domingo, 11 de janeiro de 2009

Haydn - A consolidação da forma sinfónica clássica

Depois das primeiras nove sinfonias Haydn aos poucos irá consolidar a forma sinfónica clássica. E neste caso a palavra clássica deve ser mesmo tomada pelo seu significado literal isto é a forma de sinfonia característica do período clássico, isto é:

Um primeiro andamento em forma de Sonata tipicamente um Allegro, um segundo andamento calmo próprio à introspecção - Um andante, um terceiro andamento na forma de um minueto estilizado e finalmente um ultimo andamento conclusivo tipicamente um novo Allegro.

Embora seja relativamente dificil definir fronteiras fixas até porque esta conceptualização que estamos aqui a fazer é obviamente concretizada "à posteriori". É muito pouco provável que Haydn tivesse noção do qualquer percurso criativo que estava a percorrer. Esta sistematização serve assim apenas para podermos ter uma orientação no incrível número das 104 sinfonias compostas por Haydn. Este segundo período leva-nos assim até 1765/1766. Para tornar as coisas mais interessantes saliente-se que o número das sinfonias é cronológico de publicação não de composição. Por esta razão por exemplo a Sinfonia nº 72 que pertence do ponto de vista lógico a este período apenas foi publicada muito mais tarde (cerca de 1780) pelo que temos ainda de ter em atenção esse ponto.

Se as sinfonias 6 a 8 (Le Matin, Le Midi, Le Soir) são representativas do primeiro período de que falámos aqui neste período de consolidação teremos de falar de alguns tipos diferentes de Sinfonias.

Sem nenhuma ordem em particular começamos por falar de sinfonias que incluem partes ou conceitos de composições de origem religiosa na sua concepção. Tome-se por exemplo a Sinfonia nº 30 (também conhecida como Aleluia) composta em 1765 e que inclui uma melodia Gregoriana com o mesmo nome.

Neste período de consolidação existem também algumas obras na forma de "sonata de igreja" que começam por um andamento lento têm depois um presto um minueto como terceiro andamento terminando num presto. Destas Sinfonias a mais conhecida é talvez a Sinfonia nº 22 de que podem ouvir o segundo andamento aqui. Esta sinfonia também é conhecida como "O Filósofo" devido ao seu primeiro andamento muito introspectivo.

Neste período de consolidação convirá também notar algumas sinfonias que inovaram ao introduzir temas populares de origem eslava e cigana na melodia de que é exemplo a sinfonia nº28.

São também características deste período as chamadas "Sinfonias de Caça" da qual a nº 31 é a mais popular e de que podem ouvir aqui o primeiro andamento Allegro. É curioso a este respeito notar que neste período as obras de Haydn eram realizadas para serem interpretadas na corte do seu patrono o príncipe Nikolaus Esterházy que embora apreciasse imenso a música tinha meios limitados. A Orquestra à disposição de Haydn sofria desse problema sendo muitas vezes as peças compostas para satisfazer os músicos mais dotados ou mesmo para festejar a chegada de um como foi aparentemente o caso desta Sinfonia chamada também "Sinal de Corneta" que teria sido composta para festejar o ingresso de Franz Stamitz and Joseph Dietzl, excelentes interpretes de Corneta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon