quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rigoletto - Oitavo Episódio

Para lerem o episódio anterior comecem no Sétimo Episódio. Para lerem a sequência deste o inicio comecem no Primeiro Episódio.

Agora é que a tragédia vai assumir contornos verdadeiramente dramáticos. Rigoletto contrata Sparafucile para assassinar o Duque. No entanto Madalena, a filha de Sparafucile apaixonada implora pela vida do Duque. O pai aceita trocar o Duque por qualquer outra pessoa que apareça até à meia noite, hora em que chegará o pagamento de Rigoletto. 

Guilda que houve a confissão de amor de Madalena apesar de se saber traída resolve dar a sua vida pela do Duque e entra na casa sendo imediatamente apunhalada pelo assassino. 

Quando chega a casa do assassino Rigoletto recebe um saco com um corpo após ter efectuado o pagamento. Fica radiante de alegria, momento que dura até ouvir o Duque ao longe cantando de novo "La donna é mobile". Nessa altura o sangue gela as suas veias e o horror transfigura a sua cara ao abrir o saco e ver a sua filha seguindo-se o ultimo dueto V´ho Ingannato (Pai Enganei-o).

Aqui pode encontrar alguma informação adicional sobre esta ópera (data de estreia, libretto, ... ). A interpretação que escolhemos é de Paolo Gavanelli e Christine Schafer numa gravação de uma récita no Convent Garden em 2002.

1 comentário:

  1. Este prémio atravessou o Atlântico e já deve ter percorrido muitos "cantinhos" deste país "à beira mar plantado"! Ao meu "cantinho" chegou via ANABELA MAGALHÃES a quem já agradeci o gesto.
    Para cumprir as regras tenho agora que nomear outros dez blogues, que eu considero serem merecedores de tal prémio, apenas porque me fazem feliz (E não é o que de há mais importante nesta vida? Sermos felizes e tornar os outros felizes?).
    São eles:



    A SOMBRA DO VENTO
    A PHOTO A DAY

    BALANCED SCORECARD
    DIZ QUE NÃO GOSTA DE MÚSICA CLÁSSICA?
    EXISTENTE INSTANTE
    SLETRAS
    TEMPO DE TEIA
    TERREAR
    UMA DE MUITAS... VIVÊNCIAS
    VOX NOSTRA

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon