Hoje é o dia mundial da música - isto muitos sabem. O que já poucos saberão ou recordarão é que este dia foi instituido em 1975 pelo International Music Council em grande parte por iniciativa de Yehudi Menuhin grande violinista, pedagogo e maestro. Em 2011 expliquei-vos em detalhe a génese e o propósito deste dia e o seu propósito de promover a paz e sobretudo de valorizar a música através de alguns minutos de silêncio que recomendavam que se ouvissem nas nossas cidades.
Sim estou propositadamente a recomendar que se ouça o silêncio. Só sendo capaz de o ouvir seremos capazes de apreciar a música, aliás os momentos de silêncio que se sucedem à execução de qualquer obra fazem parte integrante da mesma. É por isso que não existe maior rudeza do que aplaudir antes do fim ou não deixar que esses segundos de silêncio separadores e restauradores existam após uma interpretação de uma qualquer obra.
Lembro-me quando uma vez em Salzburgo numa das suas praças transmitiam um concerto ao ar livre. Era uma transmissão em diferido de um concerto de homenagem a Karajan sendo a Orquestra provavelmente a Filarmónica de Viena e o maestro Seiji Ozawa depois da interpretação da ária de Bach pede simplesmente silêncio ao público com um simples aceno de mão ... virado de costas ...
Dizia Baudelaire que a música escavaca o céu. Hoje proponho-vos Bach e precisamente Lord Yehudi Menuhin na interpretação precisamente da obra a que fazia referência.
Dizia há pouco a uma colega que não tinha música hoje o meu coração. Agora já tem, um pouco mais pelo menos.
Talvez por isso surgiu por essa década de 1970 um programa que era a música e o silêncio, apesar de eu andar nos últimos tempos mais à procura de um livro aqui falado e esgotado "tudo o resto é ruído"
ResponderEliminarHá muito tempo não visitava a blogoesfera. O seu blog em particular. Fico-lhe muito grato e peço que, face ao predomínio de outras redes sociais, nunca desista deste projecto que tão pouco tenho explorado. Mas prometo fazer-lhe com maior acento nos próximos tempos. Desconhecia por completo Yehudi Menuhin como estando na origem deste dia, o que muito lhe agradeço. Fiquei algo comovido por, nesse dia, dia da Música, por não saber o que partilhar, no Facebook, ter escolhido, precisamente, Yehudi Menuhin... Um acaso especial, quase fatídico, o quase-momento da sua morte, numa entrevista longa mas deliciosa e que aqui, se o comentário permitir, fica o endereço YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=YpDe2W3VOyQ. Legendado e transmitido em Portugal corria o ano de 2006.
ResponderEliminarUm bem haja!