Conforme provavelmente já sabem o blog "The Rest is Noise" do Alex Ross é uma fantástica fonte de ideias e também de informação. Desta vez a propósito do anuncio do programa da próxima época da Filarmónica de Nova Iorque Alex Ross descreve-nos algumas das coisas que descobriu no Arquivo Digital da respectiva Filarmónica que foi recentemente aberto ao público.
Entre as várias sugestões que Alex Ross nos faz podemos realçar a troca de correspondência com Schostakovich para o convidarem a dirigir a Filarmónica de Nova Iorque num ciclo dedicado a compositores Russos contemporâneos que o compositor declina graciosamente por várias vezes (existe inclusivamente uma nota sobre a intervenção negativa de Stalin no assunto - não são só as Wikileaks que nos revelam dados chocantes) ou ainda agora no campo musical e para os especialistas as partituras completas da Nona de Mahler apontada por Leonard Bernstein ou ainda a Primeira de Mahler desta vez numa partitura utilizada pelo próprio compositor e que Alex Ross crê mesmo ter sido apontada por ele (Mahler). Na partitura de Bernstein encontramos uma nota engraçada na ultima página escrita em Viena em 1985 em que Bernstein nos conta ter tido poucas queixas a fazer na vida sendo que uma delas (a primeira) são lenços mal dobrados acrescentando que essa queixa muito possivelmente também estaria na lista da sua mulher (much missed wife nas palavras de Bernstein).
Não deixem de visitar os arquivos e deliciem-se com os tesouros que por lá encontrarem e se quiserem contem-nos !
O mais próximo que estou da música clássica é o meu privilégio de fotografar e assistir à Orquestra Sinfónica Juvenil todos os anos em Dezembro, além de a acompanhar - ou a alguns dos seus membros - algumas vezes por ano. Vou em trabalho, mas para mim esses momentos são também de prazer!
ResponderEliminarSaber de arquivos de música clássica nunca é de mais, pois há coisas difíceis de encontrar. Obrigado.
Muito obrigado também pelos seus esclarecimentos sobre o post que fiz sobre o Sporting e Liedson. Foram fundamentais porque havia algumas coisas que nem eu próprio já me lembrava. Obrigado por isso.
Um abraço!