terça-feira, 30 de outubro de 2012

Votação - Voltaram os resultados e já só falta um dia

Pois é meus amigos e leitores, voltaram os resultados da votação e já só falta um dia para terminar. Pelos resultados que um leitor atento, o meu querido pai me forneceu (por sorte tinha os resultados quando haviam 69 votantes)  faltam aqui alguns votos (poucos) que eu incorporarei. Tratava-se pois de um bug do Google.

Quem ainda não votou que o faça hoje ! Não se esqueçam que nesta fase vamos apenas limitar a lista a 25 peças pelo que mais importante do que votar nas primeiras é seleccionar entre as que correm risco de eliminação.

Podem ver neste post o resultado com 55 votantes para verem aproximadamente quem estava perto da linha de água ...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dois aniversários, dois presentes virtuais ... Deux anniversaires deux cadeaux virtuels

Hoje fazem anos duas pessoas muito especiais. E como são ambas senhoras não falaremos da sua idade. Para a minha irmã Lúcia, nas palavras do meu avô a minha irmã preferida (sim digo-o a todas) e porque sei que adora Richard Strauss aqui fica uma das minhas canções de Strauss de que mais gosto!



Le reste en français pour Catherine Hourtiguet, la danse bien-sur. Sur ce blog "classique" une version un peu moins "classique" mais sans aucun doute ma préféré. Un petit cadeau virtuel pour toi Catherine pour l´ énergie et la joie de vivre que tu sais si bien transmettre !

 

PS: Luca, a boneca será explicada mais tarde, não és só tu que fazes surpresas, vais ter de ter paciência :-)

domingo, 28 de outubro de 2012

Um site só sobre violino - O Meu Violino

Para contra-balancear um pouco a ênfase pianistica a que temos vindo a assistir por aqui hoje proponho a leitura de um blog só sobre violino ( O Meu Violino ) e em particular um artigo sobre a evolução do arco do violino ao longo do tempo.

O que me lembra (porque precisamente um deles é sobre instrumentos de época e um outro sobre a música) que da nossa lista de presentes de anos falta ainda falar sobre dois desses presentes. Não estão esquecidos simplesmente não me tem sido possível fazer esses posts. São dois temas muito interessantes mas que requerem mais tempo do que tenho tido ultimamente.


sábado, 27 de outubro de 2012

Resultados da votação - Bug no Blogger ou Hack?

Caros Leitores

Conseguem ver os resultados da votação da obra de piano preferida ou, tal como eu, vêem tudo a zero? sabem se isto se deve a algum bug recente do blogger ou a alguma modificação deste "widget" ?
Terá sido algum hack de algum "inteligente" fanático de alguma obra pior classificada?

Se alguém souber alguma coisa que nos possa ajudar a recuperar a votação que se exprima ... caso contrário teremos de partir do ultimo resultado publicado.

Glenn Gould - Edição Especial da Diapason

É claro que não resisti à edição especial da Diapason sobre Glenn Gould tanto mais que estamos num verdadeiro ciclo pianistico neste blog que outrora foi mais predominantemente violinistico. Voltarão esses tempos? Certamente que sim mas por agora vamos continuar com as teclas.

Nesta revista "Hors Série" ou seja fora da numeração normal temos uma revista de 98 páginas em formato mais pequeno que o habitual (naquele formato tipo pseudo-bolso) que cobre os principais aspectos da vida e sobretudo da obra e da estética e da concepção artística de Glenn Gould. Uma revista quase toda em preto e branco com algumas fotografias extraordinárias.

A revista é acompanhada por um CD que contém as partitas nº1, nº2, nº5 e nº6 na gravação de 1957 (ou seja logo a seguir à estreia com a histórica gravação das variações Goldberg). Conseguimos claro ouvir o pianista cantar. O disco contém ainda o concerto Italiano BWV 971 do qual o segundo andamento (andante) é qualquer coisa de verdadeiramente místico.

O valor da revista €9 só pelo CD vale a pena para quem não disponha destas gravações claro está.

Depois dos Ornatos Violeta ontem, este CD é a reentrada numa dimensão diferente mas curiosamente em muitos aspectos também uma reentrada. A dimensão da arte, do conceito de um artista sem compromissos com o "correcto" e nesse ponto pelo menos toca-se com o que ontem ouvi nos encores e neste disco.

Claro Gould preferia o estúdio ao palco por detestar o aplauso (e a percepcionada hipocrisia dos mesmos) mas não será isso mesmo o que na verdade ontem aconteceu naquele que poderia ser visto quase como um anti-climax? Anti-climax do lugar comum e do êxito fácil entenda-se porque é do ponto de vista artístico que as duas dimensões se tocam. Na total dedicação à sua arte ...

Glenn Gould faleceu há 30 anos. Tanto ou tão pouco tempo? Ah e não deixem mesmo de ouvir o segundo andamento do Concerto Italiano (por acaso a primeira frame deste vídeo é exactamente a capa do CD).

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A memória prometida

Tinha-vos prometido que mais perto do evento vos lembraria ... Portanto amanhã (Quarta-Feira) às 21:30 na Igreja do Loreto no Chiado não percam a Sinfonietta de Lisboa.


Entrada LIVRE.

Um concerto All Stars

Verbier, 22 de Julho de 2002. Vejam bem este vídeo da gravação do concerto de Bach para 4 pianos BWV 1065 (uma transcrição de Bach de uma obra de Vivaldi) . E peço-vos para verem bem a autêntica constelação de estrelas presentes. Só os pianistas solistas por si seriam uma combinação absolutamente notável porém quando se olha para a Orquestra aí ... no Violoncelo Mischa Maisky, nos violinos Sarah Chang e Gideon Kremer , Vadim Repin também ... e provavelmente Capuçon (não tenho a certeza) ...



Gosto mais do original de Vivaldi mas esta configuração de Orquestra é equivalente a um jogo de estrelas ...  O resultado é mais ou menos o mesmo que nesse outro desporto. Algumas coisas estratosféricas ligadas por alguns pedaços algo pedestres e um equilíbrio sonoro que nem sempre é totalmente conseguido.

Mas vale a pena ver só pelas estrelas ...

domingo, 21 de outubro de 2012

Lista dos melhores 112 pianistas do Século XX ao XXI

Tal como na nossa lista de violinistas optamos pelo critério discutível de apenas incluir pianistas de que existissem gravações. Ficam assim obviamente de fora desta lista pianistas célebres como Chopin ou Liszt só para citar dois dos mais recentes entre os excluídos. A lista está ordenada cronologicamente por data de nascimento. Para cada pianista incluímos (ou iremos incluir) uma (muito) curta nota biográfica e sempre um link para uma gravação no You Tube ou outro local publicamente disponível (a lista ainda está em construção e por isso algumas entradas hoje ainda não terão toda esta informação).

Esta lista foi elaborada com base em várias fontes e por isso é possível que me tenha escapado algum nome relevante. Não se inibam de propor modificações. Tal como para os violinistas esta lista não será completada de uma única vez, iremos pois ter várias actualizações a este post.

Obviamente nesta lista estão todos os 20 e mais alguns que já tínhamos citado nesta dupla lista de 10 pianistas. Notem que como queremos limitar a 112 poderão existir posteriormente algumas saídas. Se o tivermos de fazer os primeiros que sairão serão aqueles ou aquelas que se notabilizaram também por outras formas quer sejam compositores ou maestros excepto se a carreira enquanto pianista tiver sido a sua principal actividade (ou seja ainda assim incomparável) desse ponto de vista também.

No que diz respeito a avisos gostaria também de vos dizer que se é relativamente fácil chegar a uma lista de digamos 30/40 nomes relativamente indiscutíveis a escolha depois torna-se muito difícil  Tão facilmente como encontramos mais 60 verdadeiramente excelentes pianistas poderíamos ter escolhido outros 112 ... É uma questão de gosto pessoal ... e por isso peço-vos que se tiver esquecido o vosso pianista preferido há dois casos possíveis:

a) Está na lista dos 30/40 indiscutíveis e eu não o considerei. Mereço castigo e nesse caso será bem entendido imediatamente adicionado. Os indiscutíveis estão referidos com um (*) para que saibam ...
b) Está na segunda categoria e aí ... bom veremos se com os meus critérios faz sentido substituir algum dos já considerados.

Por fim é verdade que esta lista está muito possivelmente desequilibrada relativamente a mais jovens músicos que um dia possivelmente também farão parte desta lista ... Talvez a tenha de expandir para 224 pianistas daqui a uns anos, mas por agora fica assim. Uma coisa garanto, qualquer um dos 112 que aqui estão são excelentes interpretes e os extractos que escolhi são horas de música entre as quais estão algumas gravações e momentos históricos. Divirtam-se e não se coíbam de comentar, discordar, ... 

Ah e porquê 112 e não 100 ? Bem há duas razões. A prática e a poética. A prática é que já não conseguia cortar mais nomes para ficar só com 100. A Poética, bem é um por ano de 1900 a 2012. A propósito não venham dizer que sendo assim deveriam ser 113. A minha formação de engenharia e de programação sabe bem isso, mas poesia é poesia e logo liberdade poética aplica-se neste caso, prefiro números pares :-)

A razão pela qual irão encontrar o número de videos presentes no You Tube sobre cada pianista é dada para que possam ter uma ideia do número de alternativas que têm para além da selecção que efectuei.
  1. Ignace Paderewski* (1860-1941) : Valsa Brilhante de Chopin . 172 vídeos no You Tube.
  2. Emil von Sauer (1862-1942) : Estudo transcendental nº 9 
  3. Moriz Rosenthal (1862-1946) : Sonata de Chopin nº 3
  4. Alexander Siloti (1863-1945) : Uma interpretação de Liszt Benediction de Dieu.
  5. Eugen d'Albert (1864-1932) Au bord d´une source (Liszt)
  6. Vianna da Motta (1868-1948) : Polonaise de Chopin .
  7. Leopold Godowsky (1870-1938) : Pianista de origem Lituana (nasceu perto de Vilnius). Sonata Nº 2 de Chopin . 557 vídeos no You Tube ("Leopold Godowsky play").
  8. Scriabin (1872-1915) -  Uma peça do próprio compositor.
  9. Sergei Rachmaninov* (1873-1943) : Concerto nº 2 de Rachmaninoff  . Obviamente pelo próprio numa gravação de 1929 com a Orquestra de Filadélfia dirigida por outro grande monstro da música do século XX, Leopold Stokowski.  
  10. Harold Bauer (1873-1950) : Etude de Concert de Liszt
  11. Josef Lhévine (1874-1944) : Polonaise de Chopin
  12. Marguerite Long (1874-1966) :  Concerto para Piano nº 2 de Ravel  . 1070 vídeos no You Tube fazem-lhe referência quer dela quer de seus alunos.
  13. Ricardo Viñes (1875-1943) : Pianista espanhol nascido em Lleida a 5 de Fevereiro de 1875. Fazia parte do grupo dos "Apaches" que incluía entre outros Stravinsky e Ravel. Por essa razão estreou muitas das obras de Ravel. Detestando a gravação há infelizmente poucos registos deste pianista. Escolhi uma gravação de Miroirs (precisamente dedicada aos membros desta sociedade de artistas, "Les Appaches").
  14. Alfred Cortot* (1877-1962) : L´Adieu de Chopin e Die Dichter Spricht - 1.560 vídeos no You Tube. 
  15. Rudolph Ganz (1877-1972) : Bolero de Ravel (numa gravação em piano com rolo).1160 vídeos no You Tube.
  16. Ossip Gabrilowitsch (1878-1936) - Schumann Op. 99 numa gravação de 1924. 50 vídeos no You Tube
  17. Olga Samaroff (1880-1948) - Brahms Intermezo Op. 117 Nº1 numa gravação de 1926. 113 vídeos no You Tube
  18. Nicolai Medtner (1880-1951) - Op. 18 do próprio. 715 videos mas a maioria senão a totalidade dos restantes são de outros pianistas interpretando obras de Medtner. 
  19. Ignaz Friedman (1882-1948) - Chopin Op. 55 nº 2 (Nocturno) - 225 vídeos no You Tube
  20. Artur Schnabel* (1882-1951) - Concerto nº 22 de Mozart com a Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Bruno Walter uma gravação de 1941 -  1.880 vídeos no You Tube.
  21. Wilhelm Backhaus* (1884-1969) - Concerto para Piano e Orquestra Op. 58 de Beethoven  com a Filarmónica de Viena dirigida por Karl Bohm uma gravação de 1967 (com vídeo e realizada apenas dois antes do pianista falecer). 965 vídeos no You Tube
  22. Edwin Fischer (1886-1960) - O Cravo Bem Temperado de Bach - 853 Vídeos no You Tube
  23. Arthur Rubinstein* (1887-1982) - Liszt Liebestraum nº 3 9.010 vídeos no You Tube
  24. Paul Wittgenstein (1887 - 1961) - Pianista austríaco nascido em Viena conhecido pelo facto de ter perdido o braço direito durante a primeira guerra mundial. Após esse infeliz acontecimento persistiu na carreira tendo pedido a vários compositores que escrevessem obras para ele entre as quais a mais conhecida terá sido o Concerto para a Mão Esquerda de Ravel. Esta gravação de 1937 com a Orquestra do Concertgebouw dirigida por Bruno Walter é sem dúvida um documento histórico. 239 vídeos no You Tube.
  25. Zbigniew Drzewiecki (1890-1971) - Pianista Polaco nascido a 8 de Abril de 1890 em Varsóvia teve uma influência enorme na interpretação pianistica não só pelas suas interpretações mas sobretudo pelo conjunto de alunos (alguns dos quais estão nesta nossa lista). Especialista de Chopin as gravações existentes são autênticas referências. Chopin Op. 15.
  26. Marcel Ciampi (1891-1980) - Chopin Andante Spinato et Grande Polonaise . 
  27. Serguei Prokofiev* (1891-1953) - Prokofiev interpreta Prokofiev
  28. Walter Gieseking (1895-1956) - Sonatas de Scarlatti - 1490 vídeos no You Tube
  29. Clara Haskil (1895-1960) - Schumann Kindersezen - 1260 vídeos no You Tube
  30. Guiomar Novaes (1895 - 1979) - Concerto para piano nº2 de Chopin Orquestra Sinfónica de Viena dirigida por Otto Klemperer numa gravação de 1951. 601 vídeos no You Tube
  31. Wilhelm Kempff* (1895-1991) - Sonata "A Tempestade" de Beethoven Op. 31 nº 2 3120 vídeos no You Tube
  32. Francis Poulenc (1899-1963) : Interpretando o seu concerto para dois pianos.
  33. Maria Yudina (1899-1970) - Um dos poucos artistas da União Soviética que se podem gabar ter sido opositores claros do regime Estalinista e sobrevivido. O concerto para piano nº 23 de Mozart conta-se pode ter tido uma influência fundamental nesse desfecho. 508 Videos no You Tube.
  34. Robert Casadesus* (1899-1972) - Feux d´artifice de Debussy - 889 vídeos no You Tube
  35. Vladimir Sofronitsky (1901-1961) - Nocturnos de Chopin Op. 27 - 629 vídeos no You Tube
  36. Paul Baumgartner (1903-1976) - Pianista Suíço nascido no dia 21 de Julho de 1903 hoje em dia especialmente conhecido pelos seus alunos entre os quais Brendel claro, não deixa por isso de ser um notável pianista que merece estar nesta lista. Faleceu em Basileia a 19 de Outubro de 1976. Artisticamente a sua colaboração com Casals deu excelente frutos entre os quais seleccionamos a Sonata da Gamba nº 2 de Bach . 403 vídeos  no You Tube (mas não todos dele ... )
  37. Claudio Arrau* (1903-1991) : Pianista chileno nascido a 7 de Fevereiro de 1903 em Chillán claramente um dos pianistas mais influentes deste século. Faleceu a 9 de Junho de 1991 com 88 anos e quando fazia uma tournée na Europa. Possui na sua vasta discografia várias obras que são referência. Entre os vários que poderia escolher proponho-vos um vídeo completo do grande mestre interpretando o 5º Concerto para Piano de Beethoven numa das suas ultimas aparições públicas. 3180 vídeos no You Tube
  38. Vladimir Horowitz* (1903-1989) - Liszt Consolation nº 3 - 8.820 vídeos no You Tube
  39. Rudolf Serkin (1903-1991) - Concerto nº 5 de Beethoven - 1.080 vídeos no You Tube
  40. Clifford Curzon (1907-1982) - Schubert Moment Musical em Fá Menor e Impromptu em Lá bemol Maior -214 vídeos no You Tube
  41. Maria Grinberg (1908-1978) - Sonata nº 32 de Beethoven Appassionata. 242 vídeos no You Tube.
  42. Felicja Blumental (1908-1991) Sonata de Carlos Seixas
  43. Ray Lev (1912-1968) : Pianista americana de origem Russa (nasceu em Rostov mas os pais levaram-na muito jovem para os Estados Unidos). Teve uma carreira brilhante até que em 1948 se assumiu abertamente como comunista o que nos Estados Unidos da altura equivaleu ao quase ostracismo total. Allegreto de Schubert D  915. 379 vídeos no You Tube mas a maioria não são sobre a pianista.
  44. Shura Cherkassky (1909-1995) - Schubert Impromptus D. 899 - 393 vídeos no You Tube
  45. Nikita Magaloff (1912-1992) - Concerto nº1 de Rachmaninoff - 275 vídeos no You Tube 
  46. Helena Sá e Costa (1913-2006) :  Consegui encontrar pouquissimos vídeos de interpretações de Helena Sá e Costa aliás a bem dizer apenas encontrei o Concerto para Piano de Armando José Fernandes (1906-1983).
  47. Jorge Bolet (1914-1990) : Concerto nº3 de Rachmaninoff
  48. Rosalyn Tureck (1914-2003) : Bach Capriccio BWV 992- 549 vídeos no You Tube
  49. Sviatoslav Richter* (1915-1997) : Beethoven, Schumann, Debussy e Rachmaninoff  um recital completo gravado em Moscovo em vídeo em 1976, mais de uma hora com o grande mestre ao piano : 5520 vídeos no You Tube
  50. Emil Gilels* (1916-1985) : Bach Prelúdio em Si Menor Escolhido apesar de um irritante ruído na gravação porque sinceramente é para mim inspirador como uma composição tão simples pode ser interpretada com tantos níveis de profundidade. Gravado no grande auditório do Conservatório de Moscovo - 3.290 vídeos no You Tube
  51. Dinu Lipatti* (1917-1950) :  Bach, Mozart, Schubert, Chopin, numa gravação ao vivo efectuada no Festival Internacional de Besançon a 16 de Setembro de 1950. Uma gravação histórica porque foi o ultimo recital deste grande pianista, aqui temos a sorte de ter o recital completo mais de uma hora de música - 1.520 vídeos no You Tube
  52. Arturo Michelangeli* (1920-1995) : Bem a primeira obra que vos mostro é especial porque é a que estou neste momento a aprender: La Fille aux Cheveux de Lin de Debussy. Claro que Debussy seria sempre para Michelangeli uma escolha pertinente mas para uma obra um pouco mais desafiante proponho um outro compositor do qual Micheangeli era considerado especialista, Ravel. Concerto para piano em Sol Maior.
  53. Georges Cziffra (1921-1994): Proponho que oiçamos o Estudo Transcendental nº 5 de Liszt. 1590 resultados de pesquisas no You Tube.
  54. William Kapell (1922-1953): O concerto para piano e orquestra de Kachaturian fez a fama deste pianista que morreu num acidente de avião ainda muito novo.  323 resultados no You Tube.
  55. Gáza Anda (1922-1976): Para este pianista só poderia ser Mozart. Proponho assim o K. 451 numa gravação de 1968 com a British Chamber Orchestra conduzida pelo próprio pianista. 2690 resultados no You Tube.
  56. Halina Czerny-Stefańska (1922-2001) : Esta pianista tinha um reportório bastante limitado pouco tocando obras além das de Chopin, mas nessas temos de ter total atenção porque estamos na presença de alguém que realmente conseguia captar a alma do compositor. Andante Spinato - Grande Polonaise. 179 resultados no You Tube.
  57. Menahem Pressler (1923) - Mozart concerto nº 17 - 261 vídeos no You Tube
  58. Alicia de Larrocha (1923–2009): Possivelmente a maior pianista espanhola de sempre. Tal como já fizemos em outros posts recomendamos Albeniz - Ibéria onde é incomparável. 1540 resultados no You Tube.
  59. Samson François (1924-1970) : Este pianista franÇ~es é especialmente conhecido pelas suas interpretações de Chopin, Schumann, Debussy e Ravel. Para variarmos um pouco nos compositores e obras representadas nesta lista desta vez vamos escolher uma obra de um outro compositor francês, Fauré - Nocturno nº 2 . 1170 resultados na pesquisa do You Tube
  60. Yvonne Loriod (1924-2010): Segunda esposa de Messiaen, pelo que logicamente escolhi uma peça deste compositor apesar de não ser como sabem a minha preferência. Oiseaux Exotiques. 263 resultados na pesquisa do You Tube.
  61. Aldo Ciccolini (1925-) : Pianista franco-italiano nascido em Nápoles, aluno de Busoni . Proponho uma interpretação do Op. 62 nº 1 de Chopin.
  62. Paul Badura-Skoda (1927-) : Pianista austríaco nascido a 6 de Outubro de 1927 em Viena. Este recentemente em Portugal na Semana Internacional de Piano de Óbidos em 2010. É dos poucos músicos que gravou as integrais das Sonatas de Mozart, Beethoven e schubert tanto em instrumentos actuais como em instrumentos de época.  Sonata para Violino e Piano nº7 em Dó Maior. A propósito nesta gravação no Violino podem ouvir David Oistrack naquela que terá sido uma das suas ultimas gravações (1974). 933 vídeos no You Tube.
  63. Charles Rosen (1927-)  rondo alla turka
  64. Vitaly Margulis (1928-2011): Pianista de origem ucraniana professor no conservatório de Leninegrado até 1974 altura em que emigrou para o Ocidente (para quem já não se lembra na altura ainda existia o muro e o bloco de leste). Começou por ser professor na então Republica Federal da Alemanha tendo muito posteriormente aceite ensinar na UCLA. Esteve entre nós por várias vezes a ultima das quais no Festival Internacional de Óbidos. O seu pai, o seu primeiro professor, foi aluno de um aluno de Scriabin razão pela qual o exemplo que escolho é precisamente deste compositor. Sonata nº3 de Scriabin.
  65. Leon Fleischer (1928-) : Um pianista especialmente conhecido pelas suas interpretações de Beethoven e Brahms enquanto "criança prodígio . Posteriormente perdeu durante vários anos a possibilidade de utilizar a mão direita devido a uma doença neurológica. A gravação que vos proponho é já dos anos 80 depois do pianista ter recuperado da sua doença. O Concerto nº 1 de Brahms com a Orquestra da RAI dirigida por Lawrence Foster. 441 resultados na pesquisa do You Tube.
  66. Byron Janis (1928-) . Paganini Rhapsody de Rachmaninoff . 353 resultados de pesquisa no You Tube
  67. Sequeira Costa (1929-) : Sobre este pianista terei de escrever brevemente mais longamente, projecto já demasiadas vezes adiado. Por agora fiquem com um concerto que me faz sempre chorar, o Segundo Concerto para Piano de Rachmaninoff. 386 resultados na pesquisa do You Tube.
  68. Friedrich Gulda (1930-2000) : Concerto nº 5 de Beethoven
  69. Alfred Brendel* (1931-)
  70. Glenn Gould* (1932-1982) 
  71. Tamas Vasary (1933-)
  72. Philippe Entremont (1934-) : Pianista Francês nasceu em Reims a 7 de Junho de 1934. Aluno de Marguerite Long . Uma das obras em que é uma das referências é precisamente o 4º Concerto para Piano de Saint Saens. 2150 videos no You Tube.
  73. Van Cliburn* (1934-)
  74. Igor Zhukov (1936-)
  75. Peter Schmalfuss (1937-2008) : Pianista alemão sobretudo conhecido pela sua capacidade de leitura à primeira vista e pelas frequentes substituições de outros pianistas de maior cartaz por esse facto. Nunca gravou para uma grande editora. Curiosamente e talvez por isso (por ter gravado para editoras "populares" o seu sucesso no You Tube é notável com mais de 35.000 vídeos ...  Sobretudo especialista de Chopin escolhemos a Valsa Op. 64 Nº 2 .
  76. Michael Ponti (1937-) Scriabin Op.18- 461 vídeos no You Tube.
  77. Ruth Laredo (1937-2005)
  78. Vladimir Ashkenazy* (1937-)
  79. Roberto Szidon (1941-2011)
  80. Marta Argerich* (1941-) . Uma daquelas pianistas em que é difícil escolher uma obra entre as várias em que não tem efectivamente comparação. Acabei por escolher o Terceiro Concerto para Piano de Rachmaninnoff. 9540 resultados de pesquisa no You Tube
  81. Roger Woodward (1942-)
  82. Daniel Barenboim* (1942-)
  83. Mauricio Pollini (1942) - Nocturno nº 8 de Chopin - 2360 vídeos no You Tube
  84. Richard Goode (1943-)
  85. Maria João Pires (1944-)
  86. Nelson Freire* (1944-)
  87. Radu Lupu (1945-) : Pianista Romeno nascido a 30 de Novembro de 1945 em Galati. Vencedor de alguns prestigiados concursos e considerado um especialista de Schubert. Sonata Nº 15 de Schubert. 784 vídeos no You Tube.
  88. Christoph Eschenbach (1946-)
  89. Murray Perahia (1947-)
  90. Mitsuko Ushida (1948-) Mozart Adagio K. 540 -  1700 videos no You tube.
  91. Anne Queffélec (1948-)
  92. Grigory Sokolov (1950)
  93. Pascal Rogé (1951-) - Saint Saens Concerto para Piano Nº 5 - 2010 Videos no You Tube.
  94. Andrei Gravilov (1955-)
  95. Robert Taub (1955-)
  96. Youri Egorov (1954-1988) - 
  97. Mikhail Pletnev (1957-) Concerto para piano e orquestra nº1 de Tchaikovsky - 1450 vídeos no You Tube.
  98. Pierre Laurent Aimard (1957-) : Pianista francês nascido em Lyon a 9 de Setembro de 1957. Apesar de ter uma reputação especialmente baseada nas obras contemporâneas não deixa de ser um grande interprete de obras do período barroco e clássico. Neste caso escolhemos um extracto da Arte da Fuga de Bach. 535 videos no You Tube.
  99. Angela Hewitt (1958-)
  100. Piers Lane (1958-) : Pianista australiano embora nascido em Londres a 8 de Janeiro de 1958, membro honorário da Real Academia de Música. Possui uma extensa discografia gravada pela Hyperion entre os Estudos de Scriabin que escolhemos para ilustrar esta entrada. 526 vídeos no You Tube.
  101. Stephen Hough (1961-)
  102. Marc André Hamelin (1961) - Rachmaninoff Op. 32 nº 5 
  103. Jean Yves Thibaudet (1961-)
  104. Sandrine Erdely-Sayo (1968-) - Rapsódia Húngara nº 6 de Liszt . 9 resultados no You Tube
  105. Piotr Anderszewski (1969) : Pianista Polaco (nasceu em Varsóvia a 4 de Abril de 1969) embora de raízes húngaras. Muito conhecido pelos vários filmes que fez com Bruno Monsaingeon. esteve recentemente em Lisboa no Festival Internacional do Filme no Estoril. Suite Francesa de Bach . 249 Vídeos no You Tube.
  106. Helene Grimaux (1969-)
  107. Boris Berezovsky (1969)
  108. Nicholas Angelich (1970-) : Variações Goldberg de Bach - mas sobretudo o Concerto Nº 2 de Brahms compositor do qual Nicholas é hoje um dos grandes especialistas. 
  109. Evgeny Kissin (1971-)
  110. Nicolai Lugansky (1972-) : Concerto para piano e orquestra nº 3 de Rachmaninoff . 717 vídeos no You Tube
  111. Paul Lewis (1972-) : Nasceu a 20 de Maio de 1972 em Liverpool. Já gravou a integral das sonatas de Beethoven tendo os vários discos que a compõe sido individualmente consideradas nas escolhas do editor da prestigiada revista Gramophon. Concerto Nº 4 para Piano de Beethoven - 1310 vídeos no You Tube.
  112. Lang Lang (1982-)

Obra de Piano Solo Preferida - Estado da Votação a 10 dias do Final

Faltam neste momento 10 dias e temos 55 votantes (mais 18 do que a semana passada). Recordo que o objectivo desta primeira fase de votação é reduzir esta nossa lista a apenas 25 obras. Como tal indiquei na classificação as obras que neste momento se encontrariam empatadas. Notem que os votos nesta fase não passam para a segunda pelo que o voto util neste momento é mais nas obras que estão digamos entre o 13º e o 40º umas porque convirá assegurar que se mantêm na lista outras porque com uns votos bem utilizados ainda  podem aspirar a fazer parte das 25 primeiras.

Neste momento 6 votos já não são suficientes para assegurar a presença na segunda fase da votação.


  1. Chopin - Nocturnos.............................23
  2. Beethoven - Patética, "Ao Luar", Appassionata..20
  3. Beethoven - Ultimas Sonatas....................20
  4. Bach - Variações Goldberg......................19
  5. Mozart - Sonatas para Piano ...................15
  6. Bach - Cravo bem Temperado.....................12
  7. Bach - Fugas e Tocattas .......................11
  8. Mendelssohn - Canções sem Palavras.............11
  9. Chopin - Valsas e Mazurkas.....................10
  10. Beethoven - Hammerklavier......................10
  11. Chopin - Polonaises............................10
  12. Schostakovich - 24 Preludios e Fugas...........10
  13. Debussy - Suite Bergamasque.................... 9
  14. Brahms - Intermezzi............................ 9
  15. Schubert - Sonatas para Piano.................. 8
  16. Satié - Gnossienes, Gymnopedies................ 8
  17. Liszt - Rapsódias Húngaras..................... 8
  18. Albeniz - Ibéria............................... 7 
  19. Chopin - Études................................ 7 
  20. Scarlatti - Sonatas para Teclas................ 6 
  21. Schubert - Fantasia em Dó Menor................ 6 
  22. Rachmaninoff - Sonatas......................... 6 
  23. Liszt - Sonatas................................ 6 
  24. Schumann - Carnaval............................ 6 
  25. Prokofiev - Sonatas nº6 e nº7.................. 6 
  26. Rachmaninoff - Etudes.......................... 6 
  27. Haydn - Sonatas para Teclas.................... 5
  28. Chopin - Sonatas............................... 5 
  29. Alkan - Grande Sonata.......................... 5
  30. Liszt - Estudos Transcendentais................ 5
  31. Schumann - Kreisleriana........................ 5 
  32. Carlos Seixas - Tocattas....................... 4 
  33. Fauré - Nocturnos.............................. 4
  34. Ravel - Ma Mére L´oye ..........................4
  35. Rameau - Obras para Cravo...................... 3
  36. Frescobaldi - Segundo Livro de tocattas........ 3
  37. Schumann - Davidsbundlerdanze.................. 3
  38. Brahms - Sonatas para Piano.................... 3 
  39. Debussy - Prelúdios, Etudes.................... 3
  40. Bartok - Danças Romenas........................ 3 
  41. Couperin - Vingt Sept ordres................... 2 
  42. Balakariev - Islamey........................... 2 
  43. Ravel - Mirroirs............................... 2 
  44. Stravisnky - Petrushka......................... 2 
  45. Ligeti - Etudes................................ 2 
  46. Handel - Suites para Cravo..................... 2 
  47. Sweelinck - Obras para Órgão................... 1 
  48. Buxtehude - Obras para Órgão................... 1 
  49. Grieg - Peças Líricas.......................... 1
  50. Scriabin - Preludios........................... 1
  51. Brahms - Klavierstucke......................... 1
  52. Messiaen - 20 Regards sur l´Enfant Jesus....... 1  
  53. Carl Bach - Sonatas para Teclas................ 0 
  54. Franck - Obras para Órgão...................... 0
  55. Schoenberg - Klavierstucke..................... 0 
  56. Charles Ives - Sonata Concord.................. 0 
  57. Szymanowski - Mazurkas......................... 0 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Uma recomendação para a próxima semana (24 de Outubro)

No próximo dia 24 de Outubro na Igreja do Loreto às 21:30 na Baixa-Chiado teremos a Sinfonietta de Lisboa dirigida por Vasco Pearce de Azevedo com o Guitarrista Pedro Joia que interpretará obras suas. Do programa constam ainda obras de Holst e de Elgar e também algumas peças de Bernardo Sassetti.

A entrada é livre.

Mais detalhes na página facebook do evento nomeadamente o programa completo e detalhado.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Agostino Steffani (1654-1728) - Compositor, Padre, Diplomata e Espião

Agostino Steffani é um daqueles personagens cuja história facilmente daria um livro ou um filme sem grande necessidade de adição de elementos dramáticos. Tendo nascido em Itália a 25 de Julho de 1654 foi admitido no coro da Igreja de São Marcos em Veneza. Foi nesse coro que a beleza da sua voz o levou a ser notado por um conde alemão que o levou para a sua corte para que completasse a sua educação musical o que acabou por acontecer nas mãos capazes de Johann Kaspar Kell (1627-1693).

Voltou a Itália para estudar em Roma com Ercole Bernabei onde no entanto apenas ficou um ano. Volta para a Alemanha onde é nomeado organista da corte. Uns largos anos mais tarde em 1681, relativamente tarde para um compositor nessa altura, publica a sua primeira ópera, Marco Aurélio a que se seguirão várias outras até à sua obra mais conhecida neste género, Niobe de 1688.

Aceita então o cargo de director artístico na corte de Hanover onde conhece várias personagens e figuras importantes da época entre as quais Leibniz. É também desse período o seu encontro com Handel então a começar o seu percurso pessoa em relação à qual demonstrou grande bondade tendo tido sem dúvida um papel importante em possibilitar que este músico chegasse a ser o vulto que acabou por se tornar na história da música.

Compõe em Hanover mais uma dezena de óperas algumas das quais lhe valem uma grande reputação e sucesso mas o Padre não se limita a esse papel já que enquanto membro do clero desempenha alguns papeis diplomáticos difíceis sendo recompensado pelo papa Inocencio XI com o titulo de Bispo nas Antilhas Espanhola sendo depois em 1698 nomeado embaixador da Santa Sé em Bruxelas.

Em 1724 a Academia de Música Antiga de Londres nomeia presidente vitalício facto que poderia permanecer mais ou menos desconhecido não fosse o facto de como forma de agradecimento o compositor ter enviado à Academia provavelmente a sua obra mais notável, um magnifico Stabat Mater, uma obra verdadeiramente notável para a época.

A sua vida enquanto compositor e diplomata é tanto mais interessante quanto conseguiu apesar de tudo manter uma boa reputação muito possivelmente por ser hábil em esconder os seus verdadeiros sentimentos e opiniões numa época em que tanto teve de trabalhar em cortes católicas como protestantes. A sua música nomeadamente a que compunha em homenagem a quem pretendia aceder fazia maravilhas. O seu raciocínio lógico e claro também deverá ter tido a sua quota parte numa vida que não terá sido de forma nenhuma aborrecida.

Agostino Steffani faleceu em Frankfourt (julga-se) a 12 de Fevereiro de 1728 (pensa-se) ...

domingo, 14 de outubro de 2012

Mission - Cecilia Bartoli com obras de Agostini Stefanni

Outros dos presentes de que agora posso falar já que acabei de ouvir o disco Mission de Cecilia Bartoli com obras de Agostini Steffani (1654-1728) compositor sobre o qual farei de seguida um post em separado  (ligado a este assim que estiver terminado).

Como sabem os leitores mais atentos a este blog este disco já tinha sido tema da Diapason do mês passado e é a partir da entrevista de Cecilia Bartoli e da minha audição do disco que vos faço agora uma apreciação global do disco e daqueles que me parecem os pontos mais fortes do mesmo.

Começo pela embalagem tipo livro em capa dura com mais de 150 páginas não apenas com as letras das árias das operas seleccionadas mas também com uma biografia extensa do compositor, padre diplomata e espião Agostini Stefanni. Alguns dos mapas providenciados nessas páginas assim como algumas das fotografias no interior, uma excelente obra conceptual são por si uma verdadeira obra de arte.

Quanto ao disco em si uma recolha de várias opera de Steffani a primeira nota que salta à vista é o tempo relativamente reduzido de cada faixa que pode levar ao receio de alguma falta de unidade sobretudo tendo em consideração o facto de ser composto de fragmentos de várias óperas. Pois bem esse receio é totalmente infundado. Aliás a bem da verdade não aconteceu com certeza por acaso já que a escolha de Cecilia Bartoli foi criteriosa tendo mesmo resistido à facilidade de incluir os relativamente famosos duetos do compositor, facilidade essa ainda mais tentadora tendo em consideração a participação de Jarousky. Aliás devo-vos dizer que num tempo em que tantas vezes se procura a facilidade comercial esta resistência é absolutamente refrescante.

Pela razão anterior - por essa unidade quase milagrosa - é difícil propor-vos uma selecção  mas ainda assim vou tentar seguindo alguns critérios que serão eventualmente discutíveis mas que procuram dar-vos uma visão dos vários aspectos da obra dentro da referida unidade.

Em primeiro lugar a obra contempla várias faixas em estreia absoluta no que diz respeito a edição em CD mais precisamente 19 das 24 faixas. De todas essas 19 estreias escolher uma não é fácil e ainda mais difícil é encontrar uma que esteja no You Tube ...

Depois obviamente teria de vos propor uma das faixas em que Jarousky colabora com Bartoli . É uma faixa da única ópera relativamente conhecida de Agostini Steffani, Niobe chamada T´abbracio, mia Diva ... Ti stringo, mio nume (por acaso também uma das faixas em estreia no que diz respeito à gravação em CD).


Por fim tenho de destacar uma faixa em que Cecília Bartoli canta acompanhada apenas de um alaúde. Infelizmente também não consegui por enquanto localizar um exemplo.

Deixo assim estes dois desafios aos nossos estimados leitores ...

Um disco que recomendo em qualquer um dos formatos existentes. Do digital ao que me ofereceram (obrigado irmã ;-))

sábado, 13 de outubro de 2012

Acordai

Em solidariedade com a manifestação desta tarde, embora não subscrevendo alguma das idiotas canções que por lá eventualmente se cantarão, uma haverá que sem dúvida espero se cante: Acordai de Fernando Lopes Graça.


Para além da 5ª de Beethoven. Diz-se que o destino se batesse à porta, bateria assim, com aqueles acordes. Que isso seja o sinal para não confiando no destino queiramos fazê-lo à nossa medida, protestando, intervindo, trabalhando também. Manifestar-se com Beethoven que mais do que tudo foi um verdadeiro revolucionário, apaixonado pela Igualdade e Fraternidade é uma boa forma de começar e de continuar a promover a mudança.



Porque não tenham dúvidas que a música, a arte, a cultura, não são coisas "acessórias". São fundamentais à nossa existência. Sem elas pouco mais somos que escravos ou vegetais.

Mudança com arte com paz com determinação mas sem violência sem procurar bodes expiatórios que mais não são muitas vezes que simples formas de canalizar falsas mudanças. É preciso verdadeiramente Acordar e pensar e não vegetar ...

Maria João Pires - Mozart - Concertos para Piano e Orquestra nº 27 e nº 20

Seguindo a promessa que fizemos terminei de ouvir pela terceira vez o novo disco de Maria João Pires com a Orquestra Mozart dirigida por Claudio Abbado numa interpretação dos concertos Nº 27 e Nº 20 gravados em 2011 em Bolonha cidade visitada por Mozart então com apenas 14 anos.





Os concertos nº27 e nº 20 de Mozart


O primeiro destes dois concertos o nº 27 em Si Bemol Maior K. 595 é o ultimo concerto para piano escrito por Mozart composto nos primeiros dias do ano de 1791 e eventualmente estreado pelo próprio Mozart em Viena em Março do mesmo ano. Isto embora o trabalho de composição possa ter, de acordo com o estudo recente de alguns musicólogos,  ter começado bastante antes mais precisamente em 1789. O concerto segue a forma clássica - andamento rápido (Allegro), andamento lento (larghetto) e de novo um andamento rápido (allegro) - sendo de notar a especial unidade temática do concerto algo que de certa forma é um prenúncio, uma antevisão do período romântico em que esta unidade se tornará fundamental e que possivelmente marcará o conceito de originalidade e de autoria de forma muito diversa daquela que era até então entendida. Este concerto caso tenha sido efectivamente estreado por Mozart na data indicada foi também nesse caso a ultima aparição publica do compositor que viria a falecer em Dezembro desse mesmo ano.

Quanto ao outro concerto, o nº 20 em Ré Menor já falamos dele brevemente aqui quando votamos o nosso concerto de piano preferido. Composto e estreado em 1785 por Mozart foi escrito como sempre rapidamente devido as necessidades financeiras que se acumulavam fruto do rompimento do contrato com o arcebispo de Salzburgo. Note-se que este concerto conseguiu nessa votação um muito honroso 4º lugar.


A Interpretação de Maria João Pires 


Mozart é sem dúvida uma das praias preferidas de Maria João Pires se me permitem a expressão. Nota-se aqui claramente que a pianista está perfeitamente consciente do que pretende transmitir que o diálogo entre o piano e a orquestra é não só perfeito como também revela-se de uma naturalidade transcendente. Só por essa razão este disco recomenda-se sem margem para dúvida. 

A propósito esta semana através de um post no Facebook de um amigo relembrei uma história curiosa envolvendo precisamente Maria João Pires e o segundo destes dois concertos o nº 20. Como sabem este concerto começa com uma introdução bastante longa ... O que aconteceu foi que em Amsterdão com o Maestro Riccardo Chailly o maestro começa a interpretar o inicio do concerto ... e Maria João Pires esperava um outro concerto (isto durante um ensaio aberto ao público com a sala cheia) o maestro tenta persuadir e consegue persuadir Maria João Pires a interpretar precisamente este concerto nº 20 ... isto apenas para vos tentar transmitir através de uma anedota verídica o quanto este concerto e Mozart estão presentes no "adn" da pianista. 



A condução de orquestra 


O que vos posso dizer?  Claudio Abbado no seu melhor possivelmente fazendo deste disco um exemplar que não atingindo a perfeição de outras gravações de referência destes concertos não deixa de ser uma excelente aquisição sobretudo para quem como eu gosta tanto deste maestro como da solista. 


A técnica de gravação


Sinceramente como acontece algumas vezes nestas gravações ao vivo não gosto muito da sonoridade das cordas, demasiado metálicas para meu gosto, com um som que não tem nada a ver com o que podemos constatar ao vivo. Isto dito o piano e a orquestra estão magnificamente equilibrados. 


Resumo


A não perder pela interpretação de Maria João Pires e pela Direcção de Orquestra tentando desculpar uma gravação dos instrumentos de cordas que poderia ser mais natural em meu entender.


Os dois concertos por Maria João Pires


Não nesta gravação que vos recomendo adquirirem quer nos locais habituais quer se preferirem através da Deutsche Grammophon Online mas em outras deixo-vos no entanto a única Maria João Pires na sua interpretação destes dois concertos.

Concerto Nº 27 (K. 595) por Maria João Pires


Orquestra de Câmara da Europa dirigida por Trevor Pinnock gravado em 2010. Este video é do concerto realizado na Cité de la Musique em Paris.





Concerto nº 20 (K. 466) em Ré Menor por Maria João Pires


Orquestra de Câmara de Lausanne dirigida por Armin Jordan numa gravação de 1977.


Estado da Votação - 19 dias para o fim - Peça de Piano Solo Preferida

Desde a ultima actualização tivemos mais 10 votantes num total de 37 votantes o que sem ser satisfatório já começa a ser representativo. Faltam agora 19 dias para esta primeira fase terminar.

Se o período de votação terminasse agora eu teria de escolher 3 obras entre 7 todas com 4 votantes a considerarem-nas meritórias de fazer parte de um Top 25. Não é uma escolha fácil por isso continuem a votar. Neste momento 4 votos (mais um do que a semana passada) já não são suficientes para assegurar a presença na próxima fase da votação.

  1. Chopin - Nocturnos .............................18 
  2. Beethoven - Patética, "Ao Luar", Appassionata ..17 
  3. Bach - Variações Goldberg ......................12 
  4. Mozart - Sonatas para Piano ....................10
  5. Bach - Cravo bem Temperado ..................... 9 
  6. Debussy - Suite Bergamasque .................... 9 
  7. Beethoven - Ultimas Sonatas..................... 9 
  8. Schostakovich - 24 Preludios e Fugas ........... 9 
  9. Bach - Fugas e Tocattas ........................ 8 
  10. Mendelssohn - Canções sem Palavras.............. 8 
  11. Satié - Gnossienes, Gymnopedies ................ 8 
  12. Beethoven - Hammerklavier ...................... 8 
  13. Chopin - Polonaises ............................ 7 
  14. Albeniz - Ibéria ............................... 7 
  15. Schubert - Sonatas para Piano .................. 6 
  16. Chopin - Valsas e Mazurkas ..................... 6 
  17. Liszt - Rapsódias Húngaras ..................... 6 
  18. Rachmaninoff - Sonatas ......................... 6 
  19. Prokofiev - Sonatas nº6 e nº7 .................. 5 
  20. Scarlatti - Sonatas para Teclas ................ 5 
  21. Liszt - Sonatas ................................ 5
  22. Schumann - Carnaval ............................ 5
  23. Brahms - Intermezzi ............................ 4 
  24. Alkan - Grande Sonata .......................... 4 
  25. Ravel - Ma Mére L´oye .......................... 4 
  26. Chopin - Études ................................ 4 
  27. Schubert - Fantasia em Dó Menor ................ 4 
  28. Fauré - Nocturnos .............................. 4 
  29. Rachmaninoff - Etudes .......................... 4 
  30. Liszt - Estudos Transcendentais ................ 3 
  31. Carlos Seixas - Tocattas ....................... 3 
  32. Debussy - Études ............................... 3 
  33. Schumann - Kreisleriana ........................ 3 
  34. Bartok - Danças Romenas ........................ 3 
  35. Chopin - Sonatas ............................... 3 
  36. Schumann - Davidsbundlerdanze .................. 2 
  37. Balakariev - Islamey ........................... 2 
  38. Stravisnky - Petrushka ......................... 2 
  39. Brahms - Sonatas para piano .................... 2 
  40. Ligeti - Etudes ................................ 2 
  41. Ravel - Mirroirs ............................... 2 
  42. Frescobaldi - Segundo Livro de tocattas ........ 2 
  43. Couperin - Vingt Sept ordres ................... 2 
  44. Rameau - Obras para Cravo ...................... 2 
  45. Buxtehude - Obras para Órgão ................... 1 
  46. Haydn - Sonatas para Teclas .................... 1 
  47. Sweelinck - Obras para Orgão ................... 1 
  48. Messiaen - 20 Regards sur l´Enfant Jesus ....... 1 
  49. Handel - Suites para Cravo ..................... 1 
  50. Carl Bach - Sonatas para Teclas ................ 0 
  51. Grieg - Peças Líricas .......................... 0 
  52. Franck - Obras para Órgão ...................... 0 
  53. Scriabin - Preludios ........................... 0
  54. Brahms - Klavierstucke ......................... 0 
  55. Charles Ives - Sonata Concord .................. 0 
  56. Szymanowski - Mazurkas ......................... 0

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Islamey - Balakirev

Das peças que seriam hoje eliminadas da nossa lista de 25 obras vou hoje fazer campanha por uma obra de um compositor pouco conhecido em grande parte porque teve o "azar" de nascer numa época em que na Russia sem exagero nasceram uma dúzia de compositores que mereceriam todos uma página de grande glória na história da música. Assim a maioria deles teve de se contentar com um mitigado e dividido sucesso. Deveriam racionar e espalhar os génios ...

Esta peça foi composta em 1869 de forma bastante rápida contrariamente aos hábitos do compositor. Inspirou-se fortemente na música oriental que ouviu durante uma viagem ao Cáucaso. Balakirev faz parte da escola nacionalista russa e por isso não nos devemos admirar que toda a sua música incluindo esta obra esteja repleta de referências à música popular russa - o mesmo se aplica a esta obra.

A peça está dividida em três partes distintas a primeira Allegro Agitato em que o tema principal é introduzido, uma segunda parte calma, lírica  em que o compositor utiliza um segundo tema (por acaso a minha parte preferida da obra) para depois terminar num Allegro furioso - que não o é apenas no nome.

Trata-se de uma peça que exige um elevado virtuosismo e muito arriscada em termos de execução técnica pelo que hoje em dia há poucos pianistas que se atrevem a interpretá-la em público sobretudo com a fanática exigência dos nossos dias de nos preocuparmos mais com uma nota falhada do que com a musicalidade ...

Para vos mostrar esta peça estreada por Rubinstein escolhi uma interpretação de Boris Berezovsky.

domingo, 7 de outubro de 2012

Alguns presentes musicais de que falarei nos próximos dias!




Pois ontem tive alguns presentes musicais que me vão "obrigar" a fazer uns quantos posts relacionados ... Assim vão ter que aturar uma apreciação do disco de Maria João Pires com Claudio Abbado nos concertos de Mozart nº 27 e nº 20. Gravado ao vivo em 2011 em Bolonha (significativamente a mesma cidade onde foram estreados estes concertos) com a Orquestra Mozart e que já recebeu criticas muito favoráveis ...





Terão também de suportar um post sobre o novíssimo disco de Cecilia Bartolli - Mission. Embora tenha recebido apenas 3/5 da exigente Diapason no que diz respeito à componente técnica a parte artistica deixa-me ansioso por ouvir a revelação de um compositor que confesso apenas conhecia de nome (nunca ouvi nada de Agostino Steffani com a devida atenção. Os duetos com Jaroussky pelo que li na Diapason devem ser de chorar por mais ... por isso tenham um pouco de paciência até que vos possa falar deste disco que promete :-)



Terão ainda de me ouvir falar sobre  instrumentos musicais de época o que será uma ocasião também para abordar aqui a música da Renascença e mesmo da Idade Média que não cabendo rigorosamente na música clássica não deixa de ter razões de interesse. Sobretudo quando se trata de instrumentos é uma história que me fascina ...







Para já não dizer que ainda terão que assistir ao resumo da "definição" de música numa aproximação física . Tudo culpa da família e de uns excelentes amigos que conhecem bem os meus gostos :-) . Como gosto de partilhar - na medida do possível claro - também beneficiarão destes presentes ainda que de forma ligeiramente mais virtual.


sábado, 6 de outubro de 2012

Cinco Anos de Posts pelas vossas preferências

Como referimos ontem este blog faz hoje a linda idade de 5 anos e coincidentemente este blogger aproxima-se inevitavelmente dos 50, tendo agora 48.  Este ano resolvi festejar este acontecimento dando a conhecer-vos democraticamente os posts que foram mais vezes lidos (e logo que assumo tiveram a vossa preferência).  Resolvi escolher ao longo destes 5 anos um por mês por vezes dando-vos também a conhecer a segunda preferência. Já agora uma nota adicional. O numero de visualizações diz respeito aos posts que foram vistos de forma individual. Quando são lidos na página principal sem serem clicados não conta ... Isso conta apenas para a visualização da Home Page que representa mais ou menos 50% do tráfego (99.875 visualizações). Ou seja estes números grosso modo podem ser multiplicados por dois para terem uma ideia do número de pessoas que efectivamente os leram. Faltam ainda as páginas de topo que neste momento têm  13.219 visualizações mas sobre essas farei um post separado ...


  • Do mês de Outubro de 2007 , com 5.573 visualizações , o vosso post preferido é a Biografia de Vivaldi.
  • Do mês de Novembro de 2007, com 4.146 visualizações, o vosso post preferido continua a ser sobre Vivaldi mas agora sobre um dos concertos das Quatro Estações, mais especificamente a Primavera.
  • Em Dezembro de 2007 com 3.586 visualizações a preferência volta a ser uma biografia neste caso a Biografia de Claudio Montverdi.  
  • Existem até ao momento 49.837 visualizações ao todo para os posts deste ano (2007).



  • Em 2008 o primeiro ano completo de actividade, em Janeiro com 609 visualizações destacou-se o post sobre o Concerto para Clarinete de Mozart (K.622).
  • Em Fevereiro com 1.247 visualizações a vossa preferência foi para a segunda parte do nosso post sobre a Terceira Sinfonia de Beethoven. Curiosamente a primeira parte do post sobre a Heróica com apenas 182 visualizações está muito longe de atingir essa popularidade.
  • Em Março voltamos a Mozart com o índice temático de todos os posts efectuados sobre o compositor, 1.610 visualizações ao todo. Será justo dizer que neste mês um outro post com 1.511 visualizações abordando a Sétima de Beethoven se aproxima bastante.
  • Em Abril com 1.309 visualizações o post sobre o Maestro Herbert von Karajan é o mais popular dos posts desse mês deixando Carl Emanuel Bach bem longe com pouco mais de 300 visualizações.
  • Em Maio a preferência voltava aos compositores já que a Biografia de Paganini com 1.475 visualizações é o post mais popular desse mês.
  • Em Junho a Truta de Schubert venceu de forma clara com 1.532 visualizações num retorno ao top dos posts sobre obras especificas. 
  • No mês seguinte em Julho de 2008, Schubert manteve-se no top com outra obra de música de câmara desta vez a Morte e a Donzela com 775 visualizações.
  • Em Agosto os Poemas das Quatro Estações de Vivaldi com 869 visualizações atingiram o top num retorno um tanto inesperado do mestre do barroco (já que na altura o nosso tema era o período romântico).
  • Em Setembro de 2008 surge o meu primeiro grande dilema. Na verdade neste mês destacam-se de forma absoluta duas listas, a Lista dos Grande Violinistas com 6.425 visualizações e a Lista dos Grandes Maestros com 3.068 visualizações. Dada a sua relevância coloquei-os aqui porém não sei até que ponto pesa a influência do efeito de existirem páginas deste blog que apontam para estes posts e por essa razão resolvi destacar também o terceiro post mais popular deste mês e que é a Quarta Sinfonia de Brahms com 299 visualizações.
  • Em Outubro voltamos aos posts sobre músicos neste caso uma violinista actual, Sarah Chang que recolheu 860 visualizações.
  • Em Novembro temos de novo um post que é referenciado por uma página e que por essa razão pode ser injustamente beneficiado. Trata-se da nossa Definição de Música Clássica inspirada em Bernstein claro que recolheu já 3.307 visualizações. Brahms especializa-se de certa forma nos lugares secundários do pódio já que a Biografia de Brahms é o segundo post mais lido deste mês com 667 visualizações (a bem da verdade esta é a primeira parte da biografia as restantes nem de perto nem de longe chegaram ao top no total conseguindo pouco mais do que 50 visualizações - todas as restantes 5 partes ... ).
  • Em Dezembro o post mais popular é um equivoco do qual não me orgulho particularmente dado que sendo intitulado "As Melhores Músicas Clássicas" na verdade é um Top 10 de Obras do Barroco, uma lista de obras de que já tinham sido analisadas no blog até então: 1.221 visualizações. 
  • No seu conjunto este ano contem o maior número de visualizações de todos os períodos deste blog (obviamente a idade ajuda dado que muitos destes posts continuam a acumular leituras) com 64.104 visualizações no total.



  • Em Janeiro de 2009 há dois músicos empatados no primeiro lugar ambos com 147 visualizações, Shinichi Suzuki e Sergiu Celibidache.
  • Em Fevereiro voltamos às biografias de compositores neste caso com a Biografia de Tchaikovsky que conseguiu até agora 498 visualizações. Sendo também uma biografia em várias partes é pena que as restantes estejam longe da popularidade desta primeira.
  • Em Março o post mais popular voltou a ser de um instrumentista e neste caso um instrumentista português o pianista Sérgio Varela Cid com 236 visualizações.
  • Em Abril pelo segundo mês consecutivo o post mais popular é sobre um músico português. Em paranteses devo dizer-vos que fico feliz por ter escrito nesta altura o post sobre a Banda Sonora do Second Life da autoria de Bernardo Sassetti. É bom quando se reconhece o méritos em vida daqueles que nos dão tanta alegria e paz: 320 visualizações para este post felizmente a maioria delas na melhor altura possível.
  • Junho de 2009 foi aparentemente um mês fraco em post que excitaram e excitam a vossa curiosidade. Pela primeira vez um post mais popular não chega às 100 visualizações (65) tratando-se da Terceira Sinfonia de Mendelssohn.
  • Em Julho o post mais popular foi o anuncio do inicio da votação da Nossa Sinfonia Preferida tendo tido 135 visualizações. 
  • Em Agosto voltamos a ter no top uma lista neste caso a Lista das 25 Sinfonias que tem neste momento 3.152 visualizações e continua a ser lida a uma média superior a 200 visualizações por mês. Sem dúvida impressionante.
  • Em Setembro voltamos a ter um músico português no topo, desta vez o pianista Rui Paiva e a sua interpretação de Buxtehude com 1.084 visualizações.
  • Em Outubro o post mais popular ainda que com um número reduzido de visualizações, apenas 101, é um dos que mais gosto dado que se trata da tradução integral da análise de Berlioz da Nona Sinfonia de Beethoven.
  • Em Novembro voltamos a ter uma estreia no tipo de post que mereceu a vossa preferência. Na verdade embora com poucas visualizações foi um post da série "Pesquisas Interessantes da Semana" que com 51 visualizações é neste mês o post mais lido.
  • Em Dezembro, sempre com poucas visualizações (50) é o Messias de Handel o vosso preferido. Apropriado sem dúvida para este mês tanto mais que foi o post do dia de Natal (25 de Dezembro de 2009). Curiosamente a maior parte das visualizações deste post têm vindo a ocorrer ao longo dos anos e não no período da sua publicação o que não é usual (ou seja raramente um post que praticamente passou desapercebido ganha popularidade depois). 
  • No seu conjunto este ano conseguiu 16.604 visualizações.



  • Em Janeiro de 2010 o post que se destacou foi de novo a Biografia de um compositor, neste caso a Biografia de Tchaikovsky que com 1.374 visualizações esmagou a concorrência. Notem que na verdade este post não foi mais do que um índice para as 5 partes da biografia que tínhamos publicado ao longo do mês de Fevereiro de 2009.
  • Em Fevereiro de 2010 temos de novo um caso muito sui-generis. Na verdade o post mais popular deste mês é de longe o post sobre Clara Schumann (2.030 visualizações) mas este titulo apenas foi obtido graças ao número de visualizações registado em Setembro de 2012, o mês passado, quando o destaque no Google para a Clara deu a este blog o seu record de visitantes e páginas vistas num único dia. É uma liderança justa não me entendam mal muito embora tenha relegado para segundo lugar um post que se não fosse isso estaria justamente nesta lista. Na verdade em segundo lugar nesse mês de Fevereiro está um post sobre as Suites para Violoncelo Solo de Bach com 702 visualizações.
  • Em Março a estrela foi o humor com um post que fizemos sobre o livro "Gralhas Musicais". 255 visualizações e espero muito mais gargalhadas As partituras BMW na Gulbenkian são obrigatórias.
  • Em Abril voltamos a ter uma estreia porque o post mais lido foi um destaque que fizemos a um festival no caso a Primavera Musical com 215 visualizações.
  • Em Maio o post sobre o maestro brasileiro João Carlos Martins com 504 visualizações foi o mais lido do mês.
  • Em Junho tivemos de novo um post diferente no pódio já que se trata do post sobre o Concerto dos Laureados do Concurso Capela. Relativamente poucas visualizações (64) embora estas tenham vindo a crescer nos últimos tempos. Aliás não fossem essas e o post Brahms e Ravel na Vuvuzela com 63 visualizações seria o post mais lido.
  • Em Julho de novo com pouquíssimas visualizações (51) o vosso post preferido foi o anuncio da votação para o concerto de instrumento de sopro preferido
  • Em Agosto de novo uma mulher no top com 138 visualizações, neste caso Fanny Mendelssohn (a irmã do compositor) que ela também foi compositora e um dos casos em que a época em que viveu claramente cerceou a sua capacidade.
  • O post mais popular de Setembro é um dos que pode ser beneficiado por estar ligado a uma página fixa, sendo o post sobre as 100 músicas clássicas que recomendo para começar. 516 visualizações até agora e claro pelo link existente é um dos posts que mantém um número regular de visualizações por mês ... 
  • Em Outubro nem de propósito depois do dia de ontem o post mais popular com 601 visualizações é a Biografia de Alfredo Keil.
  • Em Novembro continuamos com um compositor português no top neste caso através da Biografia de Luis de Freitas Branco com 369 visualizações 
  • Em Dezembro para não variar continuamos com compositores portugueses no top neste caso Fernando Lopes Graça com 361 visualizações. Tenho que vos referir que neste mês o segundo lugar com 316 visualizações é igualmente de um outro compositor português, um dos meus preferidos e que por isso merece aqui menção. Em segundo lugar fica a Biografia de Joly Braga Santos.
  • O ano de 2010 tem um total de 12.855 visualizações.



  • Em Janeiro de 2011 destacou-se facilmente a biografia de Jean Sibelius com 735 visualizações.
  • Em Fevereiro voltamos aos compositores portugueses desta vez com António Fragoso: 272 visualizações para aquele que poderia ter sido o maior compositor português de sempre não fosse a doença lhe ter ceifado a vida com apenas 21 anos. Sim leram bem ... 
  • Em Março continuamos com compositores portugueses no top o que digo-vos me enche de satisfação. Neste caso temos uma mulher, Constança Capdeville que com 300 visualizações ocupa justamente este lugar.
  • Em Abril de 2011 passamos para a minha segunda pátria com a Biografia de Claude Debussy. 484 visualizações.
  • Em Maio de 2011 voltamos às lideranças com muito poucas visualizações neste caso a primeira parte da biografia de Prokofiev, apenas 79 visualizações.
  • Em Junho voltamos aos instrumentistas e às mulheres com a biografia da violoncelista Jacqueline du Pré (118 visualizações).
  • Em Julho o índice para a biografia completa de Prokofiev (uma biografia em 6 partes) é o post mais popular com 101 visualizações.
  • Em Agosto - ao fazer esta lista já saberia que iria ter que passar por aqui - o post mais lido foi o Requiem por Mafalda Vasconcelos (268 visualizações). Cheguei a pensar em negar a este post este lugar mas acabei por decidir que na verdade não há razão para isso depois de o reler. Descubro também nos vossos comentários tanto carinho que penso que na verdade não existe possivelmente melhor exemplo para este blog.
  • Em Setembro foi o post sobre o Dia Mundial da Música o mais lido com 142 visualizações. Sim o Dia Mundial da Música é no dia 1 de Outubro mas este post foi publicado no dia 30 já que era uma lista de sugestões para o dia seguinte. Dada a natureza efémera deste post é uma surpresa esta presença mas ... 
  • Em Outubro, o meu dia de anos e o nosso (do nosso blog), infelizmente bateu-se um record negativo na dimensão do post mais lido que foi o que nos relatava a querela entre Helene Grimaux e Claudio Abbado com apenas 25 visualizações.
  • Em Novembro com 33 visualizações a nossa biografia de Juan Crisóstomo de Arriaga é o post mais lido.
  • Finalmente em Dezembro voltamos a ter no top um músico português embora por uma triste razão. Neste mês o post mais lido (122 visualizações) foi aquele que anunciava o falecimento de Maria Helena Pires de Matos.
  • No seu total os post do ano de 2011 tiveram 6.919 visualizações.



  • E entramos assim no ano de 2012 sendo que em Janeiro o post mais lido com 106 visualizações foi uma apresentação de um agrupamento português: Lavoisier
  • Em Fevereiro o post mais lido de novo com um número bastante baixo de visualizações (33) foi inspirado da revista Diapason num breve comentário sobre os Compositores da Escola Russa.
  • Em Março voltamos aos compositores portugueses neste caso a uma obra especifica de Carlos Seixas, o Concerto para Cravo e Orquestra (57 visualizações) que fui ouvir nesse mês ao auditório da Escola Superior de Música. Na verdade este post era sobre dois músicos portugueses já que a solista Catarina Melo mereceu também a nossa referência.
  • Em Abril com 91 visualizações voltamos às obras de compositores franceses neste caso ao L´aprés-midi d´un Faune de Debussy.
  • Em Maio de novo um mês com um post a destacar-se por uma razão triste. In Memoriam de Bernardo Sassetti foi o post mais lido com 121 visualizações.
  • Em Junho o anuncio da votação para a Melhor Obra de Violino Solo com 126 visualizações foi o post mais lido.
  • Em Julho mais um post por onde já saberia que teria de passar. Em Memória da Mafalda um ano depois. 82 visualizações.
  • Em Agosto destacou-se (pouco apenas 31 visualizações) a Sonata Primavera de Beethoven
  • Por fim em Setembro temos um dos poucos posts políticos deste blog (há alguns outros mas apenas este chegou ao top embora com apenas 39 visualizações). É um post de "homenagem" ao nosso primeiro ministro. Toreador - Uma Sentida Homenagem a Passos Coelho.
  • Este ano de 2012 incompleto tem 3.980 visualizações no conjunto dos seus posts.























Oportunidades na Amazon