sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Glenn Gould (1932-1982) - O compositor e maestro

Retomamos hoje o nosso conjunto de posts sobre Glenn Gould. Fazêmo-lo falando de outras duas facetas que são pouco conhecidas. Curiosamente estas duas facetas enquadram a vida de Gould.

Gould foi compositor no inicio da sua vida tendo publicado uma dúzia de peças originais e adaptado ou transcrito para piano algumas outras. De todas as suas composições o Quarteto para Cordas (Op. 1) é a mais significativa. Encontramos no You Tube não uma versão completa mas um extracto desta obra curiosamente interpretada por dois violinistas interessantes.

O primeiro violino Bruno Monsaingeon porque é o autor de uma série de videos sobre a vida de vários interpretes de música clássica, o segundo violino Giles Appap porque tive oportunidade de recentemente assistir enquanto ouvinte a uma master class dele aqui em Lisboa. É uma verdadeira figura ! Não conheço os dois outros executantes mas em relação a estes dois violinos não há mínima dúvida que são interpretes adequados para Gould ! Oiçam aqui o extracto de que vos estamos a falar.

A segunda faceta de Gould enquanto maestro em contrapartida apenas se revelou já no final da sua vida. Na verdade ao fazer 50 anos Gould considerava que tinha esgotado o reportório de piano que lhe interessava tocar e que por isso decidiu dedicar-se à direcção de orquestra. Infelizmente um pouco tempo de depois de ter tomado esta decisão Gould sofreu um ataque cardíaco tendo falecido poucos dias depois. Teve tempo para dirigir ainda uma peça de música de câmara de que não encontrei referências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon