domingo, 9 de novembro de 2008

Nova Votação - Escolha agora um pianista

Já tivemos compositores (venceu Brahms), maestros (venceu Karl Böhm), flautistas (Venceu James Galway) e na ultima votação violoncelistas (venceu Guilhermina Suggia - obrigado Pianoman pela excelente sugestão de adicionar a nossa Guilhermina).

Agora de certa forma em homenagem ao nosso leitor mais atento vamos pedir-vos para escolherem um pianista. O critério da escolha destes nomes foi simplesmente, admito, a minha curiosidade em saber mais sobre cada um deles. São nomes que conhecemos, pensamos bem, mas muitas vezes ignoramos a sua verdadeira dimensão.

Claro que esta lista poderia ter pelo menos uma centena de nomes. Escolhemos cinco, admitimos que poderiam haver mais e melhores. Se tiverem alguma sugestão adicional estejam à vontade, votem através de comentários. Se eu tiver realmente muita pena em não ter considerado a vossa opção farei como no caso da Guilhermina Suggia. Paro a votação, considero os votos já atribuídos e recomeço com a vossa sugestão.

Assim pedia-vos para escolherem entre:

Vianna da Motta
Nelson Freire
Alfred Cortot
Glenn Gould
Guiomar Novaes

Do vencedor já sabem que escreverei um post especial. Sei que existem aqui nomes de notoriedade muito diferente, uns polémicos pelas suas escolhas políticas outros pela sua concepção artística, uns ainda em actividade (apenas um na verdade) mas deixem-se levar pela curiosidade, leiam um pouco e votem ...

8 comentários:

  1. Obrigado pelos elogios e pela "homenagem". Realmente atento eu costumo ser. Por vezes até tenho receio que levem a mal essa minha atitude, mas garanto que nunca é feita com má intenção.
    Em relação aos pianistas: que crueldade ! ter que escolher um ! impossível ! mas vou fazer um esforço e pensar no que os leitores deste Blogue iriam achar mais interessante, uma vez que até conheço relativamente bem os pianistas presentes na lista.

    ResponderEliminar
  2. Bem, agora estive indeciso entre o lusitano viana da mota e o meu conterrâneo glenn gould, ambos por patriotismo... optei por aquele que achei mais revolucionário e conheço melhor e que tenho mais obras glenn.

    ResponderEliminar
  3. É muito divertido o das votações. A música para piano é minha preferida, ainda que estar-te muito agradecida por toda a informação que nos dês sobre os pianistas. Beijos a Portugal

    ResponderEliminar
  4. Uma (para mim) estranha Guiomar entre a selecção de nomes? Claro que, neste caso, será também uma questão de género :)

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de ver mais 2 nomes na lista:Marta Argerich e Maria João Pires.

    Eu votaria na 2ª, pelo grande talento e honestidade artística. Mas também adoro a 1ª...

    Se não forem da lista, voto no Nelson Freire.

    Vera

    ResponderEliminar
  6. eu gostava de ver na lista erik satie. quero dar os parabens ao blog por ser tao interessante. continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  7. voto em nelson freire. o documentário de joão moreira salles é um dos mais belos retratos de um grande artista, no caso, nelson freire.

    ResponderEliminar
  8. voto em nelson freire. o filme de joão moreira salles é um dos mais gentis retratos de um grande artista, no caso, nelson freire é o grande artista.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon