Ora bem ... para 2015 anuncia-se desde já um polémico tema. Vamos introduzir neste blog uma outra forma de iniciação à música clássica. Agora em vez de listarmos por um género musical especifico ou uma época especifica , um instrumento especifico ou então obra a obra sem restrição de género - tudo formas de selecção válidas e que já experimentamos neste blog - vamos antes propor uma selecção de 25 compositores que tem de conhecer.
Porquê 25? Bem por uma razão absolutamente cientifica. 10 é pouco - acreditem tentei e não consegui. 100 é demais ... poderiam ser 50 mas ... como já temos algumas listas de 25. Muito cientifico como vêm. Antes que me digam - mas e então o compositor X ou Y ? Pois listar 25 vai implicar escolha - mas será a nossa escolha e alguma democracia musculada em caso de necessidade :-) ... Não estejam descansados que neste blog não se pratica qualquer tipo de censura mesmo quando não se gosta da escolha da maioria.
Bom o processo eleitoral também vai ser altamente inovador. Vamos fazer isto numa espécie de jogo à australiana ... Vou propor-vos 75 compositores diferentes e vou pedir-vos simplesmente que comentem este post indicando o seguinte: Um compositor que tem mesmo de estar nos 25 e dois outros que pensem que não podem mesmo estar nesse grupo. Não se esqueçam que esta escolha é para pessoas que se querem iniciar à musica clássica.
Se houver um compositor que não esteja nesta lista de 75 e queiram colocar no vosso voto positivo podem fazê-lo (negativo não vale a pena por razões óbvias ... ). Podem fazer tantos grupos de 3 quantos os desejarem (até ao limite óbvio de 25 grupos) - não se esqueçam 1 Positivo 2 Negativos - sempre.
Para que servem os votos negativos ? Bom essencialmente como forma de desempate ...
A votação da comunidade será considerada vinculativa com 100 votantes diferentes ou 1000 votos o que ocorrer primeiro. Se no final do primeiro trimestre deste ano não tiver sido atingido um destes valores a comissão organizadora da votação procederá ao anuncio de uma nova fase com regras a anunciar.
A nossa lista inicial é a seguinte . Ah, antes que me perguntem - a ordem tem algum sentido ? Tem até ao nº 10 ... Até esse número seria a minha escolha num top 10 ... Depois entre o décimo e vigésimo estão outros dez de que seria muito mas muito difícil separar-me e por fim ... entre o número 20 e 25 os últimos 5 que seriam a minha escolha ... E esta será a única campanha eleitoral que o autor deste blog se permitirá.
Votação na forma de comentário . Por exemplo no meu caso votaria:
Beethoven (+) , Weber (-), Lalo (-) se quisesse votar uma segunda vez acrescentaria no mesmo comentário Bach (+) . Notem que aqui já não especifiquei os negativos que não são obrigatórios numa segunda, terceira ou quarta escolha. Os votos seguintes poderiam portanto listar apenas os restantes nomes que consideraria deverem estar nos 25 (até um máximo de 25 obviamente !).
- Beethoven
- Bach
- Mozart
- Mahler
- Brahms
- Chopin
- Tchaikovsky
- Prokofiev
- Schostakovich
- Schubert
- Wagner
- Haydn
- Schumann
- Handel
- Mendelssohn
- Berlioz
- Dvorack
- Fauré
- Liszt
- Stravinsky
- Verdi
- Sibelius
- Debussy
- Rimsky-Korsakov
- Ravel
- Pucinni
- Bruckner
- Telemann
- Saint-Saens
- Rossini
- Grieg
- Gluck
- Hindemith
- Montverdi
- Bartok
- Franck
- Vivaldi
- Bizet
- Mussorky
- Rameau
- Richard Straus
- Vaughan Williams
- Smetana
- Strauss
- Weber
- Janacek
- Couperin
- Borodin
- Corelli
- Scarlatti
- Buxtehude
- Gounod
- Lalo
- Massenet
- Chausson
- Clementi
- Glinka
- Glazunov
- Max Bruch
- Elgar
- Copland
- Satie
- Poulenc
- Rachmaninoff
- Kachaturian
- Britten
- Kodaly
- Villa Lobos
- Carlos Seixas
- Domingos Bontempo
- Joly Braga Santos
- Carl Phillipe Bach
- Piazolla
- Bernstein