sábado, 22 de setembro de 2012

Mazurkas de Karol Szymanowski


Continuando a falar-vos de algumas das obras que estão na nossa lista de obras para piano de compositores menos conhecidos hoje vou mostrar-vos a obra de Karol Szymanowski (1882-1937) compositor polaco que tal como Chopin conseguiu transpor para o piano a alma polaca.

No nosso caso no que diz respeito a obras para piano solo o seu Op. 50 constituído por 20 Mazurkas merece sem dúvida estar na nossa lista. A linguagem como poderão ouvir é mais contemporânea que a de Chopin (estas obras foram compostas entre 1924-1925).

Propomos que oiçam uma interpretação de algumas destas vinte Mazurkas interpretadas por Marc André Hamelin.



Curiosamente Szymanowski foi também um escritor notável (aliás durante um período da sua vida trocou a música pela literatura) tendo uma paixão assinalável pela cultura grega. Conto-vos este detalhe porque é relevante para a nossa lista. Na verdade em vez deste conjunto de Mazurkas poderia perfeitamente ter incluído a obra Métopes composta em 1915 que é uma obra composta por três poemas instrumentais baseados na mitologia grega. Cada um dos poemas representa um dos personagens femininos encontrados por Ulisses na sua viagem de regresso a casa.

Se tiverem curiosidade (embora não esteja a votação :-)) podem ouvir esta obra interpreteda pelo pianista polaco Piotr Anderszewski.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon