quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fado - Património Imaterial da Humanidade

Num post do Facebook Rui Vieira Nery chamou a atenção para o sucesso do primeiro passo no percurso de atribuição do Património Imaterial da Humanidade ao Fado. Podem ler o processo submetido ao painel de especialistas e que foi avaliado de forma favorável no site da Unesco. Recomendo mesmo a leitura para quem gosta e também para quem acha que não gosta de Fado ... O diz que não gosta de Música Clássica é por um dia (ou por um post se preferirem) renomeado Diz que não gosta de Fado?

Na tradição deste blog tinhamos de terminar com música ... Amália claro. Foi Deus ...

4 comentários:

  1. Fado de Coimbra não existe?
    Fado um símbolo de Lisboa?
    No Porto não se canta fados?
    Já leu todos os links com atenção?
    abr.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado, Fernando.
    (Porque é que para deixar comentários temos de abrir janelas de publicidade gigantes?)

    ResponderEliminar
  3. Gi
    essas janelas de publicidade não são minhas ... está utilizar que browser?
    É que realmente isso estava a acontecer-me com o IE com um add-on que fazia essa p* ... Experimente com o Chrome ou com o Firefox ... ou então corte o tal addon (barra) que penso se chama babylon ou algo equivalente ... e que é instalado um pouco sem nós notarmos
    Fernando

    ResponderEliminar
  4. Ralf, eu nasci em Coimbra e obviamente na minha cidade também se canta o Fado tal como no Porto (aí confesso que desconheço se existem características especificas). Porém isso não impede que o Fado seja no seu essencial uma forma de expressão típica de Lisboa. Felizmente é cantado por adopção ou outras formas de transformação em muitos outros lugares. Embora não esteja certo do que vou dizer a seguir penso inclusivamente que a designação de Fado para a Canção de Coimbra é enganadora porque a sua génese é totalmente diferente da do Fado Lisboeta ... mas confesso que isso é algo que tenho uma vaga ideia de me recordar sem certezas no entanto. Sendo de Lisboa o Fado não deixa no entanto de ser nacional em grande parte porque nos podemos orgulhar de uma unidade nacional tão forte que símbolos de regiões são muitas vezes assimilados por toda a nação. Eu acho isso muito positivo.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon