Nesta actualização final introduzi propostas para as quatro sinfonias em falta.
Já que ainda estamos em período eleitoral não percam o balanço e aproveitando o treino votem na vossa sinfonia preferida. Aqui contrariamente a outros campeonatos não existem sondagens. Preferimos ter os resultados sempre visíveis e até fazemos campanha aberta por eles. Ah, não é muito diferente dos outros ? Pronto desculpem pensava que sim ...
Para vos dar uma ajuda no voto em consciência para além de vos dar a habitual lista dos resultados resolvi colocar em cada uma das dez sinfonias uma sugestão de escuta de não mais do que 3 minutos. É sempre um extracto que corresponde à parte que eu penso ser das mais representativas (ou conhecidas) de cada uma das sinfonias. A ideia é que em 30 minutos possam escolher melhor :-) :-) E Votem por favor que eu gostava que daqui a 5 dias na data do segundo aniversário deste blog pudéssemos festejar mais de 100 votantes.
1º Dvorack "Novo Mundo" (18 votos) : Pois é a sinfonia de Dvorack está em primeiro lugar o que me agrada bastante dado que para além de ser uma obra que eventualmente alguns de vós podem não conhecer é também um hino ao "melting pot" cultural. Seleccionei para vós o inicio do terceiro andamento pela Filarmónica de Viena dirigida por Karajan. O video tem 9 minutos mas eu sugiro para a tal meia-hora os primeiros 3 minutos.
2º Beethoven nº 9 (17 votos) : Não escondo que esta é a sinfonia da minha vida. Para escolher um extracto tive mesmo de fazer um grande esforço e optar por um critério popular, isto é escolher a parte mais conhecida. Seleccionei claro Bernstein e o concerto histórico de 1989 após a reunificação da Alemanha. Só podia. Oiçam aqui a partir do minuto 3:30 e até ao fim ...
3º Beethoven nº 7 (17votos): Terceira pelos critérios de desempate esta é mais uma daquelas em que é dificil escolher 3 minutos .... Aliás como para todas as 10 desta lista. Para não estarmos sempre a ouvir Karajan e Bernstein escolhi para esta obra uma interpretação do grande maestro Carlos Kleiber. Claro que tinha de ser o segundo andamento agora o problema é como fazer para escolher 3 minutos da fabulosa variação emocional que este andamento constitui. Bom proponho que apontem o vosso browser para aqui e oiçam entre o minuto 4:40 e o fim ...
4º Mahler nº 2 (16 votos) : Para Mahler tinha de escolher uma interpretação de Bernstein. Quanto ao extracto proponho que oiçam a partir do minuto 5:40 e até ao fim neste vídeo em que Leonard Bernstein dirige a filarmónica de Viena.
5º Brahms nº 4 (14 votos) : Seguindo uma recomendação do nosso leitor Mário (vejam o comentário no post de ontem) voltamos a escolher Carlos Kleiber . Propomos que oiçam os primeiros 3 minutos deste vídeo.
6º Brahms nº 2 (13 votos) : Para a segunda sinfonia de Brahms também seguindo a sugestão do Mário escolhemos o segundo andamento que podem ouvir aqui numa interpretação da Orquestra de Camara Holando-Alemã (numa tradução um quanto ad-hoc) dirigida por Otis Klöber. Proponho que oiçam este andamento a partir do minuto 2:20 para respeitarmos os nossos 3 minutos até ao minuto 5:20 :-)
7º Beethoven nº5 (11 votos) : Bom na quinta não posso deixar de recomendar os primeiros 3 minutos do primeiro andamento com o "toque do destino" ... Para introduzir alguma mudança proponho outro dos meus maestros preferidos, Karl Bohm com a Filarmónica de Viena.
8º Beethoven nº 3 (9 votos) : Bom nesta sinfonia teríamos claramente de escolher o segundo andamento. Escolhemos para ilustrar esta sinfonia uma interpretação da Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Bruno Walter . Propomos que oiçam do minuto 5:00 até ao fim.
9º Schubert nº 9 (7 votos) : Para a nona de Schubert escolhemos uma interpretação da Filarmónica de Viena conduzida por Karl Bohm. Propomos que oiçam do minuto 5:00 até ao fim.
10º Mendelssohn "Italiana" (5votos) : Podem ouvir aqui os primeiros três minutos. Kurt Masur na sala (bom na sucesão da sala)) que outrora foi de Mendelssoh.
Olá querido ...
ResponderEliminaradorei as recomendações, mas sabe, o Terceiro Movimento da Sinfonia Nº4 de Brahms é, na minha opinião, a melhor parte...os três primeiros minutos então! *-*
Pois é uma questão de gosto ... É dificil escolher :-) Os três primeiros minutos do quarto andamento são também fantásticos.
ResponderEliminar