minueto 1 até ao fim da partita)
  5. Menuet II : Ver Menuet 1 (não encontrei nenhuma gravação isolada deste minueto que valesse a pena ouvirem ...
  6. Bourrée: Arthur GrumiauxHeifetz (inclui tudo a partir do minueto 1. A Bourrée está a partir de 3:40)
  7. Giga : Arthur GrumiauxHeifetz (inclui tudo a partir do minueto 1. A Giga está a partir de 5:07)

1 comentário:

  1. Szering e Grumiaux, por esta ordem...Volta-se sempre a Bach, não é? Agora ando a ouvir a Cantata BWV 170 pela Bernarda Fink e os Freiburg Baroque: que capacidade inventiva, que voz mais sólida e fiável, que sonoridade a lembrar Karl Richter!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon