quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chopin - Nova Grande Valsa Op. 42 (Quarta Parte)

Esta valsa é possivelmente a mais complexa das compostas por Chopin. Publicada em 1840 esta valsa (Op. 42 em Lá bemol Maior) distingue-se pela cuidadosa mistura de ritmos e sobretudo pela coda absolutamente fantástica.

Convém talvez a respeito desta valsa relembrar algumas palavras de Moriz Rosenthal (1862-1946) que escreveu o seguinte sobre esta valsa no Musical Standard de Londres:

"Que um génio como Chopin não tenha dado indicações explicitas acerca da forma como executar as suas obras é perfeitamente normal. Ele voava onde nós meramente titubeamos. Acresce que estas acentuações devem ser sentidas mais do que tocadas, com a maior leveza, o mais ternamente que fôr possível".
(tradução minha a partir da citação retirada do Livro "Chopin - The Man and his Music" de James Huneker)

E é precisamente Moriz Rosenthal que vos oferecemos para esta valsa - uma oportunidade de entenderem o que ele quer dizer com ternura e leveza - uma maravilha apesar da qualidade da gravação ... mas vale a pena. Oiçam então a Grande Nova Valsa por Moriz Rosenthal aqui.

A propósito Moriz Rosenthal foi um dos alunos mais relevantes de Lizt juntamente com Eugen d'Albert (1864-1932) que também poderiamos ouvir nesta mesma valsa aqui porém a qualidade da gravação é pior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon