domingo, 20 de março de 2011

Hoje começa a Primavera (apenas às 23.52)

Na verdade normalmente diz-se que é no dia 21 de Março mas como aprendi com a Moura Aveirense é mesmo hoje (dia 20 de Março) às 23:21. Na música há variadíssimas obras que fazem referência a esta estação do ano. Não querendo ser exaustivo listo aqui (com recomendações de audição) algumas para todos os gostos ...

A mais conhecida de todas (pelo menos a mais ouvida) é o Concerto "Primavera" de António Vivaldi.  Podem por exemplo ouvir aqui uma interpretação com Julia Fischer adequadamente nos Jardins Botânicos do País de Gales.

Passando do período barroco ao clássico temos a obra de Haydn também cobrindo as Quatro Estações. Podem ouvir aqui a Primavera de Haydn.

No período romântico temos apenas o embaraço da escolha. Podemos começar com a Sonata Primavera de Beethoven (um artista de certa forma de transição entre o clássico e o romântico) numa interpretação por David Oistrakh. Já bem dentro do romântico temos uma das Canções sem Palavras de Mendelssohn. Trata-se de uma das Canções do Opus 62 mais precisamente o nº 5 e talvez uma das melodias mais conhecidas deste conjunto pelo pianista Cziffra. Ainda no período romântico a Sinfonia nº1 de Schumann também se intitula "Primavera".

Por fim no período mais recente podemos citar a Sagração da Primavera de Stravinsky (neste caso com um bailado com uma coreografia de Maurice Bejart) ou a Primavera das 4 Estações Portenhas de Piazolla.

5 comentários:

  1. Junto um "comentário" do mundo da música antiga. O tema "Primavera" está muito presente na música secular, em particular no madrigal, de compositores como Thomas Morley (april is in my mistress face), John Wilbye Clemént Janequin, Le Jeune, italianos, entre outros.

    Uma referência mais antiga é a magnífica ballata de Francesco Landini
    http://www.youtube.com/watch?v=fTJMsC_x9lQ

    É na realidade um tema de alegria pois a escuridão e frieza do Inverno dão lugar ao verde verdejante e ao calor, de uma actualidade impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo obrigada, Fernando, pelos votos de um restabelecimento rápido e completo, ficando muito enternecida ao saber que já tinha saudades do "ematejoca azul"!!!

    Eu gosto muito do frio, da neve — do Inverno.
    O pior é que o frio, a neve — o Inverno — não gostam mesmo nada de mim.
    E neste inverno muito rigoroso, as consequências foram quase fatais.

    Como já disse ao geocruseo — a música e a poesia são as únicas musas, que neste momento de esgotamento total, ainda me deleitam.

    ResponderEliminar
  3. VIVA A PRIMAVERA!!!

    Ao ritmo de violência e de regeneração de A sagração da Primavera de Stravinsky, regresso ao meu leito para o descanso forçado, embora este seu post, Fernando — repleto de boa música e a cheirar a Primavera — me tenha dado imensas esperanças de recuperar as minhas forças o mais depressa possível.

    Beijinhos primaveris!

    ResponderEliminar
  4. É uma honra que o Fernando publique os meus comentários no seu blogue, embora eu continue meio aturdida, para escrever seja o que for, que valha a pena.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon