domingo, 5 de setembro de 2010

Porque fico "fulo" com o anuncio do Óleo Fula

Não tenho nada contra a utilização de música clássica como fundo musical em anúncios. Nada contra mas na verdade também muito pouco a favor. Neste caso em particular chateia-me um pouco que se associe Mozart ao combate aos maus cheiros dos fritos embora ele se fosse vivo certamente não desdenharia o contrato. Vejam aqui o anuncio se não o viram na TV. Tem piada confesso a deformação das caras mas não tem absolutamente nada, mas nada a ver com nada do libretto da ópera.

Para que pelo menos este anuncio sirva para a cultura fiquem a saber que a música é parte da ópera Flauta Mágica de Mozart, podem ouvir aqui o original talvez fiquem com curiosidade para ouvir o resto. Se assim for pelo menos alguma coisa teremos ganho.

6 comentários:

  1. Por muito que se leve a sério a música clássica, não vejo nada de mal no anúncio: sempre é melhor do que ficarmos "empestados" com aqueles jingles que não nos saem da cabeça de tão comerciais...

    E sim, é possível que o anunciante tivesse a ideia de passar a imagem que o óleo Fula é um clássico... Enfim, está a fazer o seu papel! :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o teor deste post, também me choca, a ópera fala de princípios éticos e embora Papageno seja muito de coisas terrenas toda a obra leva-o para que na sua simplicidade a procure coisas mais elevadas.
    Não gosto das caras distorcidas, resta-me não olhar a TV durante a publicidade e ouvir a música para não ficar fulo com a fula... mas Mozart pensaria talvez mais no cheque ;)

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando: Fiquei interessado quando ouvi primeiramente o anúncio até pensei que fosse algo "interessante". Mais tarde, quando vi ao que estava associada a música... bem, sem palavras. Falta de cultura por parte dos srs. publicitários. Sinceramente, não faço ideia do que se passa na cabecinha dessas pessoas quando se lembram de "colar" um momento como o duo do Papageno/Papagena, uma pequena pérola da história da ópera (e da história da música Ocidental) num anúncio a um óleo...

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando,

    Concordo plenamente consigo.
    Acho que Mozart não gostaria de ver.
    Scarlatti pelo menos não gostou nada...

    ResponderEliminar
  5. Pois, mas depois da orgia de irritação da plebeia música do anúncio do Pingo Doce ... eu acho que Mozar desculpará em favor dos nossos ouvidos e sanidade em geral.

    :)))

    ResponderEliminar
  6. A mim também me dá nos nervos. É o dueto dos Papaguenos, não é?

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon