No dia de hoje há mais de 5 séculos terminou um período da história de Portugal em que deixamos de ser independentes e fomos submetidos à coroa Espanhola. Nesse período de 60 anos Portugal perdeu uma parte substancial da sua posição no Mundo tendo pago caro a "ajuda" que recebeu de Inglaterra ...
Como sabem aqui neste blog comemoramos com música e por isso nada mais adequado do que o fazer com a recordação de D. João IV, primeiro Rei de Portugal após a Restauração. E é adequado porque este rei foi apelidado, justamente diga-se, o Rei Músico pela sua erudição quer enquanto estudioso e teórico quer enquanto compositor.
A sua biblioteca infelizmente perdida no terramoto de 1755 era considerada uma das mais completas da Europa no que à música diz respeito.
Para comemorar esta data com música e estando perto do Natal resolvemos mostrar-vos Adeste Fideles embora seja hoje muito controversa a sua autoria foi durante muito tempo atribuída ao nosso Rei e a verdade é que bem poderia ter sido (ou foi, na verdade os factos estão longe de ser lineares). A versão que escolhemos é lindíssima em todo o caso. A nossa forma de comemorar os dias especiais: Com música pelo Restaurador da independência.
Boa tarde,
ResponderEliminarTenho uma colecção de 96 CDs das obras de Mozart, uma colecção elaborada pela PHILIPS pelo aniversário do 250º ano do nascimento do compositor.
Contêm obras completas de: música orquestral, música de câmara, música instrumental, música vocal e coral e música cénica.
Os CDs estão novos e alguns ainda estão embalados.
Se alguém estiver interessado em comprar, escrever para: adat219@hotmail.com
Obrigada.
Caro Anónimo: Normalmente não público este tipo de anuncio. No entanto sendo um produto relacionado com o tópico deste site e sendo uma colecção legal abro com prazer a excepção. Obviamente não posso recomendar (ou deixar de recomendar) a compra não conhecendo o vendedor, nem este se identificando :-)
ResponderEliminarUma linda homenagem a um dia que começará aos poucos a ficar esquecido... necessariamente!
ResponderEliminarOu não MFC, ou não. Ás vezes há surpresas nas reacções dos povos.
ResponderEliminar