quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gustav Mahler (1860 - 1911)

Em vários manuais de história da música Mahler e Bruckner  são  analisados em conjunto. Aliás conta a "anedota" que Mahler estava presente na estreia de uma das sinfonias de Bruckner, na altura com apenas 17 anos.

Tal como Bruckner Mahler era Austríaco tendo nascido em Kalischt na Boémia no seio de uma família judaica - Hoje esta localidade faz parte da Républica Checa pelo que a nacionalidade de Mahler poderia também ser reclamada por este país !

Em todo o caso o facto é que para além da nacionalidade outras semelhanças aproximam os dois compositores. Em primeiro lugar a natureza contemplativa da sua música. A sua preferência pelo género sinfónico em que não obstante o seu génio incontestável nunca conseguiram um reconhecimento absoluto.

Mahler estudou no Conservatório de Viena e na Universidade de Viena tendo sido aluno precisamente de Bruckner, uma outra razão pela qual existe sem dúvida uma certa relação na obra dos dois compositores. Mahler acreditava que uma sinfonia devia "abarcar o mundo inteiro" e talvez por isso as suas obras são geralmente tão introspectivas.

Mahler que no seu tempo era reconhecido - justamente - como um extraordinário maestro nunca conseguiu quer no género sinfónico quer nas canções (o outro tipo de composição que tentou e neste género que claro que o ciclo de canções Das Lied von der Erde - As Canções da Terra é absolutamente incontornável) ver o seu génio confirmado. Muito possivelmente porque as pessoas viam-no como um maestro ... e não como um compositor.

Faremos mais tarde uma biografia mais detalhada deste compositor por agora fiquemos com uma canção do ciclo Das Lied von der Erde mas oiçam primeiro uma introdução por Leonard Bernstein que entendia Mahler como ninguém (aliás se puderem ver o programa Musica para Jovens que Bernstein dedicou inteiramente a Mahler percebem o que eu quero dizer). O ciclo que refiro está inteiramente disponível no You Tube comecem pela primeira parte aqui (Orquestra Filarmónica de Israel dirigida por Leonard Bernstein).

4 comentários:

  1. Não vi ainda os vídeos mas, ao contrário de Bruckner, Mahler é um dos compositores que mais oiço e julgo que a sua popularidade cresceu com o tempo.
    Das Lied von der Erde está entre as obras musicais que mais gosto (nunca digo "a que mais gosto", pois quando se trata de isolar surgem sempre mais umas quantas para o 1.º lugar, mas esta é uma delas, bem como a sinfonia Ressurreição e dos Mil; Beethoven, Bach, entre outros, também têm obras neste patamar pessoal).

    ResponderEliminar
  2. Não!



    digo que gosto. e muito.
    mais: digo que é fundamental.


    foi bom chegar aqui. obg. pela visita.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de saber mais acerca destes dois compositores.
    De Bernstein gosto imenso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o comentário acerca de Leonard Bernstein e Mahler. É, até hoje, o maior intérprete deste compositor e contribuiu decisivamente para o conhecimento e divulgação da sua obra. Basta comparar com gravações de Karajan, por ex. Consegue a proeza de tornar Mahler maçador! Tudo a metade do andamento, o que torna as sinfonias intermináveis, para além de perderem a vivacidade e o lirismo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon