domingo, 27 de dezembro de 2009

10 músicas clássicas para começar ...

Para quem pense que não gosta de música clássica, aliás a razão de ser deste blog resolvi compilar uma pequena lista de obras que por serem especialmente fáceis são uma excelente introdução a este tipo de música.

Estas obras foram escolhidas entre os vários tipos de composições, dos vários períodos e não pretendem ser "as melhores" em mais nada que não seja precisamente o poder de sedução que podem ter para não ouvintes habituais deste género musical.

A ordem pela qual as apresento é irrelevante embora tenha procurado intercalar géneros por forma a tornar a audição o mais simples possível (a ordem é no entanto praticamente cronológica).

E antes que os mais conhecedores me crucifiquem ... eu sei que falta MUITA coisa ... felizmente .... 
  1. Concertos de Brandenburgo (Bach) : São exactamente seis concertos, falamos do terceiro concerto neste post e podem começar precisamente por este a vossa viagem na música clássica.
  2. As 4 Estações (Vivaldi) : As mais conhecidas das obras de Vivaldi que já ouviram sem dúvida num qualquer elevador (ou como música ambiente) mas que merecem ser ouvidas com atenção. Podem começar com a Primavera como referimos.
  3. Nona Sinfonia (Beethoven) : Comecem por ouvir apenas o ultimo andamento desta sinfonia que em si mesmo pode ser considerado como uma sinfonia dentro de uma sinfonia. Deliciem-se depois com a obra completa. Podem neste post encontrar um descritivo das nove sinfonias de Beethoven precisamente com um link para o parte final do ultimo andamento dirigido por Bernstein.
  4. Ein Klein Nacht Musik (Mozart) : De Mozart tal como de Beethoven poderia ter escolhido dezenas de obras mas seguindo o critério da "facilidade" de audição resolvi-me por esta. Leiam este post  sobre esta obra.
  5. 1º Concerto para Piano (Tchaikovsky) : A duvida não querendo repetir compositores centrava-se se escolheria o concerto para piano ou o concerto para Violino. Decidi-me pelo primeiro de que podem encontrar um relato aqui.
  6. Nocturnos (Chopin) : Eu sei que são das peças que podem facilmente fazer parte do pesadelo da nossa infância, ou mesmo da nossa idade adulta, basta para isso haver algum vizinho a tentar aprender piano. Não obstante como representante da música para um instrumento solista e já tendo "utilizado" Bach com o nosso critério não foi dificil escolher os nocturnos. Podem ouvir qualquer um dos 21 embora para vos ser sincero ache que tanto o primeiro como o segundo têm um carácter muito próprio. Podem ler este post sobre o conjunto da obra com um link para uma interpretação de Maria João Pires.
  7. 1º Concerto para Violino (Mendelssohn) :deste concerto apenas vos posso dizer que não fosse o concerto de Tchaikovski este seria o meu preferido. E só não o é porque depois de um primeiro andamento verdadeiramente brilhante não gosto do resto ao mesmo nível. Ainda assim fiquem aqui com um post com links para todos os andamentos do concerto.
  8. Madame Buterfly (Puccinni) : Desta obra ainda não falamos porque na nossa abordagem dos vários estilos ainda não chegamos a este ponto. É dificil escolher apenas uma ópera mas numa lista de 10 tinha de ser assim. Fiquem assim com uma ária : Un Bel di Vedremo pela Callas.
  9. 4 Last Songs (Richard Strauss) : Confesso que o canto lírico não dos géneros que mais me fascina na música clássica. Há no entanto algumas canções que são absolutamente fantásticas, entre essas escolhi Im Abendrot de que falei aqui.
  10. 1º Concerto para Violoncelo (Shostakovich) : Eu achava que não gostava de Schostakovich. Até ouvir no espaço de uns meses o primeiro concerto para violino e aí percebi que estava em pleno preconceito. Depois em Viana do Castelo ouvi este concerto para Violoncelo e a energia que se libertou fez-me mudar definitivamente de opinião. Continuo a não apreciar muito algumas das restantes obras mas agora já não me admiro que tenha sido sua (de Schostakovich) a primeira canção cantada no espaço (por Yuri Gargarin).

1 comentário:

  1. No meu caso particular comecei com as obras sinfónicas de Beethoven. A 7ª Sinfonia marcou-me imenso. Especialmente o primeiro andamento. Tinha apenas uns 11 anos de idade e gravei em cassete a 7ª deste grande compositor a partir das emissões radiofónicas do Programa 2 (agora Antena 2). Ainda hoje vibro com a audição desta obra.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon