segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas

Não sei se a designação do nome deste feriado continua a ser esta, sinceramente perdi-me nas mudanças mas como gosto especialmente dela mantenho-a. Dia de Portugal combina muito bem com Camões como também poderia combinar com outros grandes poetas portugueses, pelo menos Pessoa com a sua Mensagem mereceria igual destaque. Tome-se portanto Camões como representante não só dos poetas mas também daqueles que sonham e nos cantam dias melhores. Necessários, tão necessários como os especialistas de Excel ... Tomem-se ainda as comunidades portuguesas espalhadas por esse mundo como os representantes daqueles que tomam o futuro nas suas mãos e simplesmente fazem. Pena que algures tenham sentido que para isso precisavam de saír de Portugal mas terão com toda a certeza tido razão. Terão tido aqueles que partiram à várias gerações terão aqueles que decidem partir hoje. Tal como também têm razão os que decidem ficar e lutar por aqui  mesmo. Tudo isto é Portugal.

Não podíamos terminar este post sem música e num dia de Portugal só poderia falar-vos de compositores portugueses claro. Não quero escolher apenas um e por isso, com o devido respeito a Alfredo Keil hoje vou relembrar dois compositores que poderiam para mim ser os autores do Hino de Portugal, são aliás autênticos hinos à "portugalidade" muitas das obras que compuseram. Sem mais delongas proponho que oiçamos neste dia um pouco de Joly Braga Santos e de Luís de Freitas Branco .

Do ultimo neste dia especial poderíamos propor-vos Solemnia Verba baseada num poema de Antero de Quental que vos deixo aqui (por ser tão especialmente adequado ... )

Disse ao meu coração olha por quantos 
caminhos vãos andamos! Considera
agora, desta altura fria e austera, 
Os ermos que regaram os nossos prantos

Mas hoje não poderia deixar de vos relembrar os Madrigais Camonianos



De Joly Braga Santos escolhemos uma das suas sinfonias, neste dia poderia ter sido a Quinta "Virtus Lusitanae" mas prefiro a terceira precisamente dedicada a Luís de Freitas Branco.


Neste dia não se esqueçam de ouvir muita boa música portuguesa, a melhor forma de celebrar o dia de Portugal, obviamente !

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon