quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Musopen - Uma ideia de uma biblioteca de música clássica grátis

Na revista Wired (para mim a melhor revista do mundo), bom na verdade no seu site da versão inglesa encontrei um artigo sobre um projecto muito interessante: Musopen. A ideia deste projecto é tão simples como brilhante.

Este grupo pretende recolher fundos (na verdade já o conseguiu) para gravar sinfonias de Beethoven, Brahms, Sibelius e Tchaikovsky e libertar essas gravações para o domínio público. Isso é necessário porque se por um lado Beethoven por exemplo já faleceu há mais de 180 anos e logo as obras já não estão protegidas por nenhum tipo de copyright o mesmo já não acontece com as interpretações de cada uma das suas obras. Os direitos de interpretação estão sujeitos exactamente às mesmas regras.

Assim a ideia é simples: Contratar uma orquestra de topo gravar as obras (o contrato obviamente terá em conta esse desígnio) e depois colocar essas interpretações disponíveis para download. Tudo legal sem infracção de qualquer direito de artistas ou compositores. Para isso estabeleceram uma página onde é facílimo fazer a doação que se pretenda. Posso dizer-vos que já contribui, entretanto o valor necessário até já foi atingido mas quanto mais forem os fundos mais obras poderão ser gravadas. Os pagamentos podem ser feitos através da Amazon pelo que o processo é absolutamente seguro.

Na verdade este já é o segundo projecto deste género dado que já foram gravadas as 32 sonatas de Beethoven para piano e que também já foram disponibilizadas para o domínio público.

Beethoven estaria contente com este projecto, como ele dizia : "Deveria haver um único armazém no mundo ao qual todos os artistas pudessem levar as suas peças e dele retirar tudo de que tivessem necessidade"

2 comentários:

  1. A ideia é engraçada e vejo-lhe bastante mérito, mas se a "orquestra de topo" que contratarem for como o pianista (Paul Pitman) que gravou as Sonatas de Beethoven...pois...não gastarei o meu tempo a fazer o download dessas versões. Ele é mais organista que pianista !

    Prefiro comprar CDs, que hoje em dia já se encontram verdadeiras pechinchas com interpretações magistrais.

    ResponderEliminar
  2. acho a idéia ótima, principalmente em países onde não se encontre muita variedade de CDs (o Brasil apesar de grande está anos luz atrás da Europa neste quesito).

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon