quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Tchaikovsky - Concerto para Violino (Op. 35) - Segundo Andamento

O conjunto de posts sobre este concerto começa com este post em que descrevemos o concerto no seu conjunto. Neste outro post falamos sobre o primeiro andamento em maior detalhe.

Quanto ao segundo andamento que é um Andante em Sol Menor na forma de uma Canzonetta (uma forma musical derivada da canzona proveniente de Itália no século XVI). Esta forma típica dos grandes concertos românticos é dividida em três partes.

Uma primeira parte que serve de introdução de que se encarregam os sopros, depois o tema principal que é interpretado e introduzido para depois a terceira parte retomar de novo o inicio fechando assim o segundo andamento num piano de que se passa sem interrupção para o terceiro andamento.

Oiçam aqui David Oistrack a interpretar este andamento.

2 comentários:

  1. Adoro violino e faz-me pensar no meu avô paterna que não conheci mas que tocava lindamente segundo o que me disseram. Tenho mais artista na família, eu podia ter sido pianista se não tivesse mudado de casa e de professor. limito-me agora a ser Mezzo-soprano num coro e adoro cantar. Deixarei-e mais tarde o link do blog do coro quando eu o tiver acabado. Tenho uma sobrinha que canta maravilhosamente (ganhou o 1º prémio do conservatório em Bruxelas)e toca violino. Outro primo faz parte da orquestra do André Rieu.
    A nossa família tem várias costelas musicais...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Limita-se a ser Mezzo-soprano ? Bom é uma "limitação" que é muito simpática, quem me dera a mim saber cantar. Espero pelo blog do coro para fazer um post sobre ele. Boa sorte para todos os músicos da sua família, para todas as costelas passe a expressão :-). Quanto ao facto de ver a vida em tons de verde não poderia ter escolhido melhor cor :-) Grande abraço e venha o blog do coro para fazermos aqui a devida comunicação.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon