Obviamente apoiamos. Obviamente não se trata de um currículo menor ou algo que apenas deva ser ensinado a quem pretenda seguir uma carreira musical da mesma maneira que não se deve apenas ensinar matemática aos engenheiros e homens de ciência ou português aos potenciais escritores. Exactamente da mesma maneira.
Quem pretende dar importância relativa diferente às disciplinas em níveis básicos e complementares do ensino pelo menos (ênfase no pelo menos voluntária) até aos 15 anos está a cometer um erro crasso. Até essa idade devem cultivar-se igualmente no meu entender todas, absolutamente todas porque digo-vos que se as competências nas línguas são fundamentais, se o domínio básico da matemática é indispensável a sensibilidade às artes (e já agora à importância da Educação Física) é igualmente importante. E repito a palavra IGUALMENTE em maiúsculas propositadamente.
Há muito tempo, muitos anos para criar especialistas e se querem que vos diga penso sinceramente que nos nossos dias exageramos nessa especialização que em ultima análise prejudica a evolução harmoniosa da nossa espécie porque nos fecha em casulos e nos limita a uma visão demasiado estreita da realidade. Passamos a olhar para o mundo por uma fresta e todos sabemos no que isso dá, literalmente, não é uma metáfora.
Sim custa dinheiro. Sim significa prescindir de horas que poderiam ser utilizadas em outras matérias. Sim, absolutamente. Mas são horas bem investidas em abrir o espírito e nada é mais importante do que isso. Nada é mais fundamental do que isso. Nada é mais educativo do que isso, no verdadeiro significado da palavra educação.
Por isso música, educação visual, educação física, ... absolutamente todas apoiados. Até porque aposto que as horas de português e de matemática serão bem mais produtivas.
Assino por baixo!
ResponderEliminar