quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Primeira Parte

Sergei Prokofiev nasceu em Sontsovka uma cidade que hoje faz parte da Ucrânia a 23 de abril de 1891. O seu pai era um engenheiro agrónomo sendo que a mãe era bastante culta tendo um elevado sentido artístico e gosto pelas artes sendo uma pianista bastante razoável.

Prokofiev teve uma infância que se aproxima do sonho. Pais carinhosos, boas condições de vida, incentivo e educação artística. Prokofiev relembra da sua infância as sonatas de Beethoven que ouvia a sua mãe tocar ao piano. A sua mãe não procurou que Prokofiev tivesse uma educação musical formal desde cedo embora o encorajasse a descobrir a música por si próprio. Assim que teve 8 anos a mãe resolveu levá-lo a São Petersburgo e a Moscovo para ouvirem algumas obras musicais que o influenciaram tão profundamente que de volta a casa compõe uma ópera chamada "O Gigante".

Nessa visita a mãe consegue uma entrevista com um professor do Conservatório que acaba por conseguir convencer um outro colega a dar aulas a Prokofiev na casa dos seus pais. este professor um jovem pianista e compositor Reinhold Gliere conseguiu estabelecer uma excelente relação com Prokofiev ao ponto de passados dois Verões este estar pronto para ingressar no conservatório e ter composto uma sinfonia e mais de 70 obras para piano.

Assim em 1904 Prokofiev e a mãe partem para S. Petersburgo para que o jovem se possa inscrever no Conservatório. Prokofiev é aceite ganhando rapidamente a fama de "Enfant Terrible" muito pela atitude de constante critica dos colegas e professores. Na verdade Prokofiev não se revia no relativo conservadorismo da maioria dos professores e colegas. O único colega com o qual durante esses anos se viria a identificar foi com Miaskovsky o pai da sinfonia Russa e bastante mais velho que Prokofiev.

Além de estudar composição actividade na qual no Conservatório pelas razões anteriormente explicadas nunca conseguiu grande destaque Prokofiev seguiu também Piano disciplina onde mereceu os maiores elogios dos seus professores por exemplo Glazunov dizia-nos em 1909 : "Preparação técnica excepcionalmente brilhante. Interpretação única, original nem sempre no melhor dos gostos artísticos".

Terminando os seus estudos em 1909 Prokofiev continuou no entanto no Conservatório seguindo os cursos de Piano . Em 1910 com a morte do pai decide que tem de repor a sua estrela enquanto compositor. Pensamos que não é por acaso que o faz com o seu primeiro Concerto para Piano (Op. 10 em Ré Bemol) que estreia em 1912.  Ainda nesse ano compõe o seu Segundo Concerto para Piano (Op. 16 em Sol Menor) que seria de novo recebido com bastante polémica.

Prokofiev estava então no seu ultimo ano no Conservatório e sabendo que no que dizia respeito à composição nunca iria obter a aprovação dos seus professores resolve dedicar-se a vencer o prémio Anton Rubinstein atribuído ao melhor aluno pianista. Na audição final que Prokofiev vence não o faz sem desafiar a tradição mais uma vez ao ousar interpretar uma obra sua, o Primeiro Concerto para Piano.

Próximo post : Os anos da Maturidade

1 comentário:

  1. Lembro-me de um filme, Pedro e o Lobo, com música de Prokofiev, a que assisti na escola, há muitos anos.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon