segunda-feira, 3 de março de 2008

Mozart - A Flauta Mágica

Fui ontem ver ao S. Carlos a Flauta Mágica numa versão sub-16. Posso dizer-vos que foi uma tarde muitissimo bem passada. Adorei a forma como a adaptação foi feita por várias razões a menor das quais não será porque houve o cuidado em manter a ópera praticamente como ela é no original, adaptando apenas o necessário para a tornar um pouco mais acessível.

Não se tratam nesta adaptação as crianças como se sofressem alguma restrição mental que as impeça de compreender uma história. Excelente. Manteve-se a estrutura da mesma e da música desta obra prima de Mozart. Bons cantores, bons actores, uma excelente introdução à opera.

Sinceramente depois de ter visto recomendo ainda mais. Podem ver algumas fotos no site da Raínha da Noite (muito justamente a mais aplaudida ontem) aqui . Se forem professores saibam que há ainda uma oportunidade para escolas no dia 20 de Maio (não faço ideia se está esgotado ou não) e para o público em geral no dia 24 de Maio (também não sei se ainda haverá bilhetes) já que ontem estava cheio. Hoje à tarde há mais uma récita para escolas, mas para isso é capaz de já ser tarde ...

Ontem estava cheio e aqui fica uma nota para os pais, naquilo que para mim foi talvez o ponto menos bom da tarde. Um pouco de barulho a mais. Eu sei que é difícil manter as crianças em silêncio. É suposto (ou pelo menos espera-se) que exista alguma excitação e algum ruído neste tipo de récita mas procurem utilizar a oportunidade para educar um pouco ... tentem restringir o volume, ensinem que não se fala podem fazê-lo por exemplo utilizando o truque do segredo ou explicando a acustica da sala ou explicando que só se pode falar baixinho e ao ouvido, o que quiserem, o que fôr mais adequado para a idade e perfil do vosso educando ... não vão ser 100% bem sucedidos mas se tentarem conseguirao que os vossos filhos ou educandos aproveitem muito mais a ocasião. Não se demitam do vosso papel de educadores.

E vão ouvir música, porque ao vivo é outra coisa!

By the way, já que estamos em maré de recomendações musicais para crianças, neste período da Páscoa a Gulbenkian tem como costume um programa simplesmente fabuloso de actividades para os mais novos. De vários tipos. Aproveitem ao máximo a benção de termos um verdadeiro mecenas ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon