Afinal acabamos por ter de fazer um post destes por mês pelo menos para este mês terá de ser assim porque senão duvido muito que alguém leia ... é que as vossas contribuições foram mesmo muitas e notem que não coloco todas ...
A 3 de Maio Francisco Moreira pedia-me (ou pedia-nos) a nossa participação na sua (nossa) Blog-Novela : " Este é o CONVITE para que participes na BLOG-NOVELA que está em exibição no ESSÊNCIAS. Entra na "Festa dos Fritos" e dá vida aos personagens... A tua imaginação e palavras serão úteis na criação de um momento diferente na Blogosfera. Faz parte da Festa... da Boa Disposição."
Também a 3 de Maio a Tinta azul estreava-se com um comentário (lacónico mas sintético e revelador :-)) à nossa recomendação de um concerto pela Orquestra Sinfónica Artave: "Eu vou :))))"
A 3 de Maio Francisco Moreira pedia-me (ou pedia-nos) a nossa participação na sua (nossa) Blog-Novela : " Este é o CONVITE para que participes na BLOG-NOVELA que está em exibição no ESSÊNCIAS. Entra na "Festa dos Fritos" e dá vida aos personagens... A tua imaginação e palavras serão úteis na criação de um momento diferente na Blogosfera. Faz parte da Festa... da Boa Disposição."
Também a 3 de Maio a Tinta azul estreava-se com um comentário (lacónico mas sintético e revelador :-)) à nossa recomendação de um concerto pela Orquestra Sinfónica Artave: "Eu vou :))))"
A 4 de Maio dizia-nos Gasolina : "Eu gosto e muito de música clássica. Tem estado presente em toda a minha vida nomeadamente na ida de bailarina. Não posso deixar de sentir uma grande frescura neste espaço. Invulgar porque raro, de bom gosto pela sua simplicidade, propedêutico porque ensina. A voltar, muitas vezes, sempre. Um abraço. PS.: Obrigado por todo o apoio, pelas palavras tão justas." Dizia no dia 27 de Maio : "Tenho que voltar e banhar-me nestas notas, as de letra e de sons. Passa pela Árvore, há lá um gesto que te quero oferecer pela diferença que (me) fazes. Um abraço"
No dia 5 de Maio Tarzan a propósito de um post sobre o Carnaval dos Animais acrescentava alguns aspectos fundamentais que não faziam parte do mesmo: "Faltou referir mais algumas piadas implícitas na obra. A obra é toda ela uma brincadeira. foi idealizada para ser tocada ao piano para amigos. O seu sucesso no salão. Depois levou a ideia mais adiante e compô-la para orquestra. O 3º Movimento (hermiones) também é uma piada aos virtuosos do piano que conseguem tocar chchadas a uma velocidade vertiginosa. Acho até que são tocados exercícios de piano (Czerny?Clementi?) neste movimento. Eu acho que o "Aquário" não é tocado em xilofones mas em Celesta ou Glokenspiel. Instrumento de tecla, portanto. Os Fósseis, esses sim , são interpretados em xilofone. Faltou referir também que para além de se parodiar a si mesmo, Saint-Saens parodiou Rossini, Mozart (?) no "Ah que dirai je maman" e a canção de embalar "Au Clair de la Lune". Ou seja temas antigos e batidos como..."
No dia 5 de Maio Tarzan a propósito de um post sobre o Carnaval dos Animais acrescentava alguns aspectos fundamentais que não faziam parte do mesmo: "Faltou referir mais algumas piadas implícitas na obra. A obra é toda ela uma brincadeira. foi idealizada para ser tocada ao piano para amigos. O seu sucesso no salão. Depois levou a ideia mais adiante e compô-la para orquestra. O 3º Movimento (hermiones) também é uma piada aos virtuosos do piano que conseguem tocar chchadas a uma velocidade vertiginosa. Acho até que são tocados exercícios de piano (Czerny?Clementi?) neste movimento. Eu acho que o "Aquário" não é tocado em xilofones mas em Celesta ou Glokenspiel. Instrumento de tecla, portanto. Os Fósseis, esses sim , são interpretados em xilofone. Faltou referir também que para além de se parodiar a si mesmo, Saint-Saens parodiou Rossini, Mozart (?) no "Ah que dirai je maman" e a canção de embalar "Au Clair de la Lune". Ou seja temas antigos e batidos como..."
No dia 6 de Maio Rogério Simões confessava: "Boa noite. Na imensidão da blogosfera existem muitos blogs que não conhecemos e que nós gostamos. Vim aqui parar pois coloquei de propósito uma ferramenta para tentar descobrir quem nos coloca nos favoritos e, até, notícias sobre nós que desconhecemos. Foi o que aconteceu! Descobri que me distinguiu no seu blog e agradeço. Fora isto, ando a preparar um lista grande de blogs que não têm links para os “Poemas de Amor e Dor” cuja qualidade merece visitar Vou terminar. Os poetas também gostam muito de música clássica e eu não fujo à regra. Agradeço mais uma vez e coloquei merecidamente um link para este excelente trabalho. Virei certamente quando o tempo e a saúde o permitam. Obrigado Rogério Martins Simões"
No dia 7 de Maio de 2008, 16º aniversário do nascimento do meu filho escrevi um post que terá sido um dos que mereceu mais comentários, 15 para ser preciso. Dentro desses terei de salientar o de César Salgado o nosso leitor da Galiza (não sei se haverá mais) mas César foi o único que comentou até agora, dizia-me César "Parabéns e muito obrigado por este blog de beleza constante. P.S. (brincadeira) Comparte o computador!". Por outro lado Existente Instante faria um dos mais originais comentários deste blog : "1º Movimento para Ti, PAI e o MIGUEL-ALLEGRO MOLTO 2ª MOVIMENTO: ADAGIO COM FUECO 3º MOVIMENTO: SÒ UM PAI SABE AMAR ASSIM FILHO, BOLAS! CARAÇAS! Okay! Não existe na música, mas quero criar este andamento para ambos! O BACH, pisca-me o olho, o Schubert que sim!O BERG que o MIGUEL É UM ANJO! Já agora...Como se dá um abraço Blogosférico?"
No dia 10 de Maio depois de mais uma tradução de uma tonalidade errada Pianoman esclareceu : " tendo como referência o "A" que é o "Lá", daí até ao Sol é sempre a subir (Lá-A, Si-B, Dó-C, Ré-D, Mi-E, Fá-F, Sol-G). Em último caso pode-se sempre usar os dedos para contar...hehe. Tanto o "F" que é o "Fá", o "A" que é o "Lá" e o "E" (em inglês "i") que é o Mi são fáceis de decorar por vários motivos. Isso acaba por ir ao lugar...". No mesmo dia mas num outro post sugeria outras interpretações de Chopin: " Pianoman disse...
No dia 13 de Maio a propósito de um post sobre um memorável concerto de Bobby McFerrin dizia Maria João Nogueira : "Previsível? A mim apanhou-me completamente de surpresa, nunca me passou pela cabeça que ele apostasse tanto na sabedoria dos portugueses no que a música clássica diz respeito. Leipzig, entende-se. Lisboa? Arriscado. Mas correu muito bem, e eu adorei poder cantar (?) aquilo com ele e cantar alto....para ver se supria a falta de mais vozes ali pelos meus lados :) (Plateia, fila K) (e pronto, já fiquei a saber o que é o Avé Maria de Gounod)". A propósito deste concerto diria também Pianoman: "Foi um concerto inesquecível. Talvez o melhor da minha vida e olhe que já fui a muitos. Richter, Pollini, Pogorelich, Volodos, Sokolov, Keith Jarrett, Radu Lupu, etc, etc. são nomes que me recordo assim de repente. Bobby McFerrin está sem dúvida na liderança seguindo de muito próximo por Keith Jarrett. Pela sua musicalidade enorme, pela sua energia, muito pela sua atitude perante a arte, pela sua voz...enfim. Ainda me arrepio quando penso nas emoções vividas ontem." Ainda sobre este tema e quando me interrogava sobre o facto de ser possível ter ouvido duas notas em simultâneo mais uma vez Pianoman esclareceu-me: "Já agora..ele CANTOU duas notas ao mesmo tempo. Foi na improvisação do "Drive my car" que podemos ver no youtube também AQUI (aquela onde ele colocou o microfone encostado à garganta)"
" http://youtube.com/watch?v=_FkQQzHHlEQ http://youtube.com/watch?v=6YqAvUUHxOg (com um péssimo realizador, mas uma boa interpretação) (Câmara fixa, mas uma má interpretação), http://youtube.com/watch?v=yWsZHYi_f4A (idem, interpretação melhor que a anterior), http://youtube.com/watch?v=QmWHIRBb8F8 (mais um rapazinho...), http://youtube.com/watch?v=MBnFsGkxg9Y&feature=related (outro vídeo do mesmo rapazinho...), http://youtube.com/watch?v=cKoaTsCH--g
(este ainda é mais rapazinho que os outros todos...), http://youtube.com/watch?v=YVftGQOxDYw
(mas será possível que é só rapazinhos??), http://youtube.com/watch?v=15SteKqW61w (é o que eu digo...), e pronto...". Uns dias mais tarde discordava do facto de ter referido que três dos estudos de Chopin seriam póstumos: "Se me permite discordar, os 3 estudos a que chama póstumos, penso que não o terão sido. Foram publicados em 1839 no Méthode des Méthodes de I. Moscheles, embora, seja verdade que não têm nenhum número de Opus atribuído." Permitir discordar ? Claro que permito ... A 25 de Maio cometi um crime grave - disse "abstraiam-se do piano", a propósito de um Capricho de Paganini. Claro que o comentário de Pianoman foi incisivo: "abstraiam-se do piano??? hehehehe ... Não oiçam o violino se quiserem manter os vossos tímpanos sãos! assim sim ! (brincadeirinha, claro...)"Também a 10 de Maio mdsol simpaticamente dizia que o nosso blog deveria ser proclamado serviço público: "O seu blog devia ser subsidiado: autêntico serviço público! :) Eu nunca comento porque, de música não sei nada, só gosto!", e como vêm desta vez comentou ... como viria a comentar algumas outras vezes sempre sintética, às vezes apenas com o sorriso, mas sempre presente. A 20 de Maio fez talvez o seu mais curto comentário: ":)" . A 23 de Maio tornava-me definitivamente suspeito aos olhos dos mais neo-liberais (não se zanguem :-) ) ao dizer : "eu tenho razão... tenho sim...serviço mais do que público rsrs :))"
No dia 13 de Maio a propósito de um post sobre um memorável concerto de Bobby McFerrin dizia Maria João Nogueira : "Previsível? A mim apanhou-me completamente de surpresa, nunca me passou pela cabeça que ele apostasse tanto na sabedoria dos portugueses no que a música clássica diz respeito. Leipzig, entende-se. Lisboa? Arriscado. Mas correu muito bem, e eu adorei poder cantar (?) aquilo com ele e cantar alto....para ver se supria a falta de mais vozes ali pelos meus lados :) (Plateia, fila K) (e pronto, já fiquei a saber o que é o Avé Maria de Gounod)". A propósito deste concerto diria também Pianoman: "Foi um concerto inesquecível. Talvez o melhor da minha vida e olhe que já fui a muitos. Richter, Pollini, Pogorelich, Volodos, Sokolov, Keith Jarrett, Radu Lupu, etc, etc. são nomes que me recordo assim de repente. Bobby McFerrin está sem dúvida na liderança seguindo de muito próximo por Keith Jarrett. Pela sua musicalidade enorme, pela sua energia, muito pela sua atitude perante a arte, pela sua voz...enfim. Ainda me arrepio quando penso nas emoções vividas ontem." Ainda sobre este tema e quando me interrogava sobre o facto de ser possível ter ouvido duas notas em simultâneo mais uma vez Pianoman esclareceu-me: "Já agora..ele CANTOU duas notas ao mesmo tempo. Foi na improvisação do "Drive my car" que podemos ver no youtube também AQUI (aquela onde ele colocou o microfone encostado à garganta)"
No dia 16 de Maio comentava pela primeira vez João Luís Sampaio, um dos leitores brasileiros que viriam a ser comentadores regulares deste blog. Dizia na altura João Luiz a propósito de um post sobre Artur da Távola: "oi, fernando, bonita lembrança a sua de Artur da Távola. ele, com certeza, ficaria emocionado, abs, joão". Cazco também um leitor brasileiro não se estreava neste comentário (havia já feito alguns outros em dias anteriores) dizia agora: "Há sempre tantas coisas ou pessoas, que vez por outra me fazem pensar, que apesar de tantas tantas desilusões, ainda dá pra ter orgulho em ser brasileiro. Não vou tocar no cunho político, mas quanto a música... que belo exemplo!!"
A 18 de Maio o vosso estimado autor, Pianoman e Raul tinham uma memorável conversa futebolística sobre uma vitória verde e branca (estão bem a ver ao tempo que isto foi, ainda existia disso :-)) ... Começou o Raul "Em surdina... para que não nos ouçam... hoje o mundo ficou um pouco mais bonito para nós... mais verde, não é Fernando? Uma boa semana.". Continuei eu : "Sem duvida Raul, sem duvida. Verde e branco sempre". Rematou por fim o Pianoman (que não poderia ser perfeito ... ) : "Não me digam que o vosso coração é como o do João Pinto (do FCP): só tem uma cor: (no vosso caso) "verde e branco". Não partilho da vossa alegria, pois o meu é mesmo da cor do sangue, mas endereço-vos os meus sinceros parabéns !". Resta agora conseguir lembrar-me de qual vitória estávamos a falar :-)
A 19 de Maio Gi dizia-nos a propósito de um libretto da ópera Fidélio: "Fernando, existe o libreto do Fidelio em português, ou melhor dizendo, bilingue: é de uma série de CDs de Óperas Famosas editadas pela espanhola Orbis há uma dúzia de anos, cada ópera com seu livrinho, todos de capa preta com letras brancas e encarnadas, lembra-se de ver por aí?"
A 24 de Maio dizia-nos R. Isidro da Orquestra de Violoncelos : "Desculpe o abuso, mas uma vez que estamos a falar de violoncelo, muitas ezes deixado para 2º plano atrevo-me a comentar o blog de uma jovem orquestra de violinos do conservatório regional de setúbal, e solicitar que, se possível, publicite os seus pequeninos eventos. Para ajuda-los a crescer. A bem da música." . Teve claro promoção imediata no dia 25 de Maio anunciando o concerto de dia 31 em Évora ... entretanto estive a espreitar e mudaram de "morada", ainda no blogspot mas agora chamam-se "comcellos", nome engraçado sem dúvida, lembra-me um pouco o meu nome de família, não sei porquê :-)
A 25 de Maio dizia Delfim Peixoto : "Foi bom encontrar um blog com "sumo"... parabéns"
A 18 de Maio o vosso estimado autor, Pianoman e Raul tinham uma memorável conversa futebolística sobre uma vitória verde e branca (estão bem a ver ao tempo que isto foi, ainda existia disso :-)) ... Começou o Raul "Em surdina... para que não nos ouçam... hoje o mundo ficou um pouco mais bonito para nós... mais verde, não é Fernando? Uma boa semana.". Continuei eu : "Sem duvida Raul, sem duvida. Verde e branco sempre". Rematou por fim o Pianoman (que não poderia ser perfeito ... ) : "Não me digam que o vosso coração é como o do João Pinto (do FCP): só tem uma cor: (no vosso caso) "verde e branco". Não partilho da vossa alegria, pois o meu é mesmo da cor do sangue, mas endereço-vos os meus sinceros parabéns !". Resta agora conseguir lembrar-me de qual vitória estávamos a falar :-)
A 19 de Maio Gi dizia-nos a propósito de um libretto da ópera Fidélio: "Fernando, existe o libreto do Fidelio em português, ou melhor dizendo, bilingue: é de uma série de CDs de Óperas Famosas editadas pela espanhola Orbis há uma dúzia de anos, cada ópera com seu livrinho, todos de capa preta com letras brancas e encarnadas, lembra-se de ver por aí?"
A 24 de Maio dizia-nos R. Isidro da Orquestra de Violoncelos : "Desculpe o abuso, mas uma vez que estamos a falar de violoncelo, muitas ezes deixado para 2º plano atrevo-me a comentar o blog de uma jovem orquestra de violinos do conservatório regional de setúbal, e solicitar que, se possível, publicite os seus pequeninos eventos. Para ajuda-los a crescer. A bem da música." . Teve claro promoção imediata no dia 25 de Maio anunciando o concerto de dia 31 em Évora ... entretanto estive a espreitar e mudaram de "morada", ainda no blogspot mas agora chamam-se "comcellos", nome engraçado sem dúvida, lembra-me um pouco o meu nome de família, não sei porquê :-)
A 25 de Maio dizia Delfim Peixoto : "Foi bom encontrar um blog com "sumo"... parabéns"
A 26 de Maio a propósito de um post sobre Paganini perguntava Mike: "Gostei do Post e fiquei com uma curiosidade. Niccoló Paganini é o Mr Paganini que Ella Fitzgerald tanto elogia numa das suas canções?" Boa pergunta Mike, esta deve ter sido uma das poucas que ficou sem resposta por aqui ...
A 26 de Maio comentando um post intitulado "Para que Serve a Música Clássica" dizia-nos Lalage do Cantinho da Zé : "Se a música clássica é música, serve para o mesmo que os outros estilos musicais, não? Serve de calmante ou excitante, permite evasão da realidade, faz companhia, desperta os sentidos, cria ambientes..." . Sobre esse mesmo post dizia Elipse do Palavras em Linha : "A arte, de uma forma geral, é o retrato de uma época, de um tempo. Ela transmite as sensibilidades desse tempo e a forma como as pessoas as expressaram. A música, clássica ou outra, é essa expressão e neste caso ela é clássica porque no tempo em que se produziu compunham-se obras sacras, sinfonias, óperas... Hoje as sensibilidades são outras e os resultados são diversos. O mesmo se passa com a pintura,nas suas técnicas e temáticas; ou com a arquitectura, tão mais visível na representação daquilo que marca o tempo em que nascem." Rematava André Rendeiro : "A música clássica, nos dias de hoje serve sobretudo como fuga à intragável música pop que passa nas rádios e televisões e essa é sem dúvida a música do comodista: é fácil de obter, entender e de fazer. A música clássica, por outro lado exige uma progressão no ouvinte de estilos simples para mais complexos (o que acontece cronologicamente)um conhecimento de épocas e movintos e suas pessoas, o que contribui para uma grande cultura pessoal, e a mais importante de todas: PORQUE É BELA!"
No dia 27 de Maio finalmente Geocrusoe recuperava o atraso e passava a seguir-nos diariamente ... "Não venho falar do concurso, mas cumprir a promessa. cheguei ao fim da minha maratona de post deste blog, levou tempo, alguns vídeos que foram retidados do U-tube, mas praticamente percorri tudo e cá nos encontramos, não algures nos românticos como disse, mas num intervalo destes... espero que em pouco surja Schubert, um dos meus românticos preferidos, sobretudo pelos seus lieder."
Nesse mesmo dia (27 de Maio) AP da Fantasia Musical discordava do prémio do Concurso Capela : "Todos os concursos são importantes: conhecem-se novos músicos, fazem-se novas amizades, revêem-se outras... Mas, é claro que os prémios também são importantes! E, convenhamos que "ganhar" um violino por um ano, parece-me pouco, ou melhor, sádico. É como se dissessem: "ora toma lá, vê como é bom tocar neste instrumento que não é teu e que devolverás daqui a uns tempos." Quem não tem dinheiro para adquirir um, fica um pouco mal, não é verdade? Está bem, é uma forma (como outra qualquer) de promover o negócio..." Depois do meu esclarecimento sobre o facto do concurso se destinar também a crianças que ainda estão a crescer ficou um pouco mais convencida mas não totalmente e ainda bem. Gostamos do contraditório :-)
A 28 de Maio dizia-me Raul comentando um post sobre uma entrevista que dei a uma rádio na Internet : "Olá Fernando! Parabéns pela experiência. E não é só no ensino da música que se deve começar com as coisas mais simples, em muitas outras áreas. Não sabia que a nona sinfonia era a tua favorita. Eu também é das poucas que conheço. Adoro a ode da (ou à?) alegria. Não percebi muito bem da parte da nona sinfonia que falaste na entrevista e da qual tens uma predilecção. Depois explicas. Um abraço. É verdade, eu não sei se a tua esposa leu o desafio que eu lhe fiz em resposta ao comentário que ela me deixou. Conto com ela. Carpe diem!"
A 29 de Maio dizia-nos simpaticamente Luís Galego : "definitivamente é um blog a visitar com frequência...." enquanto LC do blog Rota das Hortências nos perguntava: "Caro amigo, isto da música clássica é mesmo uma paixão??". Sim é mesmo uma paixão. Mesmo.
A 29 de Maio dizia-nos simpaticamente Luís Galego : "definitivamente é um blog a visitar com frequência...." enquanto LC do blog Rota das Hortências nos perguntava: "Caro amigo, isto da música clássica é mesmo uma paixão??". Sim é mesmo uma paixão. Mesmo.
Meu caro Fernando, ler, leio!
ResponderEliminarAcho os comentários mesmo muito interessantes, só que depois não me apetece comentar... pois está tudo dito!!!
Adoro este blogue, adoro música clássica. Vou ser seguidora deste blogue.
ResponderEliminarVou voltar muitas vezes.
Anad